Jpbp Publicado Agosto 20, 2005 Publicado Agosto 20, 2005 Tenho duas espécies de corais duros que não sei exactamente o nome. Um LPS e outro SPS. Já os tenho há cerca de um ano. O SPS de vez em quando retraía-se acusando as condições da água, talvez os nitratos, temperatura ou qualquer outro parametro. Enquanto isso o LPS nunca mostrou sinais de se ressentir permanecendo "imperturbavel". De repente, de um momento para o outro, esta semana, tanto uns como outros começaram a branquear. O SPS penso que se foi, está completamente branco. Os polipos desta vez não estão retraidos, desapareceram mesmo. O LPS começou a perder o tecido laranja que cobria todo o coral, entre polipos. Neste momento só se vêm os tentaculos no interior dos polipos, e estes permanecem retraidos. Será alguma doença? Terá a ver com o calor que se tem feito sentir? Se assim é porque não foi apresentando sinais, tendo-se dado a catastrofe tão repentinamente? Será alguma bactéria? Ultimamente tem surgido alguma cianobacteria na areia de fundo. Serão os nitratos que têm estado altos, 20 mg/l? Mas estes já estão altos´à uns meses!! Cumps
Recommended Posts