Irei precisar de mais um filtro!


Recommended Posts

Tenho um aqua de 250 litros que quero povoar de tropheus li algures que vou precisar de uma filtragem de 10x por hora a litragem do aqua.

 

Encomendei um EHEIM 2026 Prefessional II que faz 950 l/h ou seja para fazer 10x teria de ser 2500 litros/h... nem existe um filtro com essa capacidade no catálogo da EHEIM. Será que vou precisar de dois filtros para o meu aquario ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vais...

 

Porque motivo achas tu que eu tenho uma sump a fazer a filtragem do meu aquário de mbunas e vou ter também para o de tropheus?

 

2000 L/h de circulação garantidos por 2 bombas eheim de 1000L/h cada, e mais 1000L/h de circulação interna garantidos por um filtro interno fluval 4 plus a fazer exclusivamente filtragem mecânica... e olha que lixo não falta, mesmo com esta potencia toda.

 

E para tropheus não é demais... são peixes da zona de rebentação... querem a água saturada de O2 e duma limpeza tal que a podes beber :evil:

Acredita... estuda muito bem a opção tropheus... se os vais meter em 250L não há lugar a falhas... ou tens as condições certas ou então esquece pois vais ter problemas em manter os bichos vivos e de boa saúde.

 

Boas leituras :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosidade!

 

Nuno, e onde é que vais arranjar essa sump?

Já a tenho :twisted:

 

Um aquário de 100*45*45 reconvertido ... arranjam-se uns vidros de divisória, cria-se um caminho em zig-zag para a água e pronto.

Zona de descarga de um lado, zona de elevação no lado oposto, matérias filtrantes pelo meio e ainda fica um espaço livre para hospital, zona de "time-out" quando as coisas se descontrolarem.

 

Simples, eficaz, altamente escalável bastando acrescentar bombas e uma capacidade de filtragem invejável :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fixe...

Caramba, ando com uma vontade de fazer uma coisa dessas.... Enfim, isso fica para outra discussão.

 

Quanto ao este assunto, eu sou adepto de 2 filtros menos potentes em vez de só um mais pontente. Não pela quantidade da água que é filtrada por hora mas por uma questão de circulação, limpeza, manutenção, etc.

 

Se tiveres oportunidade de colocar uma sump (espaço) então esse é sem duvida o conselho.

 

Abraços

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba, ando com uma vontade de fazer uma coisa dessas.... Enfim, isso fica para outra discussão.

Hehe...

 

Aquário aquapor 100*30*40 promoção carrefour (não sei se ainda dura a promoção) -> 45€

Bombas compactas eheim 1000L/h -> 30€ cada.

 

Preço da sump: 75€ + tubos e vidros separadores (ou acrilico)

 

Preço de um filtro externo 1000L/h : Por volta dos 100 a 150€ :lol:

 

Compensa não é? Ainda me rio bastante quando dizem que um eheim pro III é melhor... só se for para quem o vende :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o barulho... isso é a parte chata.

 

Neste momento o barulho foi substancialmente reduzido numa primeira alteração que fiz à coluna seca... que passou por lhe montar um tubo de descarga com diversos furos. Assim a água passa pelos furos e já não cria aquele som de ralo caracteristico nas colunas secas... claro que isto também implicou que a coluna já não é seca mas sim cheia de água, o que me leva à proxima alteração.

Em breve, vou desmontar o aqua por completo e mudar a localização do furo do fundo do aquário para cima, eliminando assim a necessidade de uma coluna seca por motivos de segurança, ganhando esse espaço precioso.

 

Nessa altura vou aplicar um passa-muros e um T em PVC e penso que isso eliminará em definitivo o barulho da água, mantendo a segurança de todo o conjunto em face de quebras de corrente, intocável.

Em relação ao barulho da água a cair na sump, esse não existe visto a mangueira de admissão estar mergulhada. Para oxigenação chega o percurso em zig-zag que criei para a água, não preciso de água a cair do topo :roll:.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe...  

 

Aquário aquapor 100*30*40 promoção carrefour (não sei se ainda dura a promoção) -> 45€

Bombas compactas eheim 1000L/h -> 30€ cada.

 

Preço da sump: 75€ + tubos e vidros separadores (ou acrilico)

 

Preço de um filtro externo 1000L/h : Por volta dos 100 a 150€ :)

 

Compensa não é? Ainda me rio bastante quando dizem que um eheim pro III é melhor... só se for para quem o vende  :wink:

 

Se compensa...

 

Mas a tua sump tem 100 cm!! Entao quanto mede o teu aquário???

Tens fotos desses aparelhos todos aqui no fórum??

 

Assim vale a pena!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

Como é a tua coluna seca? Tens algum durso?

Caso contrário, de certeza que não tens quem te chateie o juizo por causa do barulho da queda de água  :D  :D

 

Também se pode usar um overflow, e aí acaba-se com o barulho de escoamento, ficando apenas um suave ruido de água a escorrer nos tubos, que é bastante agradável... :cry:

 

Eu tenho uma solução parecida com a do Nuno.

Tenho tambem um tanque de 200L com mbunas e um sump Marineland Tidepool II.

Lá dentro tem uma bomba Eheim de 2400L/h.

Dentro do tanque tenho mais um filtro interno de 1000L/h e duas powerheads de 600 L/h só a mandar água por detrás das rochas.

 

Quando mudar de casa quero ver se faço um tanque maior com utakas, e irei usar um sump também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se compensa...

 

Mas a tua sump tem 100 cm!! Entao quanto mede o teu aquário???

Tens fotos desses aparelhos todos aqui no fórum??

 

Assim vale a pena!

Aquários :cry:

 

A sump está dividida ao meio e filtra 2 aquários de 100cm cada.

Agora que vou passar um dos aquários de 100cm para 150cm a sump vai ser reconvertida (retiradas as divisórias internas e remodelar) e passará a filtrar exclusivamente o aquário de 150cm.

 

Fotos da sump não tenho no momento mas como tenciono colocar o projecto todo online mais tarde, depois coloco fotos de tudo. :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho uma solução parecida com a do Nuno.

Tenho tambem um tanque de 200L com mbunas e um sump Marineland Tidepool II.

Lá dentro tem uma bomba Eheim de 2400L/h.

Dentro do tanque tenho mais um filtro interno de 1000L/h e duas powerheads de 600 L/h só a mandar água por detrás das rochas.

 

Se não estou em erro, és o segundo membro do fórum que "vejo" que tem um (um ou uma??) sump Marineland Tidepool II. Isso é mesmo bom? Faz lá a devida publicidade... E como é que a adquiriste? Estive a ver no Ebay mas só há para os EUA...

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.