Recommended Posts

Publicado

Boas. Recentemente reparei que no meu aqua de 200L com dois plecos, um oscar e um severo começaram a aparecer alags green spot nos vidros. Isto nunca me tinha acontecido, so nas plantas. O aqua esteve mais ou menos 1 semana e meia sem TPA, visto que estavamos em obras ca em casa, só pó e mudanças, etc. Ontem mudei logo 40L de água, limpei o filtro (Eheim 2213, no fim do mês vou adicionar outro externo com caudal de 100L/h), mudei a lã de vidro e fiz uma nova garrafa de CO2. Agora, nem com o raspador de algas (daqueles magnéticos) aquela porcaria sai. E é só nos vidros, não é em mais lado nenhum. O que faço? muitas TPAs?

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

Viva,

As green spot nos vidros não saem com limpadores magnéticos.

Usa um cartão multibanco antigo ou algo do género. Vais ver que sai tudo :D

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

já agora amigos... sabem se os loricarideos (vulgo Plecos) as destroem? é q acabei de introduzir 16 deles de varias especies num aqua de 240L e gostava de saber se adianta alguma coisa ou se o melhor é começar a esfregar...... obrigado..

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Olá.

já agora amigos... sabem se os loricarideos (vulgo Plecos) as destroem? é que (palavra corrigida) acabei de introduzir 16 deles de varias especies num aqua de 240L e gostava de saber se adianta alguma coisa ou se o melhor é começar a esfregar...... obrigado..

Olá Morcego Vermelho :oops: (sim... também sou fã da BD da Disney)

Quanto às algas... isso é um bocado difícil para te responder.

Depende dos peixes que tens e da sua alimentação. Eu por exemplo, tenho 7 num aquário de 50 litros, há algas que eles comem e outras que nem lhes tocam. Mas greenspot, só tenho nas folhas da Ludwigia Repens. Os vidros estão imaculados.

O melhor é deixares o tempo responder... se nunca tiveres greenspot, das duas uma; ou tens o aquário estabilizado de maneira a nunca aparecerem, ou então há algum(ns) L('s) que as gosta de papar... :)

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

O limpador magnético limpa eficazmente as algas quando estas começam a surgir nos vidros. Se nos desleixarmos um pouco e as deixarmos fixarem-se que nem lapas(pontos verdes), garanto-te que são bem difíceis de retirar, até mesmo com um cartão multibanco

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

esfregão verde ninguém usa? mais eficaz não há...e sai barato...

:arrow:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Zanito, isso é que é...

eu usava o limpador magnético... não tira tudo... depois foi o multibanco...

desde que descobri o esfregão verde não quero outra coisa....

sai tudo e não risca.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

obrigado pelas ajudas,

já agora Zanito, 2 dos plecos que lá estão são os teus meninos... lindos... mas muito preguiçosos no que toca a papar a bela alga.... :lol::lol: vou resolver de esfregão verde mesmo.

um abraço a todos

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

olá a todos..eu sei q sou chato e maçarico na aquariofilia...mas é por isso q estou aqui a por perguntas..eehehehe...agora como se os green spots não me chegassem, tenho uma tremenda infestação de algas negras filamentosas (parecem cabelinhos pubicos) no meu plantado. e neste, eu não posso pôr plecos porque se comportam como touros em loja de porcelana. alguem me pode ajudar, por favor?

Publicado:

Uma lamina para a barba limpa isso tudo!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

peninha,

Ui... eu também tive disso e vi-me negro para conseguir acabar-lhes com a raça...

usei várias estratégias... tenta por em prática para ver se consegues acabar com o problema:

1) primeiro, compra testes de nitritos, nitratos e fosfatos. mede os valores e depois coloca aqui os resultados, para ver se te ajudamos.

2) essas algas aparecem (tal como outras) ou porque tens nutrientes a mais ou porque tens desiquilibrios de nutrientes (por ex. podes ter nitratos a 0, o que impede as plantas de absorverem, por ex: fosfatos). por isso é importante medires.

3) tenta primeiro uma estratégia de TPA's diárias de 20%... experimenta por uma semana.

4) terás luz a mais ou luz deficiente ? tenta reduzir o nº de horas diárias de luz.

5) em desespero, tenta 1 ou 2 semanas fazer TPA's com água destilada para levares o nível de nutrientes a 0... assim as plantas tentam ganhar a competição de nutrientes com as algas... mas é importante medires os valores primeiro... deixa de adubar com micros e macros (se o fazes).

6) coloca mais plantas de crescimento rápido, nem que seja a flutuar, para teres mais massa vegetal a absorver nutrientes.

7) uns peixitos comedores de algas também ajudam, por exemplo Ottocinclus.

eu, no meu caso, tentei tudo isto e só aumentava o número de algas. só consegui resolver o problema fazendo o contrário, ou seja, recomeçando a adubar com micros e macros, numa base diária. ao fim de algum tempo desapareceram.

coloca aqui mais dados:

- que tipo de luz tens e quantos watts

- que filtragem usas

- os valores medidos de nitritos, nitratos e fosfatos. Estes últimos, em excesso, são uma fonte de problemas no que toca a algas...

tenta fornecer o máximo de informação para vermos se te conseguimos ajudar.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

obrigado pela ajuda Filipe.. já tenho os testes todos e vou faze-los hoje, amanhã posto tudo o q puder acerca daquele aqua... a ver se é desta q aprendo alguma coisa de jeito.... até amanhã :roll:

Publicado:

olá forum,

Filipe aqui vão as intimidades todas do meu aqua (que está a ficar bem barbudo :cry: ) e eu fiz testes a agua de entrada para ver de onde veem os problemas:

aqua:70x40x50 = 140 L

substrato: Sera floredepot 1,5cm+areão negro e silica branca media 6 cm

iluminação: calha Lifetech 80cm com 2x55W de 10.000K-acesas 14horas/d

termostatos: 1x100W+1x75W - temperatura 28ºC

filtros : Eheim 2217 1050L/H c/ ceramicas/espuma/carvão/antifosfatos

JBL CristalProfi 500 1500L/H c/ bioballs/ceramicas/carvão/esponja

fauna:Mollies- 1 macho+ 4 femeas + 200 alevins em varios estagios

Espadas-1 macho + 1 femea + 100 alevins em varios estagios

Botia Palhaço - 1 c/12 cm

Corydoras - 4

Otocinclus - 2

alimentados 2 x dia com coração de boi com verduras de manhã e flocos e comida para alevins a noite.

flora: limophila sessiflora x 25 pés

2 anubias grandes

uma boa area coberta de lilaeopsis neozelandae

(as algas estão a cobrir toda a lilaeopsis e as anubias)

Tpa's : 15% dia sim dia não = 45% por semana

torneira aquario

fosfatos - 0 1 mg/L

nitritos - 0,3 mg/L 0,1 mg/L

amonia - 0 0

ph - 7,2 8 (mas meti sal, o aqua é pra mollies)

dureza gh- 60 mg/L 140 mg/L

kh- 50 mg/L 60 mg

aditivos q usei- sal proprio para aquarios 4 colheres chá p/140 Litros

Cycle-Nutrafin a cada 2 mudas

Aquaplus-Nutrafin a 1 gota/L nas TPA's

PlantGro-Nutrafin 1xsemana

bom... acho que descrevi tudo.... o que é que estou a fazer de errado?

obrigado desde já pela paciencia

[/img]

Publicado:

olá forum,

Filipe aqui vão as intimidades todas do meu aqua (que está a ficar bem barbudo :cry: ) e eu fiz testes a agua de entrada para ver de onde veem os problemas:

Corydoras - 4

Otocinclus - 2

alimentados 2 x dia com coração de boi com verduras de manhã e flocos e comida para alevins a noite.

2 anubias grandes

torneira aquario

fosfatos - 0 1 mg/L

amonia - 0 0

kh- 50 mg/L 60 mg

Publicado:

olá forum,

Corydoras - 4

Otocinclus - 2

2 anubias grandes

torneira aquario

fosfatos - 0 1 mg/L

amonia - 0 0

kh- 50 mg/L 60 mg

Publicado:

mais um pequeno detalhe...de irrelevante importancia...os nitratos estão pra lá da escala do teste....a cor é tão escura q nem tenho por onde comparar.....será este o problema?

:):oops:;)

Publicado:

ora bem, vamos lá tentar ajudar... trocaste-me as voltas, pois estava a apostar que tivesses bastantes fosfatos... mas parece que não...

curioso o teu problema, pois aparentemente:

-tens fosfatos a níveis normais;

-amónia e nitritos a níveis normais

-como dizes, tens imenso nitrato, mas aposto que já deve sair assim da torneira... no entanto, não me parece que seja o causador de tanto problema com algas... no entanto, deves esforçar-te por lhe baixar o valor.

parece-me que podes diminuir o nº de horas de luz, pois referes que deixas 14h ligada, tenta reduzir p/ 12 ou mesmo 10 h. Quanto à quantidade de luz, parece-me normal.

os espectros que usas eu, pessoalmente, não gosto muito, pois referes que possuis lampadas de 10.000 K . eu prefiro lá mais na casa dos 6.000K, mas tb não me parece que seja causador do problema.No entanto, eu apostaria em diminuir o tempo de luz ou mesmo desligar 1 lampada temporáriamente para experimentar (nunca soube se danifica a calha, mas já experimentei e parece não ter problema. tb tenho uma lifetech...)

deixo-te os meus palpites:

- tira o anti fosfatos do filtro. aparentemente, não está a fazer nada, pois tens níveis aceitáveis à saída da torneira.

- começa a adubar com micro-nutrientes, pois não referes se utilizas e eu penso que fazem falta. se comprares, tenta escolher 1 que não tenha fosfatos que seja só à base de micros (ferro, boro, etc.). existem várias marcas no mercado, não te vou sugerir nenhuma, mas podes pesquisar aqui no forum para teres umas ideias do que o pessoal costuma usar.

- notas carências nas plantas ? estilo folhas a apodrecerem, folhas a amarelarem, a ganharem buracos, com falta de côr, etc? isso pode revelar carência de micro ou algum macro-nutriente, o que pode explicar a persistência das algas.

- coloca mais plantas de crescimento rápido, nem que seja a flutuarem. vai observando aqui no forum, porque existem sempre almas caridosas que dão plantas provenientes de podas.

- A minha ideia do post anterior de usares água destilada não a ponhas em prática, pois parece teres valores (à excepção de nitratos) perfeitamente normais.

esgotei os meus palpites. alguém que dê outras opiniões.

vai colocando aqui as tuas conclusões e continua por mais um tempo com as TPA's. São muito importantes.

boa sorte,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

muito obrigado Filipe,

estive a ler a tua msg, e é isso que vou fazer...andei a gastar tanto dinheiro em material que realmente uma ou duas tomadas com temporizador não me vão arruinar.É muito provavel q seja mesmo luz durante horas a mais, andei a ler umas coisas e todoa a gente fala de 10 a 12 horas tal como dizes, é só porque chego muito tarde a casa e gosto de lhes dar de comer a noite tb...luz a mais não será até porque as limophilas sessifloras estão sempre a crescer e a tapar a luz as outras...e essas nem teem muita barba.As anubias estão cheias da alga cabeluda... e uma delas está realmente a ganhar uns buraquitos nas folhas.... a outra não, é mesmo só muita barba negra. Enfim, ontem na minha busca pela "verdade" aconselharam-me um produto pra por na agua a base de potassio da Seachem...vou tentar tambem. quando puder (aprender) ponho fotos do aqua....era pra se chamar plantado.....mas nestas circunstancias decidi chamar-lhe aquario "ZZTop".... em honra aos barbudos. Muito obrigado. :) às algas!!!!!!!!!

Publicado:

sobre a luz compra um temporizador e atrasa a hora de acender a luz e a hora de apagar. Por ex: eu tenho os meus a acender às 12h e a apagar Às 24h. assim ainda dou comer e "curto" os peixes até à meia noite...

sobre o potássio, eu aconselharia andares aí durante 1 mês a adubar com micros e depois avaliar os sinais e tx de crecimento das plantas e só depois, se concluires que precisas, apostar em adubar com macros. o controlo das dosagens de macros tem que ser rigoroso, ou caso contrário podes ter "boom's" de algas. aconselho, também, nos micros e no mês inicial, a utilizares metade da dosagem recomendada pelo fabricante do produto, e depois ir aumentando, se necessário. mais chato mas mais eficáz é dividires a dosagem (em geral eles dizem para deitar X 1 vez por semana) pelos 7 dias da semana por forma a adicionares diáriamente. É mais eficaz e deitas poucas doses de cada vez. podes usar um conta-gotas para melhor controlar, fazendo as contas ao nº de gotas que dá uma dose semanal dividido por 7. tens a dose diária.... :)

encontras montes de páginas na internet que te resumem os sinais de carência de micro ou macro nutrientes visíveis nas plantas. se encontrar algum link, posto aqui. dá para começares a interpretar os sinais que elas te dão (amarelecimento das folhas, buracos, etc). isso são carências de um ou outro nutriente que depois podes adicionar isoladamente para corrigir o problema.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

uma ajudinha a colocar as fotos, falta-te o [/img] no fim da primeira foto e na segunda tens um "/" a mais no inicio bem como novamente o [/img] no fim

Pic_5985_1.jpg

Pic_5985_2.jpg

Não anda aí "gente" a mais dentro? :?:shock:

O que te pode estar a provocar os niveis altos de nitratos

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

muitissimo obrigado Zeneo, não tava a perceber como colocar as fotos.

E anda ...anda um bocado de gente a mais...mas são filhotes e eu não tive coragem de pôr lá um oscar ou assim....mas já tenho escoamento para alguns...e outros (quando tiverem bom tamanho) vou da-los a membros aqui do forum que os queiram tratar bem.

mas sempre esperei q 2500 L/H de filtragem externa e plantas de crescimento rapido conseguissem consumir tudo...ok, agora já percebi que não resulta....

um abraço