JoaoDias Publicado Agosto 20, 2005 Publicado Agosto 20, 2005 Boas... Tenho 2 sistemas de Co2 da 'Nutrafin' a funcionar no meu aquário. Recentemente um amigo meu arranjou 3 caixas de recargas para os mesmos. As embalagens são diferentes das que costumo comprar pois só vem com o 'Activador' e 'Estabilizador', não tendo o reagente básico. A minha pergunta é: O reagente básico é composto por algum produto que possa ser adquirido noutro sitio qualquer? Ou tenho mesmo de comprar da própria marca? Cumprimentos João Dias Citar
FBIpt Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 Isso é sal vulgar Depois numa das saquetas tem bicarbonato de sodio e na outra fermento de padeiro. Por isso depois podes fazer tudo em casa Abraço... Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
JoaoDias Publicado: Agosto 20, 2005 Autor Publicado: Agosto 20, 2005 Então.... basta por sal a substiutir o reagente que vem nas embalagens? O que costuma vir nas embalagens é mesmo sal? Tipo o que se compra nos supermercados para por na comida? Obrigado João Dias Citar
FBIpt Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 É sal sim pode ter algum outro produto mas é basicamente sal de cozinha. Eu acabei de instalar agora o meu com os que vinha com o kit mas depois não compro mais faço em casa que fica mais barato Boa sorte... Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
JoaoDias Publicado: Agosto 20, 2005 Autor Publicado: Agosto 20, 2005 Ok... Obrigado.. acho que depois de acabar estas recargas irei tentar tambem... João Dias Citar
Space Cowboy Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 ola o reagente base dos kits da nutrafin nao é de maneira nenhuma sal de cozinha é açucar estavas a imaginar as leveduras a decomporem o sal em que para libertar CO2?o activador é fermento, podes comprar nos supermercados. eu uso um da Fermipan custa 1.45€. tambem tenho um reactor desses e fiquei um bocado desiludido quando abri os sacos e vi que eram apenas de açucar e fermento (estava à espera de algo mais elaborado) Citar Go ahead...make my day
Artur Jorge Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 Eu já há algum tempo que recarrego esse sistema com uma colher de chá de fermento e açucar até à primeira medida.... Acho estranho como é que a nutrafin pode cobrar tanto dinheiro por uma simples recarga de açucar, fermento e bicarbonato de sódio.... Nem tenho palavras para descrever o que eu penso dessa situação.... Citar
Pires Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 O sal da cozinha é cloreto de sódio, o bicarbonato de sódio sais de frutos... Citar
Melo Ribeiro Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 Essas recargas são mesmo assim! Não acrescentes mais nada! Um dos sacos tem dois produtos, e o outro é o reagente. Se acrescentares mais alguma coisa, vai tudo à vida. Lê o folheto de instruções. Se não tiveres diz que envio-te cópia. Cumps Citar Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
FBIpt Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 As minhas desculpas estava farto de saber que era açucar :D Pesso desculpa e já agora obrigado por me terem corrigido Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
FBIpt Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 As minhas desculpas estava farto de saber que era açucar :D Pesso desculpa e já agora obrigado por me terem corrigido Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
JoaoDias Publicado: Agosto 21, 2005 Autor Publicado: Agosto 21, 2005 Ok.. Obrigado a todos... Em relação ao dinheiro que as pessoas dão por essas recargas, acho que é mesmo por ignorancia dos produtos que compõe as recargas. Eu sou disso um exemplo que já gastei uns € nisso. Para concluir... basta uma colher de fermento e o resto de açucar até á 1ª marca... e depois uma colher de bicarbonato de sódio? Um abraço João Dias Citar
FBIpt Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 Se as colheres que estás a falar são de café é como disses-te. Mais uma vez desculpa pelo meu erro, espero não te ter feito gastar material á toa Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
JoaoDias Publicado: Agosto 22, 2005 Autor Publicado: Agosto 22, 2005 Boas... Antes de mais obrigado, pois futuramente hei-de poupar uns €. No dia em que pus a duvida ( infelizmente ) estava de serviço e só no dia a seguir tive oportunidade de por o CO2 a funcionar por isso ainda foi a tempo . Obrigado a todos pela ajuda Um abraço João Dias Citar
paulo duarte Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 Boas, Um dos "segredos" das misturas caseiras é a utilização das proporções correctas. Aproveita uma dessas recargas da Nutrafim, para teres uma ideia melhor das medidas a utilizar numa garrafa desse tamanho. E já sabes: Activador = Fermipan; Estabilizador = Bicarbonato de sódio; Reagente= açucar Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Just_me Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 Não sejam tão mauzinhos para a nutrafin, jbl, etc... a verdade é que os reagentes deles não são tao simples assim. Por exemplo: - diferentes leveduras produzem resultados diferentes sendo que algumas leveduras menos comuns sobrevivem em concentrações de alcool maiores o que permite mudar a receita para que dure mais? - a incorporação de gelatina na receita permite uma maior estabilização da produçao de CO2? -diferentes hidratos de carbono produzem resultados diferentes? (açucar refinado e açucar mascavado por exemplo) o método DIY é bom e funciona...mas nao é igual ao dos kits e aos reagentes das marcas não se metam já a chamar ladrão a quem investiga e procura combinações optimas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Space Cowboy Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 pois é tenho que reconhecer que de facto a mesma quantidade de "receita" da nutrafin dura uma semana mais do que a minha melhor receita caseira. o da nutrafin durou pouco mais de 3 semanas o que é bastante bom Citar Go ahead...make my day
JoaoDias Publicado: Agosto 22, 2005 Autor Publicado: Agosto 22, 2005 Hoje quando chegar a casa já vou ver a 'pressão', pois com as recargas da nutrafin consigo ter sempre mais ou menos 6/7 bolas a circular na serpentina... será que se consegue o mesmo com essa mistura? Desta vez também só adicionei o açucar, pois o activador e estabilizador são da marca. A próxima recarga irei só por os produtos caseiros para ver a diferença entre eles. Daqui a um tempo espero já ter conclusões acerca das misturas : 1º - Açucar normal e estabilizador e activador da marca 2º - Apenas produtos caseiros 3º - Recargas da marca Espero chegar a uma conclusão e depois dar a conhecer aqui neste tópico, pois concordo com o 'Just_me' que os resultados obtidos devem ter as suas diferenças. Seja na durabilidade, quantidade de bolhas e mais importante o impacto que têm no aquário. Agradeço a todos a ajuda e se alguem já tiver estas experiencias.. bem.. que as partilhe. Um abraço João Dias Citar
suPafIsH Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 Boas... Aqui tens a receita. A min costuma durar cerca de 3 semanas. - 1 litro de água (se for morna as leveduras actuam mais rapido) - 1 chávena de chá de açúcar - 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan ou fermento de padeiro) - 1 colher de chá de bicabornato de sódio - agitar/misturar muito bem Bicarbonato encontra-se nas famacias custa um pacote cerca de 0,35€ e fermento padeiro em qlqr padaria e compra-se a peso 1kg 5€, 50g chega.t +/- para fazeres a mistela 6 vezes. Cumpts Citar
suPafIsH Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 Boas... Aqui tens a receita. A min costuma durar cerca de 3 semanas. - 1 litro de água (se for morna as leveduras actuam mais rapido) - 1 chávena de chá de açúcar - 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan ou fermento de padeiro) - 1 colher de chá de bicabornato de sódio - agitar/misturar muito bem Bicarbonato encontra-se nas famacias custa um pacote cerca de 0,35€ e fermento padeiro em qlqr padaria e compra-se a peso 1kg 5€, 50g chega.t +/- para fazeres a mistela 6 vezes. Cumpts Citar
EDUARDO FERNANDES Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 A minha receita não é muito diferente, mas também resulta. -1 litro de água -1 pacote de fermento(fermipan-11g) -3 colheres de sopa de açúcar -1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio(cheia) Misturar bem até ter uma cor uniforme. Conforme a necessidade, acrescenta-se bicabornato de sódio e açúcar,(metade das doses)isto p/ra aí umas 2 vezes ou mais, isto é +ou- mas resulta mesmo. Este sistema é trabalhoso e requer atenção.(obrigatório ter o teste de co2) Alguns desse sistemas de recargas são bons, mas são muito dispendiosos.(deve-se ter o teste também) Citar
Recommended Posts