Niveis de fosfatos muito altos


Recommended Posts

Olá pessoal, tenho um problema muito grande no meu aquario plantado.

O nivél de fosfaos é sempre alto( mais de 4mg), mesmo fazendo TPA's todas as semanas, e agora já coloquei um produto no filtro, aconselhado por uma loja, mas mesmo assim nao baixa.

Existe mais algum metodo para tentar baixar os fosfatos????

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Que tipo de produto adicionaste ao filtro ?

 

Eu tinha esse problema e adicionei Green X da Hagen e tive que esperar 1 semana para obter resultados.

 

Será este produto?

 

Saudações amigas.

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tenho o mesmo problema. mas te digo, já tentei uma data de produtos e nada! não baixam...

 

parece que o que ponho no filtro não resulta nada!

 

experimenta umas mudas com água destilada para tentar levar isso a valores mais baixos!

 

podes ter deficiência em nitratos. Se não tiveres nitratos as plantas não absorvem fosfatos.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Segundo tudo o que li neste forum e em outras referências bibliográficas a água destilada não é recomendada.

 

Esse tipo de água não contêm sais minerais essênciais à vida.

 

Quanto muito sugiro TPA`s com água obtida por osmose inversa.

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para melhor esclarecimento dos que lêem, poderiam partilhar o nome dos produtos que usaram e que foi um insucesso.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que o problema está na água que usas que deve vir carregadinha de fosfatos. Atenção igualmente à qualidade do teste. Quando se obtêm valores anormais consistentemente, antes de se entrar em pânico convirá verificar a coisa fazendo um teste por exemplo na tua loja habitual.

 

Caso se verifique que o problema existe mesmo, então sugiro que compres um aparelho de Osmose ou então um absorvente de fosfatos (só para a água das mudas porque as plantas precisam dele).

 

O melhor que eu conheço chama-se Rowaphos e é terrivelmente caro mas é excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Segundo tudo o que li neste forum e em outras referências bibliográficas a água destilada não é recomendada.

Esse tipo de água não contêm sais minerais essênciais à vida.

Quanto muito sugiro TPA`s com água obtida por osmose inversa.

 

A única diferença entre água de osmose e água destilada é o facto da água destilada conter, por vezes, níveis elevados de cobre ou outros metais derivados do mau acondicionamento da mesma. De resto são básicamente iguais: pH 7,0 (6,5 mais precisamente), gH e kH 0...e ausência total de elementos que não sejam H2O, dependendo este último exclusivamente da qualidade do "destilador"/aparelho de osmose.

 

Provavelmente o teu problema terá a ver com a água da torneira, que podes deixar a "filtrar" num balde com alguma resina anti-fosfatos.

Também poderá ter a ver com o teu teste de fosfatos, que está mal "calibrado", ou com má utilização/qualidade do fertilizante que usas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Snan,

 

Usei o Green X e o Phos Zorb... o facto de não serem eficazes no meu caso, não quer dizer que não o sejam noutros... posso dizer-te que já obtive leituras de 10 ppm na água da torneira...

 

Quanto À agua destilada, tb já ouvi opiniões contraditórias... aliás, neste tema das águas cada um dá a sua... já ouvi que não se deve usar água de osmose em plantados... não se pode usar água destilada... não se pode usar água da torneira... então o que se pode usar ?

 

Eu passei a usar água destilada (tenho fosfatos altissimos à saída da torneira) e não tenho tido problemas, inclusivé acabei com uma praga de algas filamentosas controlando os fostatos e doseando eu os micros e macros... os peixes parecem não se queixar...

 

É claro que tenho o cuidado de calcular uma dose de micros e adicionar diáriamente, caso contrário as plantas ressentem-se... mas fora isso, a minha experiência com água destilada foi positiva...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal. Obrigado a todos os que responderam, esculpem lá o atraso, mas so agora é que consegui ligar o computador.

Então é assim: o teste que eu tenho é da sera, por isso julgo que é bom. Em relação ao que coloquei no filtro, sincrament deitei caixa fora e nem vi o que era :) simplesmente foi-me aconselhado pelo senhor da aquaplante (publicidade á parte)que eu considero como uma pessoa que percebe bastante. Mas po acaso vou fazer um teste á agua da torneira para vr o que dá.

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

terá sido o Antiphos da AquaMedic? no meu resultou...mas entretanto meti-lhe um filtro inteiro cheio disso...1 kilito de Antiphos...a 1500 L/H, os fosfatos nem sabiam onde se haviam de meter....fiquem bem

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.