Recommended Posts

Publicado

Alguem deu a ideia pra fazer um overflow, mas ao inves de retornar a agua ele fez um vacuo, e ai a bomba ta puxando muito mais agua.

Alguem tem uma ideia como resolver esse problema?

Se faltar informacoes e so pedir!

Desde ja grato a todos

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Publicado:

Eu preciso de um meio de diminuir a capacidade da bomba. Pensei em diminuir o fluxo da passagem de agua. Ai alguem do forum disse que nao seria saudavel pra bomba este tipo de procedimento. Outro deu a sugestao do overflow. colocar um "T" na mangueira da bomba, assim parte da agua retornaria ao aquario e parte ao reservatorio da bomba. O que aconteceu foi o seguinte: Por causa da forca da agua, em vez de sair agua pelo "T" ela esta entrando!!!!

O resultado e que o drywet esta secando. Faz um barulho enjoado e a real falta de agua certamente estragara com o tempo a bomba.

O que eu fiz foi diminuir o fluxo de agua atraves de uma mangueira menor instalada dentro da mangueira principal.

gostaria de receber alguma sugestao pra contornar este problema, pois nao quero comprar outra bomba mais fraca pois nao a garantias de que vai resolver e ainda pode comprometer o sistema geral!

Valewwwww

Publicado:

Boas,

1 - Parece-me a solução do problema está em aumentar o diametro dos tubos e eventuais furos da saida de agua do aquario. isto certamente aumentaria o caudal, mas, mais cedo ou masi tarde se a zona de captura de agua ficar suja, lá está o sistema comprometido.

2 - em vez de um T tentar utilizar uma peça em forma de Y em qua a saida da bomba entre pela perna de baixo do y e as duas saidas, uma para o aquario outra de retorno por cima, assim a agua já é "empurrada". Sempre se pode aplicar uma valvula a estrangular a mangueira que segue para o aquario para regular o retorno.

3 - opção mais cara, sensores de nivel de agua ligados a reles para ligar e desligar a bomba tipo onda, quando enche liga, quando esvazia desliga.

Publicado:

Nao quero dizer que aumentar o diametro dos furos esta fora de cogitacao.

Mas a peca em formato de "Y" seria o ideal. onde poderia arrumar uma dessas?

Publicado:

Nao seria facil devido a posicao da bomba mas o efeito final nao seria o mesmo? (E isso e o que estou fazendo no momento!)

A ideia do "Y" me parece legal mas tenho que descobrir onde arranja o dito cujo

Publicado:

Não se certo ou não, parti do principio que o filtro era uma sump, se for este o caso ao cortar ainda mais a passagem de agua pelo overflow, o problema só tem tendencia a agravar pois o fluxo de agua para a sump diminui ainda mais.

Se não é esse o caso, e o filtro é tipo canister então não entendi qual a finalidade e posição do overflow

Publicado:

vou tentar encurtar o problema.

Sao tres furos na saida da agua do aquario.

um furo na entrada de agua do aquario.

Entra muito mais agua que sai. O filtro drywet-DIY "seca e faz barulho.

Nao quero comprar outra bomba pois nao tenho como calcular a vazao ideal do sistema.

Diminuir o fluxo de agua que passa pela bomba me falaram que pode prejudica-la. (e o que estou fazendo agora)

Me disseram pra dividir a agua que sai da bomba. Uma parte pro aquario e outra retorna pro reservatorio onde a bomba se encontra.

Agora e como resolver esse problema!

Publicado:

uma pergunta parva...

então mas se o filtro seca quer dizer que debita mais água de volta para o aquario do que o volume de água que sai do aquário para o filtro, certo ?

mas então não tens só de arranjar maneira de aumentar o volume de água do aquário para o filtro ? assim não resolves o problema? ou estou a ver mal ?

do que sei de sumps, não tentes equilibrar os caudais de saída e de entrada, tens é de arranjar maneira do de saída do aquário para a sump ser SEMPRE maior do que o que a bomba consegue devolver para o aquário. Depois tens de arranjar é maneira de que a sump não transborde, por exemplo, utilizando uma caixa de overflow.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Ai felipe,

A primeira frase esta certa e a segunda e a treceira tb!

A minha ideia e pegar uma parte da agua que e jogada pro aquario e faze-la retornar ao reservatorio da bomba. Assim diminuindo a entrada de agua no aquario sem estrangular a bomba!!

A ideia ta amadurecendo devagarinho mas chego la!!

O que e essa caixa de overflow?

Publicado:

procura aqui no forum, pesquisando por "Overflow" e encontras, de certeza, esquemas...

basicamente uma caixa de overflow faz o seguinte:

- possui um pequeno reservatório instalado à superficie do aquário;

- possui um pequeno reservatório instalado fora do aquário e ao mesmo nível do 1º; deste reservatório sai (em baixo) um tubo para a sump.

- a passagem de água do 1º para o 2º reservatório fica a cargo de um "sifão". serve um pequeno tubo que tem de estar sempre ferrado.

o sifão vai equilibrar os níveis de água entre os 2 reservatórios... como o 2º reservatório está a levar água para a sump, o sifão debita água do 1º reservatório para o 2º... A grande vantagem é a de que se a água do aquário baixar abaixo do nível superior do reservatório 1, então o sifão para e deixa de debitar água para a sump... quando a bomba volta a colocar água da sump para o aquário, então o nível de água do aquário sobe acima do limite superior do reservatório 1 e o sifão inicia a sua actividade, transferindo água para o reservatório 2 e novamente para a sump. topas ? é dificil de explicar sem ver um esquema... mas muito eficaz... o truque consiste em arranjar maneira do sifão nunca desferrar...

segue este link... dá para ter uma ideia...

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/overflow.htm

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

A ideia e bem legal, mas eu ainda nao postei o objetivo do meu aqua.

Gosto de peixes que vivem em rios com correnteza!

Preciso muito da forca da bomba na injecao de agua pro aqua.

Nao pude imaginar que tres furos, cada um maior que o furo de entrada, nao fossem dar vazao a minha bomba (eheim 1260).

To procurando o tal do "Y" ou tentar trocar as juntas que pus pois elas estrangulam um pouco o fluxo, cada mililitro e fundamental!

vou tentar por umas imagens quando lembrar onde pus elas! :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!