PALP Publicado Agosto 18, 2005 Publicado Agosto 18, 2005 Acabei de comprar um aquário AQUAPOR Apace Pro 90, que traz aquelas tampas pretas de plástico, acontece que tenho um filtro externo EHEIM. Como passo as tubagens? tenho que cortar a tampa? existem outras sugestões??? Citar
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 A tampa não tem abertura nenhuma ? Nem no rebordo ? Sempre podes tirar a tampa... so que ficas sem Iluminação.. A melhor opcão teria sido adquirires só o aquário em vidro e uma calha suspensa... mas como já compraste.. É uma questão de veres se alguem tem o mesmo aquário. Eu conheço o aquário mas esse ta com 1 filtro interno.. e já não o vejo a bastante tempo.. Citar
nplima Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Olá Eu também já tive desse tipo de aquário, e para poder ter melhor iluminação acabei por substituir a tampa plástica por um vidro cortado pela medida correcta. Medes o comprimento e largura interior do rebordo plástico do aquário, e no momento em que encomendas o corte do vidro, pedes para cortarem os cantos, para aí uns 4 cm de distância do fim do vidro. NL Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Olá. Eu concordo com o nplima. O melhor é tirares a tampa, pois só costumam ter buracos com o formato para as fichas eléctricas dos filtros/termostatos Não vale a pena estrangular um tubo do filtro externo desta maneira. Não sei se isso vem nas instruções, mas toma cuidado, que para tirares essas tampas tens que, previamente, tirar o vidro da tampa. Só depois é que tiras a tampa da moldura do aquário. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Compraste o aquário novo ? Se assim for e se puderes devolve.. facilmente por esse preço compras um aquário feito à medida.. É que essa tampa tem de ir "á vida"... Ou seja o que já pagaste + nova iluminação é capaz de ser bastante... Na minha opinião os KIT aquapor são bons os de < 60cm. De resto deixam muito a desejar. Citar
PALP Publicado: Agosto 18, 2005 Autor Publicado: Agosto 18, 2005 O meu problema é que a mulher quer mesmo este, acha-o bonito! Deve ser por ter os cantos arredondados à frente. Não cheguei a dizer, mas a parede aonde o vou encostar tem uma abertura, assim vou ter que monta-lo com 2 "frentes", o que dificulta ainda mais a colocação da tubagem. O resultado é que, se não tiver outra opção, vou ter que fazer alguns furos na parte superior/lateral da tampa de plástico (a tampa não tem vidro). Isto vai fazer com que, cada vez que queizer tirar a tampa (TPA's, podas, limpeza de vidros, etc..) vou ter que retirar a tubagem juntamente com a tampa, voltar a colocar tudo e "ferrar" o filtro. O que vai ser muito chato. Citar
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Pois.. O aquário é giro por ser aredondado.. mas vais ter um trabalheira Mas como se costuma dizer... quem corre por gosto não cansa Boa Sorte ! Citar
FILIPEALMEIDA Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 PALP, só tens uma solução... cortar a tampa! o problema é que o eixo da tampa costuma ser atrás (onde a tampa gira quando abre) e é nesse preciso sítio que queremos colocar as tubagens do filtro externo... ao cortar acabas a ficar ali com um ponto fraco e arriscas-te a ficar "com a tampa na mão" ao abrir... por isso pondera primeiro bem onde a podes cortar, sob pena de fazeres "asneira". Pelo menos foi o que aconteceu comigo, mas num AQUAPOR de 60 cms... acabou a ir tudo à vida. tampa, iluminação.... acabei a colocar 2 meios vidros a fazer de tampa... Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
Pedro Nunes Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Atenção a essa marca de aquário, já vi alguns aquarios de amigos vazarem sem motivo aparente... Às vezes o mais barato torna-se caro... Citar
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Eu não acho o Space Pro 90 barato Citar
nfp Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Parece-me fácil arranjar solução para esse problema... a tampa tem uns buracos pequenos para passarem os fios da corrente, não é? Se não me engano estão colocados um de cada lado do aquário da parte de trás da tampa. O que tens a fazer é aumentar esses buracos até atingirem o diametro que necessitas. Como é tudo plastico, é como cortar queijo... Espero ter ajudado... Citar ------------------------------------------------------------
PALP Publicado: Agosto 19, 2005 Autor Publicado: Agosto 19, 2005 Obrigado pessoal. Vou abalançar-me a cortar a tampa, vamos ver se fica alguma coisa de jeito. Citar
zefish Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 esse não tem tipo 2 tampas? uma grande para as lampadas e outra mais pequena para por ceninhas e com um orificio grande ao meio? eu tenho um desses e so tive que recortar o rebordo da tampa...e fiz um furo nas "caixinhas" que tem aos cantos para passar as mangueiras. Depois acabei por cortar o fundo as caixinhas e colar um fundo de acrilico para por duas lampadas compactas de 36w... Citar Um Abraço Zé
José Cruz Silva Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 viva, Ou cortas, ou fazes um furo com um berbequim e uma broca propria para furos ( pode ser de madeira) pouco maior que o diametro das mangueiras para estas passarem. mas aí tens o problema de quando queres tirar a tampa teres de desmontar as mangueiras. O ideal é cortares com a forma de um U invertido. isto se a tampa na trazeira sobre-sair para alem do vidro do aquario. Se colocares uma foto será mais fácil dar sugestões. Citar Abraços Zé Néo
zefish Publicado: Agosto 21, 2005 Publicado: Agosto 21, 2005 foi exactamente isso que eu fiz!!! Uns cortes em U Citar Um Abraço Zé
PALP Publicado: Agosto 24, 2005 Autor Publicado: Agosto 24, 2005 foi exactamente isso que eu fiz!!! Uns cortes em U :D Como? O plástico não sobressai do cimo do vidro. Para cortar em U teria que elevar toda a tampa, ou cortar até ao boraco do fundo das caixinhas, o que tira a consistência à tampa. Já cortei o fundo da caixa. Mas arranjar maneira de tirar a tampa sem ter que desmonar os tubos é que é uma chatice. Já agora, podes-me informar da marca e especificações dessas lampadas que compraste?. E onde as encontrar? Quanto a fotos, infelismente não tenho maneira de as tirar. Citar
José Cruz Silva Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 Viva, Pois sem fotos é complicado, dar ideias, mas com uma serra de tico tico deves resolver de certeza Tambem fiz uma calha com lampadas compactas, mas de 24W. Na altura só encontrei Osram de ± 4.500 K que não são as mais indicadas À uns dias encontrei neste site lampadas compactas com 6.500k de cor branca (daylight) que encomendei e estou à espera que cheguem. http://www.interlampadas.pt/ Citar Abraços Zé Néo
zefish Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 essas "cixinhas atraz" não teem uma tampa comprida e estreita? O que eu fiz foi cortar em U o rebordo da tampa com uma faca, tipo uma dentada no rebordo da tampa... de cima não se vê... bem fui tirar umas fotos a ver se me consigo explicar melhor A caixinha ja com o fundo de acrilico colado com silicone preto e furada para passar os tubos... tampinha traseira virada ao contrario com o recorte que era para ser em U mas.... falhou um pouco com a lampada posta e ligada, vê-se pouco... a lampada é igual a das calhas jebo/lifetech mas de 18W, não são de 36W como eu penso que por lapso disse.... Ate ficou melhor pois esses aquarios para alem de terem pouca luz a parte de traz fica muito pouco iluminada... Ainda ha duvidas? Se sim dispara que eu tento explicar melhor... Citar Um Abraço Zé
PALP Publicado: Agosto 25, 2005 Autor Publicado: Agosto 25, 2005 Zefish, obrigado pelas fotos, provavelmente voou fazer mesmo assim. Mas para tirares a parte superior para poderes "aspirar" bem durante as TPA's, tens que retirar as tubagens, não é?. Tenho andado a tentar encontrar uma maneira de conseguir elevar toda a parte superior (a que encaixa no vidro), para fazer passar a tubagem por um "U" invertido, cortado na parte lateral, de maneira a manter aquele rebordo superior. Mas até agora não encontrei nenhuma maneira segura para o fazer (toda a tampa ficaria instável) Efectivamente essa parte do aquário quase não apanha luz. Mais uma pergunta - Tens alguma vantagem em colocar a placa de acrílico?. A outra parte não traz. Afinal são duas - A Iluminação que traz é 2 lâmp. "Aquapor F25T8/GR", o que é que quer dizer o GR? Obrigado a toda a malta que tem tentado ajudar. Um abraço Pedro Citar
zefish Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 Boas!! Eu fiz o mesmo nos dois cantos. Para a manutenção interior do aquario retiro so a tampa da frente, levanto a calha que tem uma dobradiça e da á vonatade para meter as 2 mãos la dentro. Ao adicionar as 2 lampadas de 18W mesmo assim não te podes aventurar muito na compra de plantas pois de qualquer maneira é pouco, mas ja da para ter mais alguma coisa que só com as duas de origem, isto pra alem de elas com o tempo se inclinarem para a frente não tendo luz atraz. O GR deve de ser GroLux aconselho a substituir pelo menos uma para variar o espectro luminoso. Citar Um Abraço Zé
Jose Ferraz Publicado: Agosto 26, 2005 Publicado: Agosto 26, 2005 Também possuo um Aquapor 75 pro, que substitui a zona traseira por acrílico, como o Zefish. depois coloquei uma lâmpada de 20 W fluorescente "portátil" o que me permitiu aumentar para 60 w, o que é suficiente para os 100 litros e para plantas de exigência média. As minhas cryptocorines, o feto e a bacopa crescem muito bem. Todos os Aquapor space pro têm um sistema de elevação das lâmpadas o que te permite fazer a manutenção. Após seis meses de utilização aconcelho-te a substituir uma das lâmpadas por uma que possua uma melhor intensidade luminosa 1100 lumen (Power-Glo da Hagen), pois uma das regras é existir 20 a 45 lumen/litro. Relativamente ao que o Pedro Nunes afirmou, possuo este Aquapor à mais de 4 anos e ainda não tive fuga de água nenhuma, talves tenha tido sorte! Cumprimentos, José Carlos Citar
Recommended Posts