Recommended Posts

Publicado

cicli-malawi.jpg

O membro Mário Cunha (APF) pediu-me para colocar esta foto aqui. Ele não sabe que peixe é este. Alguem pode ajudar?

*

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Publicado:

Boas,

Sem qualquer dúvida:

Pseudotropheus sp. "Acei", quanto á sua população pode ser "Luwala Reef". Esse exemplar é um macho e essa espécie embora seja um "Mbuna", tem um comportamento bastante diferente dos tipicos "Mbunas".

Se reparares existe um igual no meu "Avatar" :D

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Pois....

Quanto á população suponho que a unica diferença visivel são os exemplares de corpo cinzento e barbanas brancas que ocorrem em Ngara Bay , Ruarwe e Karonga(Noroeste do lago) e os que corpo azul e barbatanas amarelas(Sudoeste do Lago) em Eccles Reef, Luwala, Msuli Point e Nkhata Bay.

Não vislumbro nenhuma diferença entre um "Acei" capturado em Luwala e um outro capturado em Msuli Point, o que me leva a deduzir que se pode tratar de um exemplar de Luwala, foi o testemunho de quem já importou a espécie por 2 vezes e ambas traziam a designação de Luwala Reef.

Uma das particularidades desta espécie é o facto de tanto machos, femeas e juvenis terem a mesma coloração.

Alguem que possa explicar quais as diferenças entre as diversas populações de "barbatanas amarelas" , sou "todo ouvidos" :wink:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Boas,

Antes de mais, Obrigado Rita...

Quanto aos outros membros mto obrigado pelas informações preciosas que me deram.

Existe mais uma informação que queria acrescentar, é que tenho outro peixito igual a este mas com uma coloração menos acentuada, penso que seja fémea até porque já andou com a "boca cheia"...mas depois não deu em nada...

Bom, obrigado a todos...

Cumps,

Publicado:

Boas Miguel :lol:

Vê lá se reconheces estes

Quanto a estes, espero que em breve irão dar origem á população "Sado Reef" :wink:

APF:

Tal como advertiu o João Magalhães esse exemplar tem uns "Quilos a mais", o que pode indiciar a presença de muita proteina animal na sua alimentação, o que é desanconselhado e perigoso para a saúde da espécie e que pode dar origem á doença "Malawi Bloat". Os Pseudotropheus sp. "acei" são exclusivamente vegetarianos, alimentando-se de algas que se desenvolvem em troncos de madeira que caem no lago, a alimentação deles em aquário não deve conter flocos ou granulados ricos em matéria animal e muito menos larvas de mosquito vermelhas ou coração de boi... Granulado para herbivoros, vegetais, flocos e comprimidos de spirulina e ocasionalmente artémia serão a base da sua alimentação.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Boas António,

Realmente não sei como ficou assim... Só lhes dou granulado para herbivoros, e muito ocasionalmente artémia...

Mas têm um ar mto saudável e é muito activo...anda sempre atrás da fêmea a exibir-se :wink:

Cumps,