Visitante Publicado Dezembro 21, 2003 Publicado Dezembro 21, 2003 Ola a todos!! Agora que estou a tomar conhecimento mais profundo sobre a (tão grande) importância da escolha da iluminação no nosso aqua, li alguma coisa nesta mantéria mas ainda não estou completamente esclarecido.... Tenho um aqua de 60 Lts (60*30*40) e tenho la algumas plantas mas decidi começar a fazer um aqua bem plantado! Fica muito mais agradável , para mim e para eles... A minha dúvida é se a luz que tenho é suficiente para elas..., a tampa do meu aqua apenas leva uma lampada de 45cm e a que tenho é a Sera Tropical de 15 W. Penso que isto não é suficiente mas gostaria de ouvir outras opiniões... Outra questão é, de 45 cm só encontro lampadas de 15 W!!! Não haverá outras mais potentes do mesmo tamanho e que cumpram a tarefa? Terei de modificar a tampa do aqua de forma a poder colocar duas lampadas para chegar aos 30W?? Se me pudessem ajudar agradecia imenso... Um Bom Natal a todos!!!
André Nóbrega Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 olá! eu também tenho um aquário de 60l 100% plantado, não sobra espaço nem para meter mais uma planta. vais mesmo ter de modificar a tampa se quizeres ter um bom plantado. segue um conselho, faz umas tampas de vidro para esse aquário, depois vais ao AKI ou ao CONTINENTE e compra uma armadura com duas lampadas flourescentes de 18W. o caso vai ficar resolvido se não quizeres avançar para aquelas plantas mais dificeis e exigentes em termos de luz. eu agora tenho instalada uma HQI de 70W e as plantas consideradas mais dificeis estão a crescer bem. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 Oi taslixado, obg pela resposta ao mail... Quanto ás armaduras, vi umas no AKI que tinham a medida ideal para este aqua , mas quanto á tampa de vidro... COMO È QUE FAÇO ISSO??!!! lol tens aí uma foto de como isso fica, assim é mais fácil visualizar... Basta arranjar um vidro que cubra toda a sup livre e depois colocar a armadura por cima?? A lampada da armadura tao perto do vidro não fará alguma calamidade?? A minha dúvida agora reside no suporte da armadura porque acho que a vou comprar mesmo! tavam com um preço de 47euros. E que lâmpadas ponho, vi la umas Philips de 18 W daylight a venda a 3euros cada, e ainda há uma semana comprei uma da Sera Tropical e custou-me 17!! Algo me escapa.... Agradeço a atenção, Bom Natal a todos!!!
André Nóbrega Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 olá! a tampa de vidro é apenas uma tampa que cubra a superficie do aquário. as lampadas não aquecem o suficiente para te queimares quando lhes tocas quanto mais para rebentarem o vidro... podes usar essas lampadas day-light, funcionam na perfeição em plantados, comprovado por mim!. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 Tás lixado, gosto de ti!! és muito fácil a explicar as coisas... Vou fazer exactamente isso que me disseste, armadura e vidro pa cobrir, depois mando fotos do plantado pk o vidro nao o arranjo assim tão facilmente... E vou ter que arranjar uma solução estética, qualquer coisa a tapar para não ficar ali um trambulhão em cima do aqua... lololol Abração
Visitante Publicado: Dezembro 24, 2003 Publicado: Dezembro 24, 2003 Surgiu-me uma dúvida entretanto... Se optar por esse sitema , não me irão crescer demasiadas algas?? Como se controlam as algas num aquário?? Nos teus plantados utilizas injecção de CO2?? e em termos de substrato, é areão ou substrato á séria?? é que eu só tenho areão normal de um tipo... Abrçao e Bom Natal!!!
Pedro Borges Publicado: Dezembro 25, 2003 Publicado: Dezembro 25, 2003 Ois, essa cena das algas é um equilíbrio delicado, realmente muita luz promove o crescimento de algas, mas também promove o crescimento das plantas, e plantas saudáveis travam o crescimento de algas Gotit? é mais uma questão do início, há quem recomende iluminação normal no início até as plantas enraizarem bem e estabelecerem-se, e depois então aumentar a dose. Podes também fazer guerra biológica às algas usando animais que as comem. Pela minha experiência desaconselho-te o pleco para um aqua tão pequeno e desaconselho-te vivamente o limpa-vidros (girynocheilus aimonieri). Mete antes uma meia dúzia de otocinclus (parecem plecos em miniatura - trabalham dia e noite) e um par de crossocheilus siamensis ou de caridina japonica se encontrares. Quanto á injecção de CO2 é bem vinda para todas as plantas, sendo que algumas nem a dispensam. Quanto à cena do vidro, já reparaste se o reflector do aki não encaixa porreirinho no topo do aquario? Quanto ao substrato, o areão é qb, mas deves adquirir um aditivo de substrato para misturar na primeira camada - eu usei o da amtra e tenho optimos resultados - é é um pouco caro. Não tenhas medo de colocar uma boa dose de areão (8cm) é mais espaço para as raízes e menos massa de água para a luz atravessar até às plantas rasteiras que normalmente são muito exigentes. 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Boas O meu aquário tem 20 La X 22 Al X 30 Co = 13 litros Qual é a lâmpada compacta que devo comprar? Uma de 500 Lux Dará Abraços Obrigado Neves
Samufish Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 A minha dúvida agora reside no suporte da armadura porque acho que a vou comprar mesmo! tavam com um preço de 47euros. Olá. Já me informei uma vez na Redfish acerca de armaduras e se não me engano tinham uma para duas lâmpadas por cerca de 33 euros (não me lembro bem do preço) e era de 60 cm (existem vários tamanhos). Tb quero fazer o mesmo no meu aquário mas de momento não tenho tempo $$$. Cumprimentos, Samu.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Eu tenho um aqua de 60cm com duas lâmpadas de 15W e já estou a tratar de lhe enfiar 4. Um espelho com furos, 8 casquilhos impermeáveis para fluorescentes T8 do lado de baixo, uma calha técnica do lado de cima e pronto. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Nelson Serra Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 No Mestre Maco tavam em promoçao a 12.90€ comprei uma este fim de semana
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Viva, O meu aquário tem 20 La X 22 Al X 30 Co = 13 litros Qual é a lâmpada compacta que devo comprar? Uma de 500 Lux Dará Não será 500 Lumens? Se for para plantado devias comprar tipo Daylight, se não, compra a que quiseres, de preferencia com CRI elevado.
Visitante Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Pois é pessoal, isto ta mesmo mal de dinheiros... ainda não pude comprar nada pois têm surgido outras despesas num outro aqua... a ver se é agora em Fevereiro que trato do aquário! A RedFish tb vende armaduras?! e uma T5 de 1.20cm na Redf. vai para que preço?? Ao taparmos o aqua com uma tampa de vidro nao estamos a "limitar" as trocas gasosas?! não será melhor ter a armadura ligeiramente suspensa em algo? Abraços
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Hugo já foste ver ao Aki cascais o que há por lá? Têm carradas de coisas porreiras. E a bons preços!!
Samufish Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Olá Hugo. Não sei os preços da Redfish para outros comprimentos de armaduras. Experimenta enviar e-mail a pedir preços. http://www.redfish.com.pt/ Acho que não devias tapar completamento o aquário com o vidro. Não esqueças de deixar uma abertura para passar cabos e tubos. Cumprimentos, Samu.
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Para passar os cabos basta fazer o tipico corte na diagonal na parte de trás da tampa.
Visitante Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Ola Paul! Samufish, nao, ainda nao tive tempo de ir ao Aki mas sei k têm la armaduras porreiras, é so fazer a instalação eléctrica... a kuanto tavam ja agora?? Tava a pensar so em arranjar umas 2 tiras de vidro a meio do aquário, para suportar a calha, isto se ela nao encaixar no proprio aqua... Abraço
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 muitas das armaduras já estão prontas a ligar à tomada, aliás não vi nenhuma que n viesse assim. Preços desde 20€ a 40€
Recommended Posts