Peixes ciclideos sociaveis


Recommended Posts

Estou a preparar um aquario de 200 litros e estou a tentar escolher peixes ciclideos que sejam minimamente sociaveis de modo a que não haja grandes baixas , através de pesquisas/leituras que fiz na Internet seleccionei os seguintes peixes:

 

Cherry Spots

Copadichromis borleyi

Gorgeous Hap

Julidochromis ornatus

Julie Marlieri

Labido Electric Yellow

Labidochromis perlmutt

Neolamprologus tetracanthus

Neolamprologus leleupi

Pelvicachromis pulcher

Botia macracanthus

Acarichthys heckelii

Apistogramma cacatuoides

Thorichthys meeki

 

Venho por este meio pedir a v/ opinião em relação aos peixes que seleccionei.

 

Obrigado,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À primeira vista escolheste ciclídeos (e não só) para montares 3 ou 4 aquários de 200L todos eles com necessidades diferentes.

 

Relativamente à sociabilidade dos ciclídeos: todos eles são sociáveis desde que mantidos com os companheiros certos e nas condições e necessidades mínimas exigidas. Por exemplo um apistograma pode ser tão mau como um pseudotropheus. :shock:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fazer a maior mistura que eu já vi.

Ciclideos dos lagos malawi,tanganika e americanos e outros não ciclideos.

 

Atenção que cada um deles tem PH diferentes e condições de manutenção diferentes.

 

Cuidado com os biotipos que pretendes.

 

saturnino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ainda estou mesmo muito no inicio por isso nem tenho dormido bem à procura de informação, embora não tenha sido pouca a já consultada que pelos vistos ainda não consegui sintetizá-la ou assimilar em condições :shock:

 

Pelas v/ respostas que desde já agradeço, pelos vistos vou ter de ter atenção aos biotipos aos lagos às companhias que escolho, quantidades...

 

Bem sei que não escolhi apenas ciclideos porque misturei os botias palhaços que eu gosto muito e fiz uma grande misturada de africanos com americanos :roll:

Pelos peixes que já visualizei na net e aquarios de lojas gostei mais dos africanos, se não se dão bem com os americanos então preescindo destes ultimos.

Gostava de começar por adquirir peixes pouco crescidos para acompanhar o seu crescimento... e queria pelo menos um casal no aquario para ver sse reproduziam... e queria ter o aquario bem guarnecido de vida ... eu escolhi tantos por aquela logica de 1cm por litro de agua :wink:

 

Lanço-vos um desafio, formarem uma lista de ciclideos que socializem bem e seja em quantidade certa para o meu aquario de 200 litros...

 

Obrigado,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar dar-te uma pequena seleção de cada lago

 

Malawi

 

Normalmente os mais agressivos são os mbunas mas mesmo de entre eles existem alguns calmos:

 

Labidochromis caeroleus

Labidochromis textilis

Iodotropheus sprengerae

Metriaclima greshakey

Pseudotropheus demasoni

 

 

Os peacocks ou pavões, tal como o nome indica tem um grande variedade de cores e gostam de se exibir, para mim são dos ciclidios mais pacificos que existem contudo existe o problema de se cruzarem entre diversas especies criando hibridos, todos eles são pacificos desde que os padrões diferentes, existe uma tabela no www.cichlid-forum.com que ajuda a combinar os peacocks com - probablidade de cruzarem entre si.

 

Chitande Type Group

A. kandeense

A. maylandi

A. saulosi

A. sp. "Chitande type Kande"

A. sp. "Chitande type Masinje"

A. sp. "Chitande type Mozambique"

A. sp. "Chitande type Nkhomo"

A. sp. "Chitande type North"

A. sp. "Yellow Collar"

 

 

Jacobfreibergi Group

A. jacobfreibergi

A. jacobfreibergi "Boadzulu Is."

A. jacobfreibergi "Cape Maclear"

A. jacobfreibergi "Hongi Island"

A. jacobfreibergi "Mamela"

A. jacobfreibergi "Mbowe Island"

A. jacobfreibergi "Otter Point"

A. jacobfreibergi "Reginae"

A. lwanda

A. sp. "Jalo"

A. sp. "Walteri"

 

Sand-Dwelling Group

A. aquilonium

A. auditor

A. brevinidus

A. cf. "macrochir"

A. gertrudae

A. guentheri

A. rostratum

A. sp. "nyassae mumbo"

A. stonemani

 

 

Stuartgranti Group

A. baenschi

A. hansbaenschi

A. hueseri

A. korneliae

A. sp. "Mbenji"

A. sp. "Stuartgranti Maleri"

A. steveni

A. stuartgranti

 

O outro grupo que falta são os haphlochromos, Normalmente são piscivoros e não devem ser mantidos com mbunas pois muitos deles alimentam-se de mbunas, são também chamados "big Boys" do Malawi

Tanto nos haps comos nos peacocks os territórios tendem a mudar muito pois só na altura da reprodução é que se preocupam com isso.

 

 

Tanganyka

 

Não conheço muitos mas acho que frontosa são os mais calmos mas crescem muito, num aqua de 200l o max que poderias ter seriam 2

Em principio serão todos relativamente calmos se as dimensões forem similares, mas acho que alguem mais entendido pode especificar-te melhor.

 

Victoria

 

Normalmente muto agressivos mas um hap nyererei é um peixe bonito em termos de cores.

 

 

 

Se tu gostavas de ter um cãozinho aquático aconselho-te 1 oscar :shock:

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar pelos Tanganyika, agora so tenho que decidir que peixes devo seleccionar desse biotipo. O problema principal devera vir a ser a socializacao terei de os estudar bem e recolher o maximo de opinioes para escolher bem as companhias... Se houver sugestoes... agradeço :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo a listagem da malta da tanga que eu tou a pensar adquirir não necessáriamente todos yikes

 

-> Neolamprologus tretocephalus

-> Neolamprologus sexfasciatus gold

-> Neolamprologus brichardi

-> Neolamprologus longicaudatus

-> Neolamprologus leleupi

-> Eretmodus cyanosticus makombe

-> Altolamprologus calvus

-> Julidochromis regani (ornatus ou marlieri)

 

Vamos ver se não mudo de ideias entretanto, é que eu adoro os

Tropheus duboisi ou moorii não sei é se 200 L chegam pra eles e se depois os consigo manter como iniciante que sou...

E acho muita graça aos Cyphotilapia frontosa que ficam enormes e já não deve chegar o meu aquario pra eles, os Pseudotropheus também me ficaram na retina... mas teria que me mudar para os malawi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei exatamente como são os tanganika mas tantos lamprologus talvez possa dar confusão, talvez algum dos "carolas" te possa confirmar isto mas eu sei que por exemplo um altolamprolagus black macho não pode estar com um altolamprologus compressiceps ou com calvus white

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se não mudo de ideias entretanto, é que eu adoro os

Tropheus duboisi ou moorii não sei é se 200 L chegam pra eles e se depois os consigo manter como iniciante que sou...

Existem aqui no forum dois tópicos sobre tropheus que deves der antes de te decidires se vais arriscar ou não.

 

Mas se és inexperiente com ciclideos não te aconselho tropheus. Eles são de facto peixes espetaculares mas exigem muito e é necessária uma preparação de base bastante apurada.

E como se têm de colocar todos em simultâneo a "pancada" em termos financeiros não é nada simpática.

Além do mais o ideal para os tropheus são aquários de 1,5M de frente. Eu estou a pensar muito seriamente se arrisco meter uma colónia no meu aquário de 250L ou se será preferivel vender esse aquário e adquirir um de 1,5m... só ainda não avancei porque ando a estudar as opções e a ver as possiveis consequencias resultantes das minhas opções (para já não falar da questão financeira é claro) :wink:

 

É que investir umas massas nos peixes para depois os ver morrer é complicado :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais