Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho uma aquario com 240l e nele pretendo recriar as condições optimas para discus e para tal quero obter um ph de 6,5 e água macia. No entanto estou a ter problemas em estabilizar o ph, este tende sempre a subir (apesar de o substrato não produzir elementos alcalinos,pois não reage aos ácidos). O kh está a 25 ppm e o gh a 55 ppm, o ph já vai nos 7,8. O aquario tem apenas 9 dias. Gostava de saber se existem à venda em Portugal soluções tampão como a mydor target 6,5. Eu não consigo encontrar em lado nenhum. Caso não conheçam nada do género gostava de perguntar se é possível fazer baixar o ph até aos 6,5 e simultaneamente ir aumentando o kh por forma a estabilizar o ph. Como quero manter discus não sei até que valor de kh poderei ir e se esse valor me permitiria estabilizar o ph em 6,5........

Publicado:

Olá!

Para baixares e estabilizares o pH perto dos 6.5 podes usar turfa granulada no filtro (por exemplo da SERA mas tens mais marcas) e/ou fazer injecção de CO2. As marcas também vendem produtos que podem ser liquidos ou em pó que te sobem/descem o pH ( pH minus e pH plus da SERA) ou te estabelizam num determinado valor (há um pó da RENA que te estabeliza em 6.5 , 7 e também penso que há um em 7.5).

Mas, se fosse a ti, optava pela turfa que além de te acidificar a agua e baixar a dureza, dá um tom amarelado á agua que os discus gostam e que é caracteristico do biotopo amazonico.

João Fonseca

Publicado:
se é possível fazer baixar o ph até aos 6,5 e simultaneamente ir aumentando o kh por forma a estabilizar o ph.

Se queres baixar o ph, não podes aumentar o kh... se o fizeres o ph aumenta, dado que o kh é a chamada reserva de alcalinidade.

Se queres ter um kh alto e um ph baixo a unica hipotese que vejo assim de repente é usares injecção de co2 por garrafa e de forma controlada e mesmo assim o teu kh não pode ser muito elevado pois se o co2 acabar tens um salto no ph e adeus Discus.

De outra forma se a tua águada torneira tem um ph e kh elevados só mesmo uma unidade de osmose para te resolver o problema, mas os gastos vão ser bem pesados pois para durezas elevadas a água desperdiçada é muita.

No meu caso, que tenho ph a 8 na torneira e um kh de 14º, resolvi o problema de outra forma... em vez de adaptar a água aos peixes, andar sempre stressado e gastar balurdios em buffers e afins, adaptei os peixes à água e optei por ciclideos africanos, que adoram ph's elevados.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Viva,

Eu uso granulado de turfa da Sera no filtro e troncos no aqua, e consigo um ph de 6,2 a 6,4 estabilizado. O ph da agua directamente da torneira é de 7,4.

Com injecção de CO2 o ph é mais instável porque a emissão do gás varia ao longo do tempo.

Publicado:

Estou a pensr usar turfa no meu filtro externo. A dúvida que eu tenho é se a turfa ao longo do tempo vai perder a sua capacidade acidificante e tem de ser substituida regularmente ou se a posso deixar estar, desde que esteja na quantidade certa para manter o ph perto dos 6,5. O que eu mais gostava de fazer era arranjar um tampão tipo o Mydor target 6,5 mas não sei onde encontrar, se alguém souber diga alguma coisa.....

Publicado:
tampão tipo o Mydor target 6,5

Será que podes dar uma ideia do que é isso.

É que nunca ouvi falar, e talvez seja algo de interessante também para mim pois tenho Discus e manter o PH em 6,5 sem grandes variações é um desafio.

Quanto à Turfa, também já utilizei, e de facto existe necessidade de ir gradualmente substituindo.

Neste momento, não tenho Turfa, e estou a injectar "CO2 Caseiro", e o PH tem estado entre os 6,3 e os 6,5.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!