madvieri Publicado Agosto 18, 2005 Publicado Agosto 18, 2005 Boas. Estou a executar um plano de iniciar um plantado. O aqua vai ter 80cmx50cmx50cm e deparei-me com uma dificuldade técnica....eu queria pôr uma calha daquelas overtank e fui á procura e não encontro calhas com w's suficientes. TEnho em vista uma calha lifetech com 2x55w, mas sei que não chega...na loja disseram-me inclusivamente para pôr duas calhas...uma de 2x55W e outra de 2x36w....mas acho estupido e principalmente anti-estético e irá arruinar por completo o meu projecto de estética imaginado. Preciso que opinem nesta matéria dado que sou recente por estas andanças.... Agradeço qualquer ajuda e desde já o meu muito obrigado a todos. Abraço. Citar «removido pela moderação»
matrix69 Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 boas tens 2 hipoteses uma calha de 1 metro e adaptas da melhor forma ao teu aquario ou entao fazes tu uma Citar
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Ou então mandas fazer Se procurares existem por ai habilidosos Citar
PedroSantos Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Boas! Um dos habilidosos é o ramirezi, fala com ele. Fica bem! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
MotarSolitario Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 tambem podes ver diversos modelos dyv na internet, e depois construires a teu gosto. Na minha opiniao dependendo do que queiras colocar no aquario podes colocar 3 ou 4 lampedas tubulares florescentes. 30 watts deve dar Citar
André Silvestre Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Olá Tiago. Porque dizes que uma calha lifetech de 2 X 55W não chega? Por a loja te ter dito que não chega ou porque tens experiência já com calhas destas? GAranto-te que uma calha desse tipo manda mais luz do que possas imaginar e garanto-te também que podes manter qualquer tipo de planta com uma calha dessas. O único problema com o qual talvez te possas deparar é a altura excessiva do aquário no caso de quereres ter Glossostigma elatinoides a crescer rasteira, mas mesmo nessa situação és capaz de conseguir, desde que o substracto também tenha uma boa camada. As lâmpadas PL têm uma penetrância brutal para algo deste tipo. A meu ver, melhor que isso só mesmo HQI ou T5 de alto rendimento. Abraço, André Citar
Vitor Ferreira Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Também existem versões de 4x da lifetech, 4x55w e 4x36w. No entanto penso que as lampadas PC55 tem cerca de 50 cm, a calha ficará maior que o aquário, terias de ir para 4x36w o que é pouco. Devido à altura do aquário e sendo para plantado aconselho lampadas hqi e T5. O ideal seria uma hqi com duas T5. Por exemplo: 1x150w hqi + 2 x 24w T5 ou 2x70w hqi + 2 x 24w T5 devido ao comprimento do aquário (80cm) ficas um pouco limitado a escolha das lampadas, por exemplo se optares só por PC não deves conseguir ir além de 4x36w PC, se optares por T5 o máx será 4x24w T5. A melhor opção é jogares com hqi e pc ou t5 em conjunto. Também podes considerar se for viável fisicamente e economicamente, optares por projector(es) HQI, existem com 70w, 150w, 250w, e até mais. Citar Cumprimentos Vitor Ferreira Pelo bem estar dos peixes... eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.
pdrmoura Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 Boas. Tambem estou a pensar montar um aqua semelhante, de 80x45x45, e gostava de usar uma destas calhas que ficam sobre o aqua. Gostava de respeitar a regra 1w por litro porque estou a planear planta-lo com plantas tipo tapete. Uma vez que o aqua ainda não está feito, posso redimensioná-lo. Como vou encomendar a calha (já agora como entro em contacto com o ramirezi?) o que sugerem? Com um aqua de 60 cm não vou ter problemas em encontar este tipo de iluminação? abraços e obrigado Citar
PedroSantos Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 Manda-lhe uma mp, que ele responde. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
Recommended Posts