Luis27 Publicado Agosto 19, 2005 Publicado Agosto 19, 2005 viva pessoal, gostaria de saber se existe alguma receita para produzir potássio para adicionar às plantas, através de produtos vendidos em drogarias, farmácias..... é que os frascos das marcas são um bocado caros e o meu aquario leva 500 litradas.... obrigado
Luís Fortunato Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Olá... Haver há..., mas não convém lá muito fazer isso A banana e a batata são ricas em potássio. Óbvio que banana não convém muito entrar em contacto com a água do aquário, mas já a batata, posso-te garantir por experiência própria, que não tem qualquer problema (desde que devidamente lavada). Uma das maneiras de "retirar" sal à sopa, sem a deixar aguada, e deitar uma batata crua lá para dentro, pois por processos de osmose, os iões potássio na batata vão passar para a água do aquário e o sódio vai entrar para a batata. E para as nossas línguas, apenas o NaCl é salgado, o KCl já não. Ok... já estou a imaginar, uma data de tipos com alguidares cheios de batatas descascadas e água salgada para terem soluções com potássio... Resta saber o que sai mais barato. Isso, ou comprar KHSO4 (Hidrogenosulfato de Potássio) numa farmácia, e fazer uma solução nós mesmos... É muito mais simples esta última maneira, pois sabes qual a quantidade exacta de potássio que estás a dosear. Podes ficar com uma receita dessa solução. Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24244 E tens também outro com algumas dúvidas sobre essas soluções de potássio: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25324 Qualquer dúvida, não hesites. Tás à vontade em perguntar. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
peixe_mario Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Bom, não sei se ajuda, mas... Na farmácia vende-se comprimidos de Permanganato de Potássio, um forte oxidante. Parece que dilui-se em água(tinge tudo de vermelho), depois ingere-se ou usa-se dermicamente (não sei). Este oxidante vendido nas farmacias é usado para combater doenças venéreas Se conseguirem extrair o Potássio...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 Olá de novo. Se conseguirem extrair o Potássio... Wink Pois... mas não dá. Tens de levar sempre o permanganato (MnO4-) atrás... que tal como tu já disseste, é um oxidante forte. Ele em água é rosadinho... mas deixa-o cair para a pele, e depois de se reduzir vais ver como é bonito teres a pele manchada. Outro ainda pior é o Nitrato de Prata. Para sair da pele é "um ver se te havias"... Entre estares a pagar pelo Permanganato de Potássio, podias logo comprar KHSO4. O preço deles nem varia muito, sendo o Permanganato de Potássio mais caro na mesma. Mas como é óbvio, o hidrogenosulfato é "inofensivo" para o aquário. Quanto ao Permanganato, o mesmo já não posso garantir. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
José Cruz Silva Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 Ok... já estou a imaginar, uma data de tipos com alguidares cheios de batatas descascadas e água salgada para terem soluções com potássio... E......... se forem umas pringles ou rufles, já vêem descascadas e com sal Abraços Zé Néo
peixe_mario Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 ...Outro ainda pior é o Nitrato de Prata. Para sair da pele é "um ver se te havias"... Entre estares a pagar pelo Permanganato de Potássio, podias logo comprar KHSO4. O preço deles nem varia muito, sendo o Permanganato de Potássio mais caro na mesma. Mas como é óbvio, o hidrogenosulfato é "inofensivo" para o aquário. Quanto ao Permanganato, o mesmo já não posso garantir. Cumprimentos Luís Fortunato Olá, pois eu não sei se dá para extrair, apenas sei que se vende na farmacia pois já precisei dele para travar reacções (noutro tema diferente da aquariofilia). ah! também não foi para curar nenhuma doença Quanto ao Nitrato de prata só sei que serve para radiografias e fotografias, para tratar o filme, tambem não sei onde onde se poderá comprar. O hidrogenosulfato também se vende nas farmácias? Desconheço tudo sobre este, já agora resume lá a história dele, adquirir e extrair. Não sei porquê mas soa melhor que a ideia das batatas!
Luís Fortunato Publicado: Agosto 20, 2005 Publicado: Agosto 20, 2005 Olá. Quanto ao Nitrato de prata só sei que serve para radiografias e fotografias, para tratar o filme, tambem não sei onde onde se poderá comprar. Também serve para mais coisas Para sarar feridas ou queimaduras. Era também usado antigamente, para fazer o depósito reflector dos espelhos. Tinha era o inconveniente de o método usado, por vezes, causar explosões (nitratos) O hidrogenosulfato também se vende nas farmácias? Desconheço tudo sobre este, já agora resume lá a história dele, adquirir e extrair. Não sei se se vende nas farmácias... Deve depender das farmácias e dos farmacêuticos. Mas em qualquer distribuidor de produtos químicos deves arranjar facilmente. Creio que há um na Rua da Madalena em Lisboa, onde se compra facilmente. O extrair... não é necessário. Pois podes colocar os iões Hidrogenosulfato (HSO4-) e Potássio (K+, que é o que queremos) com relativa segurança na água do aquário. O Hidrogenosulfato é relativamente volátil, libertando-se sobre a forma de SO3 (mais comum) ou SO2. E nas quantidades utilizadas, não é preciso preocupares-te muito com outras variações químicas. Não sei porquê mas soa melhor que a ideia das batatas! Laughing Será??? Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts