TPA's e água natural


Diogo Taveira

Recommended Posts

olá.

fui aconselhado a fazer as TPA's com água natural.

gostaria de saber:

 

:lol: que percentagem de água do meu nano é que devo renovar por semana :lol:

 

 

:lol: qual a melhor praia no porto para ir buscar água :lol:

 

 

 

------------------------------------

 

PS: por simples curiosidade, há alguma anémona que possa viver num aqua 60*30*34 com Hqi 150W 10000ºK? e que fassa simbiose com ocellaris.

 

 

Desde já, o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

que percentagem de água do meu nano é que devo renovar por semana

 

No inicio aposta em 20% +/- semanalmente. Depois vai alargando este período, ou diminuindo a quantidade, até obteres valores nulos e constantes de todos os factores (nitritos, nitratos e amónia).

Quando notares uma grande estabilidade do aquário e já o tiveres povoado, fazes as TPA's apenas para repôr substâncias no sistema e eliminar alguns traços de nitratos/fosfatos que possam aparecer...o que significa mais ou menos 1 vez por mês (ou o tempo que achares mais correcto...).

 

por simples curiosidade, há alguma anémona que possa viver num aqua 60*30*34 com Hqi 150W 10000ºK? e que fassa simbiose com ocellaris.

 

Para um aquário desse tamanho...nenhuma. :lol:

Eu apostaria em corais e não numa anémona (há quem tenha com Colt's ou Sarcophyton's).

Se o aquário fosse bastante maior, poderias tentar um Stichodactyla haddoni ou Entacmaea quadricolor, mas é sempre muito arriscado.

Pessoalmente estou a arriscar com uma Epicystis crucifer (cresceu para o triplo em 1 mês e meio)...mas sem resultado absolutamente nenhum!! :lol: Os ocellaris nem "olham" para ela...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, a respeito da anémona, é sempre arriscado ter uma, pois se ela não se der bem pode rebentar e...lá se vai a vida no aqua!

Eu tentei fazer com que o meu clarkii fizesse simbiose com algum dos meus corais, e consegui! Neste preciso momento estou a olhar para o aqua e ele está com uma Sinularia flexiblis, mas também costuma estar com uma Xenia elongata, escolhendo esta como local de descanso nocturno! Se conseguires o mesmo que eu podes ficar feliz, pois corres menos riscos e o peixe sente-se bem!

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais