Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal

Fui no fim de semana buscar agua natural ao Estoril, e antes tinha lido que os cabozes da nossa costa adoram algas tipo cabelo!!

Para o meu espanto, realmente é verdade , apanhei 8 cabozes , peq medios e 1 ja grandito, e em 4 dias ja noto uma grande diferença!!

Ainda não ouve baixas de cabozes, e as algas estao a desaperecer linear mente, ve se os peixes a "rasgar" literalmente as algas das rochas!!

As minhas duvidas são as seguintes:

1. OS cabozes dão cabo dos corais?? se sim quais?

2. Quando acabar as algas comem granulado , flocos ou comida congelada??

3. Qual é a media de duração deste peixe em agua salgada tropical?

4. Quanto tempo pode se armazenar agua dentro de um recipiente? não se evapora e o sal nao aumenta?

5. Se alguem quisser cabozes que aguntem 29 ºc podem vir buscar pq acho que sao muitos para o meu agua e a comida (algas) estao a acabar!

Obrigado,

ALex

Publicado:

Ok aqui vai umas fotos

Pic_1706_5.jpg

Pic_1706_6.jpg

Estes sim, comem algas de cabelo, quais caracois quais camaroes, isto ja ta quase bom!! SEM ALGAS!! ehehhe!

Abraço

Alex

Publicado:

:roll:

já tive desses, iguaizinhos e nunca os vi comer algas!!!

comem sim camarões com a sua bocarra! por isso os tirei passado algum tempo... porque os camarões foram desaparecendo...

Publicado:

Boas

Olha eu tenho imensos camaroes da nossa costa, e ainda nao vi nada, agora que comem as algas isso garanto te, eles arrancam as com a boca , parece que estao a rasgar carne de um osso, neste caso algas das rochas!!

Talvez tenham muiiiiiita fome, mas realmente as algas estao quase devoradas e os camaroes continuem!!

Abraço,

Alex

Publicado:
Com os animais da nossa costa tenho o hábito de os devolver à procedência depois de "prestado o serviço". Eles têm tendência a ficar algo letárgicos depois de uns meses a uma temperatura tão elevada.
ORa aí está o que é! yikes

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

há Cabozes e cabozes. yikes

Tens cabozes que não passam disso mesmo, cabozes e tens Salarias.

Sim salarias da nossa costa que comem algas tal e qual como as que compramos nas lojas.

Tenho um amigo que tem 3 da nossa costa e uma comprada na loja e a diferença é mesmo só pelo facto de a da loja ser maior e ter que se alimentar com mais quantidade de algas, porque de resto as da nossa costa comem como a outra.

Publicado:

Viva

Primeiro temos que referir que membros de duas famílias distintas são geralmente referidos como cabozes: os da família Blenniidae e os da família Gobiidae.

As Salarias que geralmente estaõ nas lojas para venda são da família Blenniidae. O peixe capturado no estoril que aparece na foto é da família Gobiidae.

Uma forma muito rápida de distinguir os memebros desta família é através das barbatanas dorsais: os gobideos têm duas claramente diferenciadas e os blennideos não. Nos gobídeos conseguimos distinguir facilmente as escamas enquanto que os blenideos têm uma adaptaçãoi especial na sua pele que segrega muco abundantemente e lhes permite realizar respiração cutânea, podenso assim permanecer fora de água em ambientes húmidos durante a maré baixa.

Pessoalmente, penso que a optar por uma família para comer algas devemos escolher a Blenniidae. Já aqui se falou dos problemas de manter bichos da nossa costa nos aquas... Um colega meu estudou o regime alimentar de alguns membros destas duas famílias na região do Cabo Raso e verificiou que na espécie Coryphoblennius galerita 70% da sua alimentação eram algas. (fotos no Google)

A título de curiosidade existe uma salaria nas nossas águas, masi comum no Algarve, a Salaria pavo, (fotos no Google) que é muito estudada do ponto de vista comportamental e fisiologia. É uma espécie protegida por isso...

Nos Açores e Madeira podemos encontar o Ophioblennius atlanticus, este sim um reputado comedor de algas, muitas das vezes vendido nos EUA (redlip blenny). É bastante grande e não sei se comerá só algas yikes

Não considero nenhuma destas espécies 100% reef safe, mas enquanto forem pequenos penso que não devem fazer muitos estragos.

Concordo que após eliminação do problema, devemos devolver esta bicharada ao habitat.

Boas pescarias :D

Cumps

RCalado

Publicado:

A julgar pelos Ecsenius, a família dos Blenniidae não é 100% reefsafe.

Entretanto tenho em casa uma publicação antiga do Museu do Mar de Cascais precisamente sobre o Coryphoblennius galerita que é uma delícia de ler. Não me lembro dos autores. Serão os teus colegas Ricardo?

Publicado:

Da experiência que tenho dos vulgares blenídeos da nossa costa é que não são exclusivamente herbívoros. Aliás, têm um apetite muito voraz, alimentando-se de tudo o que lhes é oferecido, ao contrário das Salarias que concentram toda a sua atenção nas microalgas.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:
Viva Apisto

Penso que não...

ele esteve a fazer este trabalho entre 2000 e 2001.

É pá! :) Eu sou doutra geração, já me esquecia :)

De qualquer modo essa publicação deve vir citada no trabalho dele. Está engraçadissima porque tem uma componente fortíssima de análise comportamental e estudo das complexas interacções intra-específicas.

Publicado:

Viva

É sem dúvida um blenídeo.

Uma vez que tem tentáculos supra orbitais, talvez seja um Coryphoblennius galerita ou um Parablennius gatorugine.

Cumps

RCalado