Duarte Publicado Agosto 16, 2005 Publicado Agosto 16, 2005 Boas. Recentemente reparei que no meu aqua de 200L com dois plecos, um oscar e um severo começaram a aparecer alags green spot nos vidros. Isto nunca me tinha acontecido, so nas plantas. O aqua esteve mais ou menos 1 semana e meia sem TPA, visto que estavamos em obras ca em casa, só pó e mudanças, etc. Ontem mudei logo 40L de água, limpei o filtro (Eheim 2213, no fim do mês vou adicionar outro externo com caudal de 100L/h), mudei a lã de vidro e fiz uma nova garrafa de CO2. Agora, nem com o raspador de algas (daqueles magnéticos) aquela porcaria sai. E é só nos vidros, não é em mais lado nenhum. O que faço? muitas TPAs? Cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
paulo duarte Publicado: Agosto 16, 2005 Publicado: Agosto 16, 2005 Viva, As green spot nos vidros não saem com limpadores magnéticos. Usa um cartão multibanco antigo ou algo do género. Vais ver que sai tudo :D Cumprimentos, Paulo Duarte
Peninha Publicado: Agosto 17, 2005 Publicado: Agosto 17, 2005 já agora amigos... sabem se os loricarideos (vulgo Plecos) as destroem? é q acabei de introduzir 16 deles de varias especies num aqua de 240L e gostava de saber se adianta alguma coisa ou se o melhor é começar a esfregar...... obrigado.. Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 17, 2005 Publicado: Agosto 17, 2005 Olá. já agora amigos... sabem se os loricarideos (vulgo Plecos) as destroem? é que (palavra corrigida) acabei de introduzir 16 deles de varias especies num aqua de 240L e gostava de saber se adianta alguma coisa ou se o melhor é começar a esfregar...... obrigado.. Olá Morcego Vermelho (sim... também sou fã da BD da Disney) Quanto às algas... isso é um bocado difícil para te responder. Depende dos peixes que tens e da sua alimentação. Eu por exemplo, tenho 7 num aquário de 50 litros, há algas que eles comem e outras que nem lhes tocam. Mas greenspot, só tenho nas folhas da Ludwigia Repens. Os vidros estão imaculados. O melhor é deixares o tempo responder... se nunca tiveres greenspot, das duas uma; ou tens o aquário estabilizado de maneira a nunca aparecerem, ou então há algum(ns) L('s) que as gosta de papar... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
André Silvestre Publicado: Agosto 17, 2005 Publicado: Agosto 17, 2005 Viva,As green spot nos vidros não saem com limpadores magnéticos. Não? Então as minhas são especiais de corrida porque com o limpador magnético os vidros ficam a " brilhar".
paulo duarte Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 O limpador magnético limpa eficazmente as algas quando estas começam a surgir nos vidros. Se nos desleixarmos um pouco e as deixarmos fixarem-se que nem lapas(pontos verdes), garanto-te que são bem difíceis de retirar, até mesmo com um cartão multibanco Cumprimentos, Paulo Duarte
ZANITO Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 esfregão verde ninguém usa? mais eficaz não há...e sai barato...
FILIPEALMEIDA Publicado: Agosto 18, 2005 Publicado: Agosto 18, 2005 Zanito, isso é que é... eu usava o limpador magnético... não tira tudo... depois foi o multibanco... desde que descobri o esfregão verde não quero outra coisa.... sai tudo e não risca. Abraço, Filipe Almeida APC #484
Peninha Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 obrigado pelas ajudas, já agora Zanito, 2 dos plecos que lá estão são os teus meninos... lindos... mas muito preguiçosos no que toca a papar a bela alga.... vou resolver de esfregão verde mesmo. um abraço a todos Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 olá a todos..eu sei q sou chato e maçarico na aquariofilia...mas é por isso q estou aqui a por perguntas..eehehehe...agora como se os green spots não me chegassem, tenho uma tremenda infestação de algas negras filamentosas (parecem cabelinhos pubicos) no meu plantado. e neste, eu não posso pôr plecos porque se comportam como touros em loja de porcelana. alguem me pode ajudar, por favor? Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Pedro Figueiredo Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Uma lamina para a barba limpa isso tudo! Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
FILIPEALMEIDA Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 peninha, Ui... eu também tive disso e vi-me negro para conseguir acabar-lhes com a raça... usei várias estratégias... tenta por em prática para ver se consegues acabar com o problema: 1) primeiro, compra testes de nitritos, nitratos e fosfatos. mede os valores e depois coloca aqui os resultados, para ver se te ajudamos. 2) essas algas aparecem (tal como outras) ou porque tens nutrientes a mais ou porque tens desiquilibrios de nutrientes (por ex. podes ter nitratos a 0, o que impede as plantas de absorverem, por ex: fosfatos). por isso é importante medires. 3) tenta primeiro uma estratégia de TPA's diárias de 20%... experimenta por uma semana. 4) terás luz a mais ou luz deficiente ? tenta reduzir o nº de horas diárias de luz. 5) em desespero, tenta 1 ou 2 semanas fazer TPA's com água destilada para levares o nível de nutrientes a 0... assim as plantas tentam ganhar a competição de nutrientes com as algas... mas é importante medires os valores primeiro... deixa de adubar com micros e macros (se o fazes). 6) coloca mais plantas de crescimento rápido, nem que seja a flutuar, para teres mais massa vegetal a absorver nutrientes. 7) uns peixitos comedores de algas também ajudam, por exemplo Ottocinclus. eu, no meu caso, tentei tudo isto e só aumentava o número de algas. só consegui resolver o problema fazendo o contrário, ou seja, recomeçando a adubar com micros e macros, numa base diária. ao fim de algum tempo desapareceram. coloca aqui mais dados: - que tipo de luz tens e quantos watts - que filtragem usas - os valores medidos de nitritos, nitratos e fosfatos. Estes últimos, em excesso, são uma fonte de problemas no que toca a algas... tenta fornecer o máximo de informação para vermos se te conseguimos ajudar. Abraço, Filipe Almeida APC #484
Peninha Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 obrigado pela ajuda Filipe.. já tenho os testes todos e vou faze-los hoje, amanhã posto tudo o q puder acerca daquele aqua... a ver se é desta q aprendo alguma coisa de jeito.... até amanhã Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 olá forum, Filipe aqui vão as intimidades todas do meu aqua (que está a ficar bem barbudo ) e eu fiz testes a agua de entrada para ver de onde veem os problemas: aqua:70x40x50 = 140 L substrato: Sera floredepot 1,5cm+areão negro e silica branca media 6 cm iluminação: calha Lifetech 80cm com 2x55W de 10.000K-acesas 14horas/d termostatos: 1x100W+1x75W - temperatura 28ºC filtros : Eheim 2217 1050L/H c/ ceramicas/espuma/carvão/antifosfatos JBL CristalProfi 500 1500L/H c/ bioballs/ceramicas/carvão/esponja fauna:Mollies- 1 macho+ 4 femeas + 200 alevins em varios estagios Espadas-1 macho + 1 femea + 100 alevins em varios estagios Botia Palhaço - 1 c/12 cm Corydoras - 4 Otocinclus - 2 alimentados 2 x dia com coração de boi com verduras de manhã e flocos e comida para alevins a noite. flora: limophila sessiflora x 25 pés 2 anubias grandes uma boa area coberta de lilaeopsis neozelandae (as algas estão a cobrir toda a lilaeopsis e as anubias) Tpa's : 15% dia sim dia não = 45% por semana torneira aquario fosfatos - 0 1 mg/L nitritos - 0,3 mg/L 0,1 mg/L amonia - 0 0 ph - 7,2 8 (mas meti sal, o aqua é pra mollies) dureza gh- 60 mg/L 140 mg/L kh- 50 mg/L 60 mg aditivos q usei- sal proprio para aquarios 4 colheres chá p/140 Litros Cycle-Nutrafin a cada 2 mudas Aquaplus-Nutrafin a 1 gota/L nas TPA's PlantGro-Nutrafin 1xsemana bom... acho que descrevi tudo.... o que é que estou a fazer de errado? obrigado desde já pela paciencia [/img] Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 olá forum, Filipe aqui vão as intimidades todas do meu aqua (que está a ficar bem barbudo ) e eu fiz testes a agua de entrada para ver de onde veem os problemas: aqua:70x40x50 = 140 L substrato: Sera floredepot 1,5cm+areão negro e silica branca media 6 cm iluminação: calha Lifetech 80cm com 2x55W de 10.000K-acesas 14horas/d termostatos: 1x100W+1x75W - temperatura 28ºC filtros : Eheim 2217 1050L/H c/ ceramicas/espuma/carvão/antifosfatos JBL CristalProfi 500 1500L/H c/ bioballs/ceramicas/carvão/esponja fauna:Mollies- 1 macho+ 4 femeas + 200 alevins em varios estagios Espadas-1 macho + 1 femea + 100 alevins em varios estagios Botia Palhaço - 1 c/12 cm Corydoras - 4 Otocinclus - 2 alimentados 2 x dia com coração de boi com verduras de manhã e flocos e comida para alevins a noite. flora: limophila sessiflora x 25 pés 2 anubias grandes uma boa area coberta de lilaeopsis neozelandae (as algas estão a cobrir toda a lilaeopsis e as anubias) Tpa's : 15% dia sim dia não = 45% por semana torneira aquario fosfatos - 0 1 mg/L nitritos - 0,3 mg/L 0,1 mg/L amonia - 0 0 ph - 7,2 8 (mas meti sal, o aqua é pra mollies) dureza gh- 60 mg/L 140 mg/L kh- 50 mg/L 60 mg aditivos q usei- sal proprio para aquarios 4 colheres chá p/140 Litros Cycle-Nutrafin a cada 2 mudas Aquaplus-Nutrafin a 1 gota/L nas TPA's PlantGro-Nutrafin 1xsemana bom... acho que descrevi tudo.... o que é que estou a fazer de errado? obrigado desde já pela paciencia Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 olá forum, Filipe aqui vão as intimidades todas do meu aqua (que está a ficar bem barbudo ) e eu fiz testes a agua de entrada para ver de onde veem os problemas: aqua:70x40x50 = 140 L substrato: Sera floredepot 1,5cm+areão negro e silica branca media 6 cm iluminação: calha Lifetech 80cm com 2x55W de 10.000K-acesas 14horas/d termostatos: 1x100W+1x75W - temperatura 28ºC filtros : Eheim 2217 1050L/H c/ ceramicas/espuma/carvão/antifosfatos JBL CristalProfi 500 1500L/H c/ bioballs/ceramicas/carvão/esponja fauna:Mollies- 1 macho+ 4 femeas + 200 alevins em varios estagios Espadas-1 macho + 1 femea + 100 alevins em varios estagios Botia Palhaço - 1 c/12 cm Corydoras - 4 Otocinclus - 2 alimentados 2 x dia com coração de boi com verduras de manhã e flocos e comida para alevins a noite. flora: limophila sessiflora x 25 pés 2 anubias grandes uma boa area coberta de lilaeopsis neozelandae (as algas estão a cobrir toda a lilaeopsis e as anubias) Tpa's : 15% dia sim dia não = 45% por semana torneira aquario fosfatos - 0 1 mg/L nitritos - 0,3 mg/L 0,1 mg/L amonia - 0 0 ph - 7,2 8 (mas meti sal, o aqua é pra mollies) dureza gh- 60 mg/L 140 mg/L kh- 50 mg/L 60 mg aditivos q usei- sal proprio para aquarios 4 colheres chá p/140 Litros Cycle-Nutrafin a cada 2 mudas Aquaplus-Nutrafin a 1 gota/L nas TPA's PlantGro-Nutrafin 1xsemana bom... acho que descrevi tudo.... o que é que estou a fazer de errado? obrigado desde já pela paciencia Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 mais um pequeno detalhe...de irrelevante importancia...os nitratos estão pra lá da escala do teste....a cor é tão escura q nem tenho por onde comparar.....será este o problema? Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
FILIPEALMEIDA Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 ora bem, vamos lá tentar ajudar... trocaste-me as voltas, pois estava a apostar que tivesses bastantes fosfatos... mas parece que não... curioso o teu problema, pois aparentemente: -tens fosfatos a níveis normais; -amónia e nitritos a níveis normais -como dizes, tens imenso nitrato, mas aposto que já deve sair assim da torneira... no entanto, não me parece que seja o causador de tanto problema com algas... no entanto, deves esforçar-te por lhe baixar o valor. parece-me que podes diminuir o nº de horas de luz, pois referes que deixas 14h ligada, tenta reduzir p/ 12 ou mesmo 10 h. Quanto à quantidade de luz, parece-me normal. os espectros que usas eu, pessoalmente, não gosto muito, pois referes que possuis lampadas de 10.000 K . eu prefiro lá mais na casa dos 6.000K, mas tb não me parece que seja causador do problema.No entanto, eu apostaria em diminuir o tempo de luz ou mesmo desligar 1 lampada temporáriamente para experimentar (nunca soube se danifica a calha, mas já experimentei e parece não ter problema. tb tenho uma lifetech...) deixo-te os meus palpites: - tira o anti fosfatos do filtro. aparentemente, não está a fazer nada, pois tens níveis aceitáveis à saída da torneira. - começa a adubar com micro-nutrientes, pois não referes se utilizas e eu penso que fazem falta. se comprares, tenta escolher 1 que não tenha fosfatos que seja só à base de micros (ferro, boro, etc.). existem várias marcas no mercado, não te vou sugerir nenhuma, mas podes pesquisar aqui no forum para teres umas ideias do que o pessoal costuma usar. - notas carências nas plantas ? estilo folhas a apodrecerem, folhas a amarelarem, a ganharem buracos, com falta de côr, etc? isso pode revelar carência de micro ou algum macro-nutriente, o que pode explicar a persistência das algas. - coloca mais plantas de crescimento rápido, nem que seja a flutuarem. vai observando aqui no forum, porque existem sempre almas caridosas que dão plantas provenientes de podas. - A minha ideia do post anterior de usares água destilada não a ponhas em prática, pois parece teres valores (à excepção de nitratos) perfeitamente normais. esgotei os meus palpites. alguém que dê outras opiniões. vai colocando aqui as tuas conclusões e continua por mais um tempo com as TPA's. São muito importantes. boa sorte, Abraço, Filipe Almeida APC #484
Peninha Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 muito obrigado Filipe, estive a ler a tua msg, e é isso que vou fazer...andei a gastar tanto dinheiro em material que realmente uma ou duas tomadas com temporizador não me vão arruinar.É muito provavel q seja mesmo luz durante horas a mais, andei a ler umas coisas e todoa a gente fala de 10 a 12 horas tal como dizes, é só porque chego muito tarde a casa e gosto de lhes dar de comer a noite tb...luz a mais não será até porque as limophilas sessifloras estão sempre a crescer e a tapar a luz as outras...e essas nem teem muita barba.As anubias estão cheias da alga cabeluda... e uma delas está realmente a ganhar uns buraquitos nas folhas.... a outra não, é mesmo só muita barba negra. Enfim, ontem na minha busca pela "verdade" aconselharam-me um produto pra por na agua a base de potassio da Seachem...vou tentar tambem. quando puder (aprender) ponho fotos do aqua....era pra se chamar plantado.....mas nestas circunstancias decidi chamar-lhe aquario "ZZTop".... em honra aos barbudos. Muito obrigado. às algas!!!!!!!!! Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
FILIPEALMEIDA Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 sobre a luz compra um temporizador e atrasa a hora de acender a luz e a hora de apagar. Por ex: eu tenho os meus a acender às 12h e a apagar Às 24h. assim ainda dou comer e "curto" os peixes até à meia noite... sobre o potássio, eu aconselharia andares aí durante 1 mês a adubar com micros e depois avaliar os sinais e tx de crecimento das plantas e só depois, se concluires que precisas, apostar em adubar com macros. o controlo das dosagens de macros tem que ser rigoroso, ou caso contrário podes ter "boom's" de algas. aconselho, também, nos micros e no mês inicial, a utilizares metade da dosagem recomendada pelo fabricante do produto, e depois ir aumentando, se necessário. mais chato mas mais eficáz é dividires a dosagem (em geral eles dizem para deitar X 1 vez por semana) pelos 7 dias da semana por forma a adicionares diáriamente. É mais eficaz e deitas poucas doses de cada vez. podes usar um conta-gotas para melhor controlar, fazendo as contas ao nº de gotas que dá uma dose semanal dividido por 7. tens a dose diária.... encontras montes de páginas na internet que te resumem os sinais de carência de micro ou macro nutrientes visíveis nas plantas. se encontrar algum link, posto aqui. dá para começares a interpretar os sinais que elas te dão (amarelecimento das folhas, buracos, etc). isso são carências de um ou outro nutriente que depois podes adicionar isoladamente para corrigir o problema. Abraço, Filipe Almeida APC #484
Peninha Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 obrigado pelo conselho Filipe, vou segui-lo e ver o q acontece.... entretanto aprendi a por aqui fotos por isso aqui vai.....olhem bem pra desgraça.....http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5985_2.jpg Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5985_2.jpg Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
José Cruz Silva Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 uma ajudinha a colocar as fotos, falta-te o [/img] no fim da primeira foto e na segunda tens um "/" a mais no inicio bem como novamente o [/img] no fim Não anda aí "gente" a mais dentro? O que te pode estar a provocar os niveis altos de nitratos Abraços Zé Néo
Peninha Publicado: Agosto 26, 2005 Publicado: Agosto 26, 2005 muitissimo obrigado Zeneo, não tava a perceber como colocar as fotos. E anda ...anda um bocado de gente a mais...mas são filhotes e eu não tive coragem de pôr lá um oscar ou assim....mas já tenho escoamento para alguns...e outros (quando tiverem bom tamanho) vou da-los a membros aqui do forum que os queiram tratar bem. mas sempre esperei q 2500 L/H de filtragem externa e plantas de crescimento rapido conseguissem consumir tudo...ok, agora já percebi que não resulta.... um abraço Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Recommended Posts