o que faço?????


Recommended Posts

olá pessoal

estou aqui com umas duvidas....

eu tenho um aquario onde estão a viver um casalinho de nigrofasciatus, um casalinho de salvinis e um casalinho de jacks (que por sinal até se dão mal).

nesse aquario tenho no fundo areia que por ser muito fina, anda sempre de um lado para o outro, o que até é giro, mas que para limpar é uma porcaria porque nao posso sinfonar senão a areia vai á vida, e cria imenso gaz por baixo o que tem resultado na morte das minhas 15 corys que habitavam com os meus monstrinhos. esse gaz, por sua vez é mais facil de controlar com areão porque ou sai por ele ou entao sai na sinfonagem.

acham que estes meus peixitos malandros dão-se bem com um solo de areão???? que tipo de areão posso comprar para que não seja tambem levado com a sinfonagem?????

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Podes sempre tentar uma areia mais grossa se quiseres, por exemplo na praia do Meco tens uma bem grossa e julgo que podes sinfonala que não vais perder muita, eu pelo menos neste momento uso uma um pouco mais fina que essa e ate hoje não tive problemas, como vou remodelar o aquário é exactamente essa que estou a pensar usar.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

o que até é giro, mas que para limpar é uma porcaria porque não (palavra corrigida) posso sinfonar senão a areia vai á vida, e cria imenso gaz por baixo o que tem resultado na morte das minhas 15 corys que habitavam com os meus monstrinhos

 

A maioria do "pessoal" que mantém ciclideos, mantém também areia nos seus aquários e nunca teve problemas.

Ao invés de mudares, talvez fosse bom descubrires porque se forma o gás...

A causa mais provável é a acumulação de porcaria na areia, talvez por excesso de peixes ou caudal a menos. Isto aliado a pouca areação da areia, causa a que se formem bolhas de ar resultantes da decomposição da matéria orgânica.

 

Para resolveres o problema, terás de remexer melhor a areia uma vez por semana ou, se preferires, instala um conjunto de tubos perfurados por baixo da areia, ligados á saída do teu filtro.

Se instalares uma power-head junto da areia, evitas a deposição de matéria orgânica e ajudas na oxigenação.

Também podes colocar um grupo de Melanoides tuberculata (caracóis), que irão ajudar bastante.

 

Para aspirares a areia, usa um tubo muito grosso ligado a uma mangueira. Assim consegues sifonar sem problemas nenhuns. Se vier areia atrás, volta a introduzir no aquário...

 

gravel2.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é acho mesmo que tem a ver com a decomposição da meteria organica, ja tenho a algum tempo esses caracois e apesar de ja se terem reproduzido, nao tenho uma grande praga como geralmente se vê nos aquarios, o que me leva a querer que não será excessos de comida senao eles ter-se-iam reproduzido muito mais.

não consegui perceber como é essa coisa dos tubos ligados á saida do filtro....

toda a agua que sai do filtro passará a sair debaixo da areia????

em relação ao sifão... eu tenho um sifão desses mas se me ponho a sinfonar a areia ela sai mesmo toda!

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

não consegui perceber como é essa coisa dos tubos ligados á saida do filtro....

toda a agua que sai do filtro passará a sair debaixo da areia????

 

Podes orientar os tubos como quiseres, seja 50%, 25% ou 100% a sair pela areia, e o restante a sair normalmente. Podes fazê-lo comprado uma saída em "T", e orientando as duas saídas...uma sai pelos tubos perfurados...e a outra sai para o aquário directamente. Depois com uma torneira, cortas o fluxo onde quiseres...

 

O esquema é semelhante ao das placas de fundo (fbf), mas ao invés da placa tens um conjunto (3..4...5..) de tubos perfurados que se colocam debaixo da areia.

 

AZ95026_rgb.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais