ezstyle Publicado: Dezembro 29, 2003 Publicado: Dezembro 29, 2003 Oi Pessoal! concordo com o lobocinzento,essas rochas tem cor muito clara e apos recoberta com algumas algas, fica com aspecto de sujeira. as rochas do Tanganika ou são blocos enormes ou são levemente arredondadas, acho que na area litorania voce de achar rochas parecidas. hugo para o biotopo Tanganika lembre-se sempre de deixar areas livres de arenão ,sem rochas,pois algumas especies se alimentam no fundo arenoso. Hugo nesse link tem um guia das especies do Malawi e Tanganika ele pode ajuda-lo a conhecer melhor os peixes pelo nome http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/artigos.htm os nomes cientificos são a melhor maneira de se conhecer os peixes ,pois são os mesmos no mundo todo, os nomes populares variam muito de pais para pais. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
Visitante Publicado: Dezembro 29, 2003 Publicado: Dezembro 29, 2003 Obrigado lobo pela ideia... era um programa e pêras!! Pois, mas cálcarios pretos acho que não ha... Ezstile, mas assim não há muitos esconderijos com blocos enormes... Quanto a areia no aqua, era essa a minha ideia, deixar espaços de areia pelo aquário... ( obg pela informação que algumas espécies se alimentavam lá...) Quanto a alimentação, até hoje, smp dei flocos! Gostava de ir para a artémia... não é preciso eclodi-la num aparelhozito? Que tipo de comidas vocês usam mais para os vossos ciclídeos? Bom Ano Novo a todos!!!!!
ezstyle Publicado: Dezembro 30, 2003 Publicado: Dezembro 30, 2003 Oi Hugo! os blocos enormes são so um exemplo eles são encontrados nas regiões costeiras do tanganika na faixa de 6 a 18 metros de profundidade,essa area e habitada pelos Tropheus em geral. eu alimento os meus ciclideos do tanganika com dieta variada, Tetra cichlid, Tetra delicas blood worms, artemias vivas e alface, essa dieta rica deve ser evitada para quem possue Tropheus que são herbivorus. Hugo criar artemia ate a fase adulta da um certo trabalho e melhor comprar em lojas e muito mais pratico. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
caotropheus Publicado: Dezembro 30, 2003 Publicado: Dezembro 30, 2003 Hugo Eu tenho tropheus e alimento exclusivamente com Sera flora e estão a reproduzir-se bem.
Visitante Publicado: Dezembro 31, 2003 Publicado: Dezembro 31, 2003 Tens no mercado varias marcas com comidas desenvolvidas para ciclideos africanos (jbl, HBH, Nutrafin, etc.), se tiveres tropheus(L. Tanganika), ou Pseudotropheus(L.Malawi), escolhe os granulados de Spirulina , dado que estes sao vegetarianos. Se deres granulados , tem em atenção a quantidade , pois esta comida aumenta de tamanho em contacto com a agua, e com o apetite voraz destes peixes em pouco tempo teras serios problemas com s teus peixes, obstipações intestinais que podem levar á morte. Não te quero com isto desencorajar da comida granulada, que na minha opinião é melhor do que os flocos, estes têm tendencia a deixar-te a agua com gordura na superficie.........dá granulados, mas pouco e varias vezes ao dia, outra sugestão é pores a quantidade de comida a dar, num pequeno copo com agua do aquario. Assim 1 ou 2 minutos depois ja a poderas dar em segurança aos teus peixes. Nos granulados dá preferencia aos que se afundam, pois aqueles que flutuam, fazem com que os peixes ao engoli-los engulam tb ar, podendo nalgumas especies trazer graves consequencias. Na comida viva, utiliza a comida congelada: 1º- nao tem parasitas 2º- eclodir e criar artemia ate idade adulta, é muito trabalhoso sobretudo nas quantidades necessárias para alimentar ciclideos. Deverás dar principalmente artemia, pois a artemia congelada é criada á base de phytoplancton , assim estarás a introduzir mais alimentos de origem vegetal na sua dieta Quanto ás rochas tenta encontrar aquelas que aches que ficam mais parecidas com as dos lagos, porque mesmo que o teu ph (da torneira seje baixo), naõ vão ser as rochas calcarias, que o elevarão ate aos niveis desejados, para manteres o ph nos niveis desejados, utliza alguma areia de coral, ou concha de ostra num filtro , e adiciona, nas mudas de agua, ou na agua evaporada, Buffers ou bicabornato de Sódio. Mete aí os valores de ph , e kh, da tua agua da torneira para aqui o pessoal te dar umas dicas. Tens aqui um link de um dos aquarios que mais fielmente reproduz os biotopos dos grandes lagos africanos: http://www.malawicichlidhomepage.com/panis...nkpanis3000.htm cumps, Rui
Visitante Publicado: Dezembro 31, 2003 Publicado: Dezembro 31, 2003 Antes de mais, obrigado por todas as respostas que me têm dado... é este o espírito no fórum que faz com que possamos estar sempre a aprender algo mais, mesmo os mais experientes... Pois, artemia recem-eclodida é que é comida para os alevins não e verdade..?! Será possível criar condições num aqua comunitário de modo a que se tenha lá um casal( d uma espécie qq), que este se consiga reproduzir e que dê para os alevins crescerem sem serem o almoço, ou será sempre preciso um aquario pequeno á parte? Os parâmetros da água da torneira são os seguintes : pH - 7.5 dH - 260 mg/L kH - 140 mg/L O Aquario é de 120*40*50 ( 240Lts) Tava a pensar pôr rochas cálcarias (gostava mais de rocha escura...) pelo aqua, areia e tlvz uma camada de aragonite ou do género, e mais umas conchas para shell dwellers... e umas plantas de biótopo Tanganika que é o biótopo que vou tentar fazer. Bom Ano Novo para todos!!!!!
Visitante Publicado: Dezembro 31, 2003 Publicado: Dezembro 31, 2003 Sim, a artemia, recem eclodida é muito boa para os alevins, mas tb naõ estritamente necessária. Eu pessoalmente retiro todos os alevins um pouco antes de as femeas os libertarem no aquario, isto se quiser salvar maior parte da postura. As femeas que por vezes nao conseguia tretirar sem destruir toda a decoração.. , largavam os alevins mas estes tb nao duravam muito, claro que isto depende sempre do tipo de espécies que mantens, no meu caso nao teem a minima hipotese de sobreviverem. quanto aos valores da água, são bastante bons, para o tipo de aquario, que montas , desde que não saltes por cima do calendário de limpezas, (sinfonar, o areão para evitar zonas anérobias, mudanças parciais semanais da agua, alimentação regrada, limpeza semanal dos filtros mecânicos, etc. ) Quanto ao ph tens de o aumentar com bicabornato de Sodio(as mudanças semanais, ajudarão a manter este valor estavel), e este poderás dissolve-lo na agua das mudas semanais. Faz um teste de Reserva alkalina (KH), e certifica-te que que nao baixem dos 80 mg/l, o teu valor de 140 mg/l é muito bom , por isso tenta mantê-lo. Tudo isto conseguirás se respeitares a manutenção semanal do teu aquário . Um conselho: - Mantém a superficie da agua em movimento - Não feixes as tampas do aquario totalmente para facilitar as trocas gasosas á superficie. Se tiveres alguma dúvida , é só dizeres.... Cumps, Rui
Visitante Publicado: Janeiro 1, 2004 Publicado: Janeiro 1, 2004 Mas os ciclídeos são peixes que custumam saltar fora dos aquários? já vos aconteceu algum caso? Já tive a ler alguma coisa, será de considerar o uso duma bomba de circulação, mesmo tendo um filtro potente? Se sim, em que zona do aqua deverá haver maior circulação? Há que distinguir se os peixes gostam de corrente forte na água( sentido contínuo), ou de turbulência na água (aleatório)... alguem sabe? Sem mais... BOM ANO 2004!!!!
Visitante Publicado: Janeiro 1, 2004 Publicado: Janeiro 1, 2004 Eu naõ tenho esse problema dos peixes saltarem, pois tenho um caixilho em vez das tampas de vidro tradicionais, se quiseres da uma olhada no meu post, na parte de fotos e videos. Quanto á corrente , a parte superficial deverá ser a com mais corrente , para te aumentar a capacidade do aquario fazer trocas gasosas, (melhorará muito assim). Quanto a teres corrente continua, so se fores montar um aquario de aguas rapidas de montanha e tenhas la trutas, caso contrario tenta sempre que a corrente seja "aleatória", existem umas cabeças motorizadas para esse efeito, muito boas, para esse efeito, bem conhecidas do pessoal dos aquarios de reef http://www.tunze.com/gb/index.html?lang=en-gb Como são um pouco caras, sempre podes optar por umas peças que encaixam no tubo de saida da powerhead, e espalham o jacto de uma maneira mais ampla, se puseres duas pwerhead em contra corrente é o ideal. cumps, Rui
Visitante Publicado: Janeiro 2, 2004 Publicado: Janeiro 2, 2004 Alguém poderá mostrar aqui uma foto do que é essa peça para espalhar a circulação aleatória? Qual o nome dela? O meu pai é eng. civil e hoje fui la ás obras e vi que usam areia de rio para o cimento... Acho que deve ser uma outra solução viável para o aquário visto ser mesmo de rio esta areia... só é preciso tratá-la antes mas com esta não ha problema de sais como na areia de praia e é realmente económica... Quanto a pedras, também nas obras, vi lá um tipo de rocha que é denominada por Azul Cascais, muito bonita e de cor escura, ficaria muito bem no aqua... alguém conhece esta rocha? será uma rocha alcalina, ácida ou neutra? Abraço a todos e bom ano
Visitante Publicado: Janeiro 6, 2004 Publicado: Janeiro 6, 2004 Mas ainda não percebi uma coisa, se é necessário usar bomba de circulação ou bomba de ar?? Já agora, qual a diferença destes?? se o tubo de saída do filtro estiver instalado num lado do aquário, ao percorrer 120cm a água chega sem velocidade ao outro lado criando uma diferença de velocidade na água... serão esses locais os "pontos mortos" no aqua??... o uso da bomba de corrente deve então ser feito no lado oposto por forma a criar uma "contra-corrente" que evite isso e que favoreça ao mesmo tempo as trocas gasosas, não é?? O uso de uma bomba tem esta finalidade?? Gostava de saber se isto está correcto pois se estiver, tem todo o interesse adquirir este aparelho... Obrigado e Abração a todos!!
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