Qual o tamanho do seu aquário???  

47 votos

1. 1.

• < 60 Lts
      7
    • entre 60-120 Lts
      8
    • entre 120-250 Lts
      19
    • entre 250-500 Lts
      8
    • entre 500-1000 Lts
      3
    • > 1000 Lts
      2

Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal...

Apareceu-me aqui uma dúvida pois estou a pensar comprar um novo aquário!

Actualmente tenho um de 60 Lts mas cheguei a conclusão de que é pequeno para as minhas intenções futuras... Ter um aquário marinho, bonito e vistoso no meio da sala! Como não tenho muita experiência vou fazendo as coisas com calma...

Alguém me pode indicar qual o tamanho mais indicado para um aquário onde possa montar, desde ciclideos a discus, passando depois para marinho?? Não queria um aquário muito grande por isso tava a pensar num de 120/150 Lts!! Parece-vos razoável?? Já agora, como é que fazem, os que têm aquários muito grandes, as trocas de água de 70/100 Lts ??? Usam uma bomba para puxar a água para o aquário ou é aos garrafões de 5Lts como eu no meu de 60?? :)

Aqui fica também uma pequena votação....

Publicado:

Tenho vários aquários de vários tamanhos por isso nãp participei na votação.

Se queres ter apenas 1 ou 2 aquários recomendo a ficares com aquele que tens e comprar um maior.

Quando ao tamanho, compra de preferência de medida standart e o maior possivel em relação a estrutura e dimensão da tua casa.

Ou seja um aquário de 2000 litros num apartamento no meio de uma laje ou num quarto de 12m2 é capaz de ficar mal ou teres de pagar a queda da laje/edificio.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

pois, o pessoal já deu a resposta. Quanto maior, melhor. Quanto mais não seja quanto maior o volume de água, mais fácil é de equilibrar os parametros bio-fisico-químicos do aquário e mais resiliente a mudanças em relação ao ponto de equilibrio. Agora a tua dicisão depende da tua bolsa e da engenharia da casa que tens... :oops:

Publicado:

Na minha opiniao, quanto maior melhor e mais facil.

Mas e sempre de ter em conta que por maior que seja o aquario sera sempre pequeno.

Quanto maior mais facil a estabilizaçao e maior sera a qualidade de vida dos peixes. Se tiveres espaço compra o maior que puderes.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pessoal, acabei por comprar um de 240 ( 120*40*50) Lts brutos...

Fiz a melhor escolha pois concordo que sempre dá para oferecer melhor condições aos peixes para nadar e os valores da água ficam mais estáveis...

Por curiosidade, se equipararmos um humano médio de 175cm a um peixe de 10cm este aqua daria um paralelipipedo de 21*7*8.75, isto em metros...

Penso imenso se conseguiríamos viver aqui fechados... mas, com uma boa dedicação da nossa parte, oferecendo o melhor que sabemos e podemos acho que é possível manter peixes felizes! Òbvio que o ideal seria eles andarem livres pela natureza...

Cada vez que olho para o mesmo fico com vontade de começar a montá-lo mas agora não tenho muito tempo com os exames :D

Vou colocar cíclideos africanos nele...

Abraço a todos

Publicado:

vivva na minha opinião existe um problema comum em quase todos o aquas, por se ter convencionado um tamanho padrão eles não variam muito, mas quanto a mim gostaria de ver aquas mais profundos, o meu tem 120x40x50, acho que tem pouca profundidade, gostaria que eles tivesse mais 20cm de profundidade. Tal como acontece nos akuas salgados estes já são mais profundos.

26675160.img.jpg

Publicado:

Ola sergio!

Com mais profundidade haveria de facto mais litros disponiveis para montagem e para os peixes, o que seria sempre melhor, mas não achas que depois, ao estares sentado em frente ao aquário, essa profundidade te iria retirar observação do mesmo, ou seja, seriamos capazes de distinguir á mesma um peixe pequeno que estivesse do outro lado do aquário?

Acho que o comprimento é o lado que se aumenta mais pois é a face que mais queremos olhar, de frente, e quanto maior o alcance, maior nos parece... se tivessemos um cubo de 50cm de aresta, as montagens de plantas e tocas e isso não se notariam na parte de trás, estavam lá mas apenas para os peixes!

Abraço

Publicado:

viva, para tudo existe um equilibrio, não te parece estranho que se existam akuas que tem diferentes comprimentos mas em profundidade sejam iguais? 100x40x50 ou 250x40x50

é só a minha opinião, mas acho que aumentando a profundidade, tens mais espaço para criar várias “layers” de vegetação, quanto aos peixes acho que não são mais 20 ou 30 cm que vão fazer com se deixem de ver.

Claro que o impacto visual de um akua de 250 é diferente de um de 100. Mas tb não o é, um aquário com 50 cm de P. com um de 70cm P.

26675160.img.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!