Woody_PT Publicado Agosto 8, 2005 Publicado Agosto 8, 2005 Ao fim de uma data de anos, decidi comprar um aquario maior e trocar todo o equipamento. Porque optei por vegetação densa, estou a preocupar-me com a luz. Fico no entanto com uma série de dúvidas: - Por aqui vejo que há muita adesão á regra de x W/Litro. Será válida? Mas se aumentar 10cm á largura, vou conseguir até mais uma dezena de litros e a incidencia luminosa será sensivelmente a mesma. Por outro lado, tenho visto catalogos de fabricantes e reparo que para a mesma potencia conseguimos intensidades luminosas bem diferentes. Por exemplo: Na Osram encontrei uma lampada T8 de 10W com 650 Lumen (65Lm/W), mas se procurar uma T5 com a mesma temperatura de cor já encontro 1350Lm para 14W (96.42Lm/W). Ou seja, com uma T5 consigo mais quase 50% de luz para a mesma potencia. - Alguém sabe onde posso comprar de forma informada lampadas T5 e acessorios na zona do Porto? Já corri uma série de lojas mas pouco ou nada percebem do assunto (numa especializada em iluminação só me vendiam as lampadas e tinha que comprar os balastros noutro sítio). Como estou limitado em altura, pretendo fazer uma armadura para lâmpadas T5 - espero compensar os maiores custos com o menor consumo. - Também gostaria de utilizar pelo menos duas, sendo uma de 4000K e outra de 6000K. Será uma opção correcta? Onde conseguir disso, visto que só encontrei á venda de 850K e 1000K? Isto para um aquario de 60x30x35, com bastante vegetação e exigente, povoado com Tetra Néons, "Bêbados" (focinho vermelho, ainda não lhes conheço o nome), um Labeo Bicorlor e alguns Corydoras, para já. Citar
André Silvestre Publicado: Agosto 8, 2005 Publicado: Agosto 8, 2005 Olá. As lâmpadas T5 a que te referes são lâmpadas de alto rendimento ( HO) que são ligadas a balastros electrónicos. Estes por sua vez são mais caros mas a longo prazo compensam, visto gastarem menos energia, aquecem menos e logo duram mais, puxam mais pelas lâmpadas, etc. Fala com o membro "ramirezi" e vê se ele te consegue arranjar o que queres. Citar
Joao Pedro Faria Publicado: Agosto 10, 2005 Publicado: Agosto 10, 2005 se souberes de algo avisa, estou à procura do mesmo , mas para um aquario de 100 cm, queria comprar os componentes para fazer uma calha... Citar "Time is money spend it"
Woody_PT Publicado: Agosto 10, 2005 Autor Publicado: Agosto 10, 2005 Só aos Sábados é que tenho oportunidade para dar voltas pelas lojas, por isso é que perguntei se sabiam onde. O material é relativamente simples: Além da armadura (pretendo mandar fazer á medida numa serralharia), são necessários os suportes das lâmpadas e balastros, obrigatoriamente electronicos. No campo dos balastros é que também vou precisar de uma loja informada, pois existem de diversos tipos e preços. Por fim, vem a luz, onde pretendo utilizar duas ou três lâmpadas. Principalmente neste tema é que eu gostaria de ouvir aqui opiniões fundamentadas, pois nos catalogos das marcas e nos sites que encontrei pouca ou nenhuma informação têm. Em alternativa acabarei por gastar mais e viro-me para as "especiais para aquariofilia" que se encontra informação nas revistas. Mas sei que isso é deitar dinheiro fora, pois paga-se bem mais apenas pela embalagem, visto que a lâmpada é rigorosamente igual á comerciais "normais". Citar
Recommended Posts