BrJt Publicado Agosto 12, 2005 Publicado Agosto 12, 2005 Boas pessoal. Gostava de saber se alguém costuma utilizar estes produtos e qual seria o mais indicado para fazer baixar os nitratos. A mim dá-me a sensação que o MicroMec é mais completo que o NitraEx mas gostava de ouvir a vossa opinião porque eu estive a ver no site e não cheguei a uma conclusão. Podem ver nos links que vou deixar aqui. Abraços Bruno http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...k68WlLgQm2Wg60o http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...k68WlLgQm2Wg60o Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 13, 2005 Publicado: Agosto 13, 2005 Para mim é uma troca parcial de água mesmo... não há melhor para baixar os nitratos Podes também colocar algumas plantas que tos consomem. Importante mesmo será detectares de onde estão a aparecer nitratos porque os quimicos não te resolvem o problema de fundo, apenas to adiam e se tens niveis de nitratos elevados no aquário significa que há algo que não estás a fazer bem. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
BrJt Publicado: Agosto 13, 2005 Autor Publicado: Agosto 13, 2005 Pois, mas eu mudo cerca de 10% de água todos os dias e tenho plantas de crescimento rápido e mesmo assim não há maneira de baixar os nitratos, não sei o que fazer mais além de colocar estes quimicos. Todos os outros valores estão excelentes menos os nitratos. Abraços Bruno Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 13, 2005 Publicado: Agosto 13, 2005 Que tamanho tem o aquário? Quantos peixes lá tens dentro? Não estarás a dar comida em demasia? São tudo pontos que deves verificar. Os nitratos são o fim do ciclo... se tens nitratos altos, significa que das duas uma: -Ou tens variações altas nos restantes parâmetros e não dás conta -Ou a água da rede já vem com niveis altos de nitratos (é possivel...) Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
BrJt Publicado: Agosto 13, 2005 Autor Publicado: Agosto 13, 2005 O aquário tem 100L, tenho 9 guppies, 2 platys, 4 corydoras e 2 limpa-vidros e alguns alevins com cerca de 3/4 semanas. A água da torneira também tem alguns nitratos porque eu já a medi. Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 13, 2005 Publicado: Agosto 13, 2005 Em termos de peixes não está mal. O problema de teres a água da torneira com nitratos é que é chato e como estás a fazer tpa's de 10% todos os dias, isso significa que estás a meter doses de nitratos no aquário todos os dias, possivelmente mais do que aquilo que as plantas que tens te conseguem consumir. Já experimentaste mudar a rotina de TPA's, visto a tua água ser menos própria? Em vez de tpa's diárias, fazeres TPA's semanais de 20% a 25%. Assim dás tempo a que as plantas consumam os nitratos da água de reposição e os resultantes do ciclo. Experimenta fazer isso por algum tempo e logo verificas o resultado. Se os nitratos não baixarem assim então talvez meter mais plantas a dar-lhes condições (luz e co2) e em ultimo caso recorrer a quimicos. Boa sorte. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
BrJt Publicado: Agosto 13, 2005 Autor Publicado: Agosto 13, 2005 Pois,por acaso ainda não experimentei fazer TPA's só semanalmente, vou começar a fazer e verificar os resultados. Uma coisa que eu já reparei é que não dou CO2 às minhas plantas e elas crescem que é uma coisa doida para além das algas que começaram a aparecer em força. Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 13, 2005 Publicado: Agosto 13, 2005 Se já começas a ter algas é melhor mesmo aumentares as plantas, antes que tenhas um boom de algas que depois te vês à rasca para controlar... A luz e o co2 ajudam as plantas a vencer as algas na batalha pelos nutrientes. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts