JPA Publicado Agosto 11, 2005 Publicado Agosto 11, 2005 Olá a todos!!! Há muito que não passava por cá...(falta de tempo) Questões: 1ª - As lâmpadas de vapor de marcúrio não são indicadas para os salgados? 2ª - Fui a uma loja de iluminação saber os preços das lâmpadas PC e o senhor fez para lá uma multiplicação que não entendi muito bem...Do tipo, uma PC com 60W representava realmente cerca de 2 ou 3 vezes mais watts...Não percebi lá muito bem esta multiplicação!!!Alguém pode explica sff?É que estava a pensar em contruir a minha própria iluminação, se verificar queé mais rentável...
Diogo Lopes Publicado: Agosto 11, 2005 Publicado: Agosto 11, 2005 Olá, 1ª - As lâmpadas de vapor de marcúrio não são indicadas para os salgados? Gostaria de dizer apenas que a ideia que tenho é que existem lâmpadas de vapor de mercúrio e lâmpadas de vapor de mercúrio com iodetos metálicos. As primeiras têm uma fraca eficiência energética e por isso não serão muito aconselháveis para a aquariofilia marinha. Já as segundas, graças à sua maior eficiência e à possibilidade de se varia a cor pela adição dos iodetos poderão ser usadas para a aquariofilia... Esta conclusão é meramente intuítiva depois da leitura deste artigo: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/...ecao=&idTexto=2 2ª - Fui a uma loja de iluminação saber os preços das lâmpadas PC e o senhor fez para lá uma multiplicação que não entendi muito bem...Do tipo, uma PC com 60W representava realmente cerca de 2 ou 3 vezes mais watts...Não percebi lá muito bem esta multiplicação!!!Alguém pode explica sff?É que estava a pensar em contruir a minha própria iluminação, se verificar queé mais rentável... As PC´s e as T5 têm uma maior eficiência energética que as vulgares T8 - assim fará sentido que se façam essas contas. Se comprares uma lâmpada normal no Aki daquelas de alta eficiência, verificarás que esta trará a indicação de 18W = 100W, por exemplo... Abraço, Diogo
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 11, 2005 Publicado: Agosto 11, 2005 As PC´s e as T5 têm uma maior eficiência energética que as vulgares T8 - assim fará sentido que se façam essas contas. Se comprares uma lâmpada normal no Aki daquelas de alta eficiência, verificarás que esta trará a indicação de 18W = 100W, por exemplo... Essa equivalência diz respeito à quantidade de luz emitida por cada lâmpada. 18w=100w significa que uma fluorescente de 18w emite a mesma quantidade de luz medida em lumens do que uma incandescente de 100w Em termos de conversão de energia eléctrica em luz a primeira é mais do que 5 vezes mais eficiente do que a segunda. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts