Desova de DISCUS...:(

Recommended Posts

Publicado

O meu casal de Discus já tinha feito 2 desovas mas tinha sempre comido os ovos...anteontem voltaram a desovar mas não os comeram e têm estado sempre junto a eles, só que o que acontece é que a grande maioria dos ovos têm ficado brancos...

É normal ficar uma quantidade tão grande de ovos?e porque ficam brancos serão fungos?qual a razão?será que nas próximas os discus tratarão melhor dos ovos no que diz respeito à limpeza dos mesmos?ou será da água?

Agradeço desde já a ajuda de todos os elementos do forum!

Publicado:

Olá Luis,

As duas principais razões para os ovos ficaram brancos são ( tanto nos Discus, bem como em outras especies de peixes tropicais ) :

- Ovo não fertilizado

- Ovo sujeito a fungos devido ( muitas vezes ) à qualidade inadequada da agua

Um abraço

Miguel

Publicado:

Olá Luis!!

Quase de certeza que os ovos ficam brancos pois não são fertilizados.

Isso pode ser devido a inexperiencia do macho.

Abraço

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá Luis,

A minha opinião é que os ovos que dizes serem de côr branca são ovos fungados (uma solução seria a introdução de um U.V.).

Os ovos fertilizados distinguem-se dos não fertilizados pois ficam com uma pinta preta.

Este é a minha ajuda simplista espero que te seja útil :)

Muitas felicidades para futuras desovas.

Abraços

JC

Publicado:

Ola Figueiredo

Pode haver diversas circunstâncias para essas ocorrências como por exemplo:

- Serem 2 femeas( Infelizmente tenho duas femeas lindas que estão a desovar todos os 15 dias)

- O Macho ser estéril e como tal nada se consegue.

- A agua não estar nos parametros devidos ( Tenho um casal que desovou há cerca de 20 dias (tenho no forum 2 fotografias em que são bem visiveis os embriões e...... quando os alevins estavam a iniciar a nadar foram comidos).

- Culpa do creador que pela sua insitência de não resistir a dar uma olhadela de vez em quando e que motivo o stress nos pais.

E mais outras causas...

O meu conselho será muita paciência, paciência .

Se eu souber e possa ajudar disponha.

Ate sempre.

Rui

Publicado:

Olá Luis

A minha "receita" mantem-se igual ás dos outros membros: paciencia... paciencia... paciencia...

Eu explico:

Também tenho Discus! Acontece que perdi para aí umas 10 ninhadas nos últimos 4/5 meses...

1º - O casal umas vezes comiam os ovos...

2º - Outras vezes eles fungavam...

3º - Também tive momentos em que eles comiam os alevins...

4º - Por incrivel que pareça, houve momentos em que o casal não produzia o muco suficiente e os alevins morriam à fome...

Enfim... acho que não houve nada que não me acontecesse com aquele casal.

Agora neste momento, e após muuuiiinta paciencia, tenho então a primeira ninhada com SUCESSO, os alevins vivem já há 10 dias, o pai conseguiu produzir o muco suficiente para aguentar a ninhada, e os alevins começam agora a mostrar interesse na artémia recém nascida :lol:

Portanto: CORAGEM e PERSISTENCIA são fundamentais. Paciencia então nem se fala... Trabalho então... é pra esquecer... com todas aquelas TPA´s... Mas acredita, vale a pena!!! Nem sabes o quanto é gratificante, quando finalmente conseguimos!!!!

Não desanimes e vai pela máxima do totoloto: insista... insista... insista...

verás que não te arrependes!!!!

Desejo-te BOA SORTE para a próxima postura :wink:

Um Abraço

Jorge Costa

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Jorge,

Estou a ver que as feras ainda estão bem de saude espero que continuem assim pois era maravilhoso tudo aquilo que vi.

Continuaçao de boa Sorte.

PS: vamos ver se ainda lhe compro alguns desses alevins se quizer vender pois agora estou a montar uma nova casa para os meus discus

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Publicado:

boa noite a todos, e bom 2004,fico satisfeito por finalmente o Sr. Jorge ter dissipado as duvidas em relação ao casal,nos discus é necessário ter paciência, e nos amigos confiança, abraço

PS;ainda tenho 3 casais para quem estiver interessado

Publicado:

Ola !!

Alem de tudo o que foi dito e bem , penso que uma das razões de os ovos ficarem brancos têm apenas a haver com a dureza da tua água . Quando temos aguas duras (eu costumo medir em microsiemans) acima de 250 microsiemans os ovos arrebentam com a presão osmotica da água. Para isso temos que recorrer a um aparelho de osmosse inversa , águas engarrafadas ou então o precesso mais ecónómico, usando zeolite que absorve alguns minerias da água . Todo isto depende da dureza da mesma obviamente .

Um abraço

HUGO

Discus World Lda