Recommended Posts

Publicado

Sempre tive dois ou três Corydoras no aquario, plea sua utilidade e por gostar bastante deles (dóceis, não chateiam ninguém, ...)

Só muito recentemente descobri que é um peixe de cardume.

Neste momento só tenho um Albino, sabendo que o gajo fica melhor com mais quatro ou cinco a fazer companhia, assim será.

A questão é:

Se lhe juntar outro "tipo" de Corydoras o resultado será o mesmo?

O Corydora albino é uma "raça" propria ou apenas a "versão" albina de alguma outra?

Eu reparei que se juntarmos Cardinais com Néons, ele formam um cardume único, e julgo também que esse comportamento se deve essencialmente ao facto de se sentirem protegidos (menos stress, portanto) em grupo.

Poderei utilizar esse raciocinio com os Corys?

Por uma questão apenas estética (areão muito claro), preferia colocar Corys com mais cor. Reparei que têm todos praticamente o mesmo comportamento, tamanho e exigencias.

Posso encomendar Corys mais "engraçados" ou devo dar como companhia outros albinos?

Publicado:

Bem...

E já encontrei a resposta a uma das minhas questões:

A Albina é uma Corydora Aeneus.

Fica a questão, fará cardume com outras que não a Aeneus?

Publicado:

Oi Woody,

Eu não falo por experiência mas pelo que tenho visto e parece-me que elas se sentem melhor acompanhadas, mesmo que seja com outro tipo de corys, do que sozinhas.

Tem atenção às temperaturas porque há corys que gostam de temperaturas não tão elevadas.

Abraços

Pedro

• 5 semanas depois...
Publicado:

Essa é uma boa pergunta para a qual também ainda não encontrei resposta.

Nesta altura tenho três Aeneus e três albinos e reparo que enquanto os albinos passam muito tempo em "actividades" conjuntas (mesmo com o "veterano", quase com o dobro do tamanho) os Aeneus lá andam quase sempre isolados, cada um por si.

Mas também ainda são mesmo muito pequenos...

Publicado:

eu nao concordo com a teoria de que as corys sao peixe de cardume. considero que sejam peixes que se sentem atraídas pela actividade dos da mesma espécie e que por, diria, curiosidade, se interessam pelo que os outros fazem. isso explica o facto de haver corys que se mantêem sozinhas enquanto outras prosseguem as suas tarefas em grupo.

quanto à sociabilização de várias variantes, passe a redundância, de corys diferentes, não há qualquer problema pelas razões que apontei. Juntando diferentes variantes de corys ou teres todas da mesma variante (ex. aeneus) podes ter um comportamento social, que se parece com actividade de cardume, ou não, i.e. pode acontecer que tenham comportamentos "isolados".

footer28wh.jpg
  • 3 semanas depois...
Publicado:

corydoras são sim peixes de cardume , na natureza sempre estão em cardume , só que...

assim como outros peixes , as corys em aquarios "perdem" seu instinto de cardume , simplesmente pelo fato de que no aquario elas são colocadas com peixes compativeis , nao tendo predadores naturais se sentem mais avontade e nao ficam nadando em cardume , por maior que seje o aquario, mas é claro que nunca devemos criar uma cory solitaria pois elas nao se sentem bem , no minimo 3 exemplares , e nao prescisa ser da mesma especie

• 10 meses depois...
Publicado:

Olá a todos. Vejo pela data que este tópico já está inativo há algum tempo mas, vá lá, de repente encontro alguém conhecedor de corydoras que possa esclarecer minha dúvida:

Num aquário de uns 50 litros (60x30x30... eu sei, a conta dá 54 litros, mas a gente nunca enche completamente até o topo, não é), quantas Corydoras julii vocês colocariam? Uma população de 4 exemplares seria demais? Detalhe: o aquário seria exclusivo delas, sem outros peixes, e com tocas para esconderijo.

Publicado:
Olá a todos. Vejo pela data que este tópico já está inativo há algum tempo mas, vá lá, de repente encontro alguém conhecedor de corydoras que possa esclarecer minha dúvida:

Num aquário de uns 50 litros (60x30x30... eu sei, a conta dá 54 litros, mas a gente nunca enche completamente até o topo, não é), quantas Corydoras julii vocês colocariam? Uma população de 4 exemplares seria demais? Detalhe: o aquário seria exclusivo delas, sem outros peixes, e com tocas para esconderijo.

para o bem estar das corydoras eu iria aconselhar 4 mas eu num aquario de 80*30*40(altura) tenho 4... por isso nesse talvez umas 3 chegavam...

mas atenção que as corydoras comem a comida que fica no fundo mas não comem a porcaria dos outros peixes como certos camaroes...:twisted:

bitelink

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

Rafael Paiva

Cumps!!!

Publicado:

Rafael (ou qualquer outros que passem por aqui e se disponham a ajudar): você sabe os parâmetros "corretos" do pH da água das C. julii? Ou sabe indicar uma "fonte segura" na internet que forneça esse tipo de informação? Já encontrei 6.5, outro site aponta 7.5, outro ainda recomenda "neutro-alcalino e jamais ácido" e, para completar, encontrei a faixa "6.2 até 7.4"...

Publicado:

bem no meu aqurioa tenho corys aeneus (ullis nunca tive) mas o meu ph teve uma variação ao longo do ano (tempo a que tenho o aquario) de pH7.0 até 6.0 e estabilizou aqui... as corys aeneus não m mudaram de comportamento com nenhum pH e já deixaram ovos em águas com ambos os pH por isso penso que para qualquer corydora o bom será o neutro a ligeiramente ácida (sim, a minha não tá ligeiramente ácida mas isso é devido aos tetras cardinais)

bitelink

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

Rafael Paiva

Cumps!!!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Bem eu tenho corydoras panda, aeneus, julie, albinas ao todo são 6 num aquário com 80 litros e com ph sempre nos 7 tem estado sempre bem ao longo de 9 meses..

• 1 mês depois...
Publicado:

olá

um pouco fora de tempo mas só agora é que me meti nestas andanças...

eu tenho 4 cory's num aquário de 30 e poucos litros e eles estão felizes da vida (note-se que para além destes ainda tenho outros peixes...). Por isso, na minha modesta opinião, acho que um aquário de 50 litros dá para uns dez cory's à vontade (tendo em conta que estes serão os seus unicos habitantes)...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

• 5 meses depois...
Publicado:

Ph 6.2 é demasiado baixo para corydoras pygmaeus?

www.catiasilva.com/chinchilas

Publicado:
Ph 6.2 é demasiado baixo para corydoras pygmaeus?

Viva :lol:

Até 6.0 estás bem. Sendo 6.5 a 6.8 o ideal.

Tenho as minhas à varios anos entre 6.7 e 7.2 e nunca houve problemas.

Cmprts,

Luis.Dias