Recommended Posts

Publicado

Peço a vossa opinião sobre uma opção que tomei relativamente à caixa que alberga a iluminação do meu aquário. Esta será adaptada do aquário de água doce já existente, com uma diferença significativa: já não poderei ter as tampas em vidro que evitavam a evaporação.

Assim, como esta caixa é em madeira ( pintada de esmalte branco no interior), pensei em envernizá-la com o chamado "verniz marítimo", em doses abundantes.

Pergunta 1: será que é suficiente?

pergunta 2: será que há risco do produto se erodir e cair dentro da água do aquário?

Obrigado antecipadamente pelas opiniões.

Publicado:
Esta será adaptada do aquário de água doce já existente, com uma diferença significativa: já não poderei ter as tampas em vidro que evitavam a evaporação.

Olá =)

Aquários tapados passaram a historia. È bom n ter tampa, maior a evaporação mais TPA's. Reduz os xeiros e tras maior oxigenação ao aquario :?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:
Pergunta 1: será que é suficiente?

Sim, certifica-te que garante protecção UV.

pergunta 2: será que há risco do produto se erodir e cair dentro da água do aquário?

Não creio, a não ser que a caixa não seja bem ventilada e se acumule demasiado calor no interior e mesmo assim tenho as minhas dúvidas que alguma coisa se "descole" e caia na água.

Convém é que o verniz seja bem aplicado seguindo as instruções do fabricante à risca. Normalmente convém lixar ao de leve entre camadas. Não ignores esta recomendação.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

OI!

De notar que as embalagens de verniz maritimo têm aquela indicaçãozinha lixada de ECOTÓXICO no rotulo (sim, comprei uma sem ler o rotulo antes e agora tenho-a a ganhar pó)... Ora se é mau para o ambiente, não vai fazer maravilhas por um aquário.

O único verniz seguro para aplicações em aquariofilia é o verniz acrílico. Seca rápido e é de base aquosa (mas depois de polimerizar não se dissolve com água), sendo tão pouco tóxico como um verniz pode ser. Tem aínda a vantagem de não cheirar mal.

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

A tinta epoxi também é uma excelente alternativa, desde que se dê o tempo suficiente para a tinta curar.

O problema é que costuma ser mais cara e dificil de encontrar, para além de exigir a mistura dos dois componentes na hora e uma pintura rápida (antes que a reacção de polimerização da tinta ocorra)...

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)