Recommended Posts

Publicado

Depois de muita :? com o João Magalhães decidi montar um aqua com ca´s.

material que tenho : aqua de 200l,filtro 2229 seco-humido,aquecedor de 300wats,rocha morta de coral,areia de coral,tampa com 150wats de luz, CM 1000l h.

quero peixes bonitos e resistentes pois este aqua vai ficar no quarto do puto. tem de ser só dum dos lagos ,sem misturas.

Se forem baratos ainda melhor e que se reproduzam bem :?

Aberto a opiniões :D

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:

Viva, olhando para o material, há partida tens tudo para iniciar esse aquário, aliás 150 watts de luz até é bom demais, se não te esmerares nas TPA´s vais ter algas com fartura.

Há uma opção na escolha dos CA´s que beneficiava directamente com esta quantidade de luz: escolhe vegetarianos

Os do Tanganika (Tropheus), não te aconselho muito, são caros e não aconselhados a principiantes, no malawi tens os mbunas, que são precisamente o que desejas, bonitos, reproduzem-se, e resistentes,...há sempre um limite :?

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

:D já agora quais e quantos :?

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:
quero peixes bonitos e resistentes pois este aqua vai ficar no quarto do puto. tem  de ser só dum dos lagos ,sem misturas.

Se forem baratos ainda melhor e que se reproduzam bem

Que tal um harem de pseudotropheus saulosis (1m+4f) e um harem de Iodotropheus (1m+4f)?

São duas especies bem diferentes, o que evita hibridos, e são tambem coloridos e reproduzem-se bem.

ruarrr_avt.jpg
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Tenho impressão que já meti a pata na poça :lol: comprei um trio de

placidochromis electra blue

estão fazendo a ciclagem do aqua ,agora é que vim a descobrir que são carnivoros :lol: .agora que companhia ponho lá ,ainda posso por mbunas, :lol: senão o que .

os gajos só saem das rochas para comer e tão rapidos que mal os vejo

, irão mudar

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:

Zé, com os placidochromis electra blue podes colocar mbunas, mas nao deves porque para além de serem carnívoros como tu dizes não resitirão à agressividade dos m'bunas. Enquanto forem jovens não haverá grandes problemas, mas depois...

Não meteste o pé na poça, tu caíste ao poço :lol:

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Boas Zix,

Tenho impressão que já meti a pata na poça

Pois... :lol: , de facto metes-te:

A divisão dos ciclideos do Malawi em grupos que me parece mais correcta é a seguinte:

M´Bunas- Exclusivamente vegetarianos ou omnivororos (como algumas espécies de Melanochromis), habitam zonas rochosas e pouco profundas do lago(salvo raras excepções como os Pseudotropheus sp. acei ).

Utakas- Alguns alimentam-se de zooplanton e invertebrados, de insectos e apenas as Protomelas sp. tem uma alimentação que inclui algas. Habitam zonas intermédias do lago (onde acabam as rochas e começa a zona de areia), ou areas abertas de areia com alguma profundidade onde algumas expécies "esgravatam" na areia em busca de alimento e outras apanham com a boca punhados de areia para procurar comida , sendo a areia "cuspida" em seguida já filtrada de potencias alimentos(invertebrados).

Grandes Haplos: Alimentam-se quase exclusivamente de outros peixes,

conforme o seu tamanho alimentam-se de alevins de outras expécie ou de m´bunas adultos, são bastante rápidos e predadores astutos. Habitualmente encontrm-se em águas profundas de fundos arenosos e apenas se chegam as rochas para caçar...

Como vez os hábitos alimentares e comportamentos são bastante distintos

entre estes 3 grupos o que vai provocar um vários problemas de alimentação/ predação ou de algo que ainda não referi propositadamente:

A agressividade e comportamentos de defesa de território são bastante diferentes entre os 3 grupos, o que equivale a dizer que os m´bunas de uma forma geral dominarão os Utakas impedindo estes de revelarem as suas cores fantásticas e de se reproduzirem(acredita de perdem todo o encanto natural).

Na minha opinião os Placidochromis necessitam de 1 aquário bem maior do que o tens de momento(200 litros), e as companhias ideais para eles

serias outros utakas como os Copadichromis, Protomelas,e.t.c e de um aquário com muito pouca ou nenhuma pedra. Se calhar o melhor é trocares por 1 espécie de m´bunas... Antes que os "raspadores de rochas"

lhes façam a vida num inferno... :lol:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

;) resumindo tou fxxx. mas os mubnas vão dar :lol:;):lol: nos placidochromis :?: mas são mais pequenos.

o meu filho já disse que são dele então nada de trocas, se tiver ficam só eles no aqua com um synodontes mas e os aulocaras crescem muito, são muito agressivos :?::?:

zix

----------

vivendo aprender