Recommended Posts

Publicado

Pessoal... ainda estou em choque. :shock:

Muitas eram as teorias acerca das causas dos meus níveis exagerados de fosfatos e nitratos, até que há uns dias atrás a arrumar um coral no aquário reparei que ao mexer a areia de coral alguma sujidade ficava em suspensão na água... teria eu a areia suja? :roll::?::roll:

Preparem-se que não é bonito de se ver :?:?: :D

Pic_5279_28.jpg

Pic_5279_27.jpg

Após 1 ano de montado o aquário está todo ajavardado, eu nem queria acreditar.

Tive de mudar 540 litros em bidons de 50 litros de água suja de cada vez, e digo-vos que este aspirador de areia é de facto uma maravilha, funciona como uma mangueira de sifonagem que usamos para retirar água do aquário.

Foi um dia maravilhoso, tira 50 litros sujos e mete outros 50 litros novos, no total de 11 bidons.

Alguma vez vos aconteceu isto? Já tentaram aspirar a areia para ver o que acontece? (provalmente pode acontecer a mesma coisa que a mim) :twisted:8) .

De qualquer forma esta intervenção surge da necessidade que tive em mudar algumas coisas no aquário, nomeadamente o tipo de rocha.

Eliminei toda a rocha artificial que tinha, sobrou isto que estará à venda no seu local respectivo neste fórum:

Pic_5279_29.jpg

Pic_5279_30.jpg

Abraços

Nuno Carvalho

Publicado:

Oi Nuno!

Bem, eu nunca tive um grande problema como esse, pois aspiro periodicamente a areia de coral! Se tivesses algum ophiuro em local visível como eu tenho verias o que acontece depois dele digerir alguma comida. Deita fora um material que depois de alguns dias parece poeira dentro do aqua!

Cumprimentos,

Pedro.

Publicado:

penso que muitas das vezes isso acontece pela falta de equipe de limpesa,penso eu, existe aqueles buzios que agora nao me ocorre o nome que se enterram na areia,ter esse tipo de bixarada faz com que a sujidade nao se acumule tanto na areia e tb algum tipo de ermitas como o das patas brancas.Ja agora esse tubo tem motor ou é so uma mangueira?

abraços

Publicado:

Oi

O aspirador só tem a mangueira.

Quanto a equipe de limpeza és capaz de ter razão, apenas tenho camarões e alguns hermitas, nada de significante para um aquário do tamanho do meu.

Vou apostar nisso.

Abraços

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá,

Pois Nuno, também me parece que há falta de equipa de limpeza por aí! Não que resolva pois tens areão muit grosso que deves limpar (da forma como o fizeste agora) regularmente.

Para teres uma ideia, no meu sistema coloquei 20 patas brancas, 20 patas verdes e 20 Cerites. Isto além da enorme quantidade de caracois detritivoros que tenho...

Abraço,

Diogo