Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!!

Antes de mais, queria saludar-vos pelo vosso excelente forum... keep going!! 8):lol:

Como estão a ver.. ando com a paranoia de montar um aquario para tubarões!! :) Já tive um aquario de 100L feito por mim, mas acabou por correr mal e o vidro partiu-se.. agora e passados uns 5 anos quero montar um na minha futura casa, dentro de uns 2 meses!!

A ideia era montar um aquario só de tubarões (nem sei se é viável).. gostava que fosse um aquario vistoso para meter na sala, com pouca profundidade mas de dimensões médias.. nada de 200L como já vi por ai!

Gostava de saber a vossa opinião, dimensões aconselhadas.. só tubarões? sim ou não e porquê. :lol:

Desde já vos agradeço pelo tempo dispendido para ler este tópico, se me puderem dar umas dicas, ficarvos-ei bastante agradecido! :lol:

Publicado:

Já tive a ver excelentes topicos de como iniciar na aquarofilia.. mas as minhas duvidas permaneçem.. já agora acabou de me passar pela cabeça.. meto la uns 6 ou 7 tubaroes.. eles crescem para uns 20cm.. e depois? Quem tem coragem de meter uma mão dentro do aquario para reparar qualquer coisa? Estarei a ser demasiado medricas? :lol::):lol:

Tive a ver e existem muitos aquarios com 100x30x40.. parece-me uma boa dimensão.. ou então 120 ou 140x30x40.. que vos parece?

Publicado:

Olás,

1º que tudo, o que entendes por TUBARÕES?

Na verdade, em "aquariofilês" (a língua dos aquariofilistas: lol:, que nem sempre respeita o que é "científico") , existem 2 tipos de tubarões: os "normais" de água salgada...e os peixes, geralmente ciprinideos, que são apelidados de tubarões.

Se estás a pensar em tubarões de água salgada...esquece. São demasiado complicados de manter, exigindo na maioria dos casos grandes investimentos (refrigerador, por exemplo) e aquários á altura...já para não falar da trabalheira que significa manter um aquário de água salgada sem se ter o mínimo de conhecimentos na matéria.

Se estás a pensar em "tubarões" de água doce, como já referi geralmente ciprinideos ou peixes-gato, precisas de escolher uma espécie pequena pois o teu aquário é minúsculo para a maioria das espécies. A manutenção é igual a qualquer aquário de água doce e poderá ser muito complicado introduzir mais que um exemplar. Evita a todo o custo introduzir espécies muito grandes, como o denominado "tubarão-bala" (Balantiocheilus melanopterus - 35cm) ou o "tubarão-martelo" (Pangasius sutchi - + de 80cm), que apesar de serem muito comuns nas lojas...crescem imenso.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Very thanks pela ajuda..

A ideia é mesmo tubarões de agua doce.. mas tou a ver que não é viável! :lol:

Existe alguma especie de ciprinideos ou peixes-gato que sejam parecidos com tubaroes e que não fiquem assim tão grandes? E a cena de um acidente no aquario por o tubarão estar com fomeca? É possivel?

Mais uma vez agradeço.. o teu nick não me é estranho.. vens do tuning.online.pt certo? :D

Publicado:

Olás,

Existe alguma especie de ciprinideos ou peixes-gato que sejam parecidos com tubaroes e que não fiquem assim tão grandes? E a cena de um acidente no aquario por o tubarão estar com fomeca? É possivel?

Alguns dos denominados "tubarões" de água doce e que pertencem á família dos ciprinideos são, espanta-te...herbívoros. :D

É o caso do "Labeo" (Epalzeorhynchus) bicolor e do "Labeo" (Epalzeorhynchus) frenatus.

Se fosse a ti, desistia da ideia...e montava um aquário "decente", com espécies mais comuns.

Cumps,

Nuno Reis

Ps- tuning? Não me parece...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Como já foi dito é um risco esse aqua que queres fazer, os "tubarões" quando adultos podem passar os 30cm e mais de 1metro, eu já há uns tempos tive mas não aconcelho principalmente se for um aqua só para eles.

Como já disseram consegues um aqua mais vistoso com outros conjuntos de peixes (se quiseres depois posso-te dar alguns conjuntos possiveis pro futuro aqua), para ser sincero acho que nem tu ias gostar do resultado, se calhar estás a pensar nos tubarões que vês na tv e estes não têm nada a ver, não fazem mal a uma mosca.

Boa sorte

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:
... se calhar estás a pensar nos tubarões que vês na tv e estes não têm nada a ver, não fazem mal a uma mosca.

Boa sorte

Por acaso ja tive um aquario com varios tipos de peixes.. mas todos escolhidos ao calhas.. tinha também uns 3 tubaroes, mas n tiveram tempo para crescer muito.. o aquario partiu-se! :?:oops:

Em principio meto peixes variados e depois uma ranzita e uns 2 camarões.. :lol::lol::)

Publicado:
.. mas todos escolhidos ao calhas..  

Em principio meto peixes variados e depois uma ranzita e uns 2 camarões.. :lol:  :lol:  :)

Não faças isso... :roll: isso é exatamente o conceito oposto ao de "aquariofilia", eu a isso chamo enlatar sardinhas :?

cumps

Porque? :oops:
Publicado:

Manguela

1 :arrow: Existem predadores e presas

2 :arrow: Nem todos os peixes exigem a mesma temperatura

3 :arrow: Nem todos os peixes exigem o mesmo ph

4 :arrow: Excesso de peixes vai levar a uma morte antecipada

5 :arrow: Deve-se ter o minimo de cuidado para tentar criar um habbiat minimamente proximo ao real dos peixes

6 :arrow: Certos peixes são de habbitats completamente diferentes

7 :arrow:Os peixes são seres vivos e devem viver como tal

Ps: Todos aqui te iram ajudar se quiseres mas ninguem te irá ajudar com animo se fizeres erros "só porque sim"

Ps2: É facil ter peixes em casa o que é mais complicado é ser um bom aquariofilista

banner.jpg

Publicado:

True True ... Tens que ter em atenção aqueles pontos que o FBIpt disse, pH ,ºc ,tamanho do aquário, e o mais importante saber criar um espaço para eles.

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Publicado:

Labeo Albino: pacifico e não cresce por aí além, tive um mas morreu qd ouve a vaga de calor a e temperatura do meu aqua se passou... era muito calmo e eu fartei-me de ler tretas sobre Labeos qd estive para o comprar, parece que podes ter mais que um no aqua, mas em 100 litros eu não punha mais de 2 para cada um ter seu território.

Agora se me permites uma sugestão, eu montei o meu aquario velho no quarto, tem cerca de 100 litros e agora serve de casa para um casal de apistogrammas que espero venham a criar. Um aqua especializado permite-te fazer criações de alguns peixes e vale a pena apostar num casal de apistos ou escalares por exemplo...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

Olá a todos,

tenho um aquário de 72 litros, com os "tubarões" à excepção do bala e do albino. como o bicolor é maior, é o rei, mas os restantes(o martelo, o negro, o frenatus), dão-se relativamente bem. para compensar o chato do bicolor, tenho duas botias tigre, verdadeiramente chatas para manter o bicolor ocupado. tb tenho um peixe faca, que é lindo mas pelos vistos nervoso, ainda tenho duas botias palhaço, duas corydoras, um pleco lindo e uma plattydora. para ajudar a festa, 4 camarões para as limpezas desta bicharada toda. fiquei fascinado com os labeos. só há um problema nisto tudo, os labeos gostam de esconderijos e às escuras é que andam a "curtir" a água.

já agora, alguem sabe alguma coisa sobre a alimentação dos "tubarões"?

abraços,

RLA

Ruben Bento

Publicado:

Olá rubenbento bem vindo a este fantastico forum :lol:

Em primeiro lugar e resppondendo á tua pergunta: os tubarões comem flocos normais, até o bicolor, o bala(que neste caso não tens) é mais á base de alimentos vegetais!

Espero ter respondido á tua pergunta :?

Agora uma coisa que salta logo á vista, o teu aqua está a arrebentar de peixes :oops: , não é para desanimar porque no inicio todos cometem erros!

Plas minhas contas deves ter mais de 200cm de peixe, e para isso terias de ter praí 1000L mais nem tenho a certeza se chegaria :roll:

Vou explicar, quando digo que tens mais de 200cm de peixe é quando esses que tens aí chegarem á fase adulta, por exemplo a botia tigre pode atingir 21cm quando adulta.

Isto é só uma pequena parte do que poderia dizer.

A solução é arranjares um aquario muito grande para os ter ou então tentar trocar alguns na loja.

Desculpa se fui um pouco severo, mas tentei não o sei :roll:

Abraço, e nunca te esqueças que erros todos cometemos

banner.jpg

Publicado:

caro amigo FBIpt,

obrigado pela ajuda. não foi ofensivo nada o que disse. eu tb o sei :) , mas esqueci-me de dizer que tenho um aquário de 150 cm à espera destes meninos todos. e só irão tubarões. os outro ficarão no aquário pequenino. como ainda são pequenos, dá para manter. mas daqui a 1 mes, talvez já nao dê. vamos ver....

é um vicio que estou a começar a ter. a minha namorada tb vem muito a este forum. ela tem dois aquários em casa, eu apenas 1, mas vamos comprar uma casa e lá colocaremos o tal de metro e meio. já agora, alguém aqui sabe alguma coisa sobre o tubarão negro? é um peixe feio, parece um velhote, mas mesmo assim comprei. já agora, eles gostam de plantas´?

abraços para todos vós!

Ruben Bento

• 4 anos depois...
Publicado:
Boas pessoal!!

Antes de mais, queria saludar-vos pelo vosso excelente forum... keep going!! 8):thumbup3:

Como estão a ver.. ando com a paranoia de montar um aquario para tubarões!! :D Já tive um aquario de 100L feito por mim, mas acabou por correr mal e o vidro partiu-se.. agora e passados uns 5 anos quero montar um na minha futura casa, dentro de uns 2 meses!!

A ideia era montar um aquario só de tubarões (nem sei se é viável).. gostava que fosse um aquario vistoso para meter na sala, com pouca profundidade mas de dimensões médias.. nada de 200L como já vi por ai!

Gostava de saber a vossa opinião, dimensões aconselhadas.. só tubarões? sim ou não e porquê. :P

Desde já vos agradeço pelo tempo dispendido para ler este tópico, se me puderem dar umas dicas, ficarvos-ei bastante agradecido! :wink:

boas...

aquario de tubarões boa ideia.

Menos de 400L nao é aconçelhavél se queres ter tubarões tens de ter muito espaço os tubarões como deves saber serao grandes e normalmente segundo já li por aqui até se sentem mais felizes em grupo, 3 pelomenos.

Na sala nao duravam tempo nenhum um aquario de tubas que sao (MUITO) nervosos tem de tár num quarto ou divisão que quase nao tenha movimentação de pessoas, ou eles nao param, sempre assustados.

Se por exemplo escolheres um tubarão bala (que considero um dos mais bonitos)que pode ir aos 40 cm.....que a nadar mais parece um turpedo....já viste as pranxadas que um animal desses pode dár nos vidros?....e o áqua sempre fechado porque eles sao adeptos do salto...

Claro que há sharks mais pequenos 25-30cm mas axo k será sempre melhor 300L para cima, pouca vegetação....talves um tronco ou pedras e muito espaco livre para nadar(sao todos nadadores velozes)

bem espero ter ajudado um pouco e boa sorte com esse áqua ...depois mete ai umas fotos....

Publicado:

Boas

Isto já é de 2005!!!!!!???????!!!!!!

Os tubarões devem de estar com 2 metros já!!!!!!!!

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5