ruipromosoft Publicado Agosto 4, 2005 Publicado Agosto 4, 2005 Boas pessoal, Tou atentar obter alguma ajuda numas dúvidas que me estãoa surgir: Montei um aquário de 100X55X40 com filtro externo da Sera 900 este sábado (30/07/2005) e segui as incações da loja, deixa-lo 48h a funcionar sem peixes colocando o activador de bactérias e após este tempo colocar uns neons para iniciar o ecosistema, na segunda feira coloquei 5 neons negros, 6 neons "normais" e 7 neons rosa. hoje, quarta-feira (03/08/2005) cheguei a casa e encontrei 2 neons rosa mortos e os restantes neons rosa escondidos, aparentando que estão assustados. Será que se está passar algo de estranho no aquario?ou estas perdas são normais?fiz algo de mal? Desculpem estas perguntas, mas estou a iniciar-me agora neste fascinate mundo da aquariofilia e as dúvidas são do que muitas. AH, é verdade, não sei se isto é importante mas os neons rosa vieram de uma loja diferente dos restantes. Obrigado Rui Gonçalves
paulo duarte Publicado: Agosto 4, 2005 Publicado: Agosto 4, 2005 e segui as incações da loja, deixa-lo 48h a funcionar sem peixes colocando o activador de bactérias e após este tempo colocar uns neons para iniciar o ecosistema, na segunda feira coloquei 5 neons negros, 6 neons "normais" e 7 neons rosa. Colocaste 18 neons de uma vez só??? Quando te falaram nuns neons não deviam estar a referir-se a tantos... Além disso, os neons (pelo menos os ditos "normais") não se dão muito bem com as altas temperaturas do verão (água acima dos 28º). Como "o mal está feito", controla a amónia e os nitritos e vai fazendo pequenas mudanças de água até a situação estabilizar. Escusado será dizer que não deves colocar mais peixes nos próximos tempos... Cumprimentos, Paulo Duarte
TAZ Publicado: Agosto 4, 2005 Publicado: Agosto 4, 2005 Olá A minha opinião é que os peixes colocados foram de mais e cedo de mais, quase de certeza que o ciclo do azoto não está completo e provavelmente o que te matou os peixes foi a amonia,podes ver uma muita boa explicação deste ciclo do azoto e não só neste site, http://faq.thekrib.com/pt/ Dá uma boa leitura e depois quaisquer dúvidas que tenhas pergunta á vontade que o pessoal ajuda-te com todo o gosto. Espero ter ajudado e muito bem-vindo a Aquariofilia e ao Forum Cumprimentos José Ferreira "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
ruipromosoft Publicado: Agosto 4, 2005 Autor Publicado: Agosto 4, 2005 Obrigado pelas dicas e acreditem que ainda vou colocar muitas dúvidas neste forum E é verdade só coloquei os peixes após ter feito os testes de PH NO2 NO3 os quais me deram os valores minimos na escala. Já agora como faço para detectar peixes mortos que eu não consiga ver, ou seja que o seu corpo esteja em algum buraco?? não deve de ser muito saudavel ter um peixe morto sem ser detectado vários dias. Mais uma vez Obrigado Rui Gonçalves
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 4, 2005 Publicado: Agosto 4, 2005 Rui, a loja que te vendeu essa brutalidade de peixes foi a mesma que te deu esses conselhos "tão sábios"? Se eu fosse a ti pegava numa rede e nuns saquinhos, apanhava os peixes, e devolvia-os à dita loja. Depois, passados 15 dias, colocaria aí uns 3 peixes no aqua e iria juntando 3 por semana tendo o cuidado de verificar bem o nível de nitritos. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
ruipromosoft Publicado: Agosto 4, 2005 Autor Publicado: Agosto 4, 2005 Okapa, já percebi que neste momento existem excesso de peixes no aquario, mas volto a perguntar, o que fazer se morrer um peixe e não conseguir localizar o cadaver? ele vai-se decompor ou ser comido pelos outros mas na compsição não faz mal á àgua? Desculpem estas perguntas que para vocês devem de ser básicas, mas como já disse anteriormente ainda estou muito "verdinho". Obrigado Rui Gonçalves
paulo duarte Publicado: Agosto 5, 2005 Publicado: Agosto 5, 2005 Toda a matéria orgânica em decomposição (restos de comida, dejetos, cadáveres de peixes e plantas, etc.) vai transformar-se em amónia (bastante tóxica). Num aquário equilibrado, o ciclo do azoto impede a intoxicação dos peixes. Mas o melhor mesmo é leres como tudo isso se processa no site que o TAZ te recomendou Cumprimentos, Paulo Duarte
Ana Azevedo Publicado: Agosto 5, 2005 Publicado: Agosto 5, 2005 Olá rui e antes de mais sejas muito bem vindo a este mundo que tem tanto de curioso como de fantástico. Já que estás agora a começar, vou-te dar o melhor conselho que poderás ter enquanto aquariófilo, calma e paciência são fundamentais para seres bem sucedido. Senão vejamos, o teu primeiro erro foi comprar aquário sem antes pesquisares e te informares correctamente de todos os passos que deves tomar, pois agora da pior forma já sabes o que acontece se te precipitares Mas vá, faço minhas as palavras do Apisto: Rui, a loja que te vendeu essa brutalidade de peixes foi a mesma que te deu esses conselhos "tão sábios"? Se eu fosse a ti pegava numa rede e nuns saquinhos, apanhava os peixes, e devolvia-os à dita loja. Depois, passados 15 dias, colocaria aí uns 3 peixes no aqua e iria juntando 3 por semana tendo o cuidado de verificar bem o nível de nitritos. É que tu não tens peixes a mais, esse aquário suporta bem esse número de peixes, mas claro que numa fase tão precoce é asneira feia, devolve os peixes à loja, e deixa o ciclo de azoto completar e o aquário estabilizar, depois repões os peixes gradualmente e com CALMA. Os peixes mortos... Tratando-se de espécies pequenas, provavelmente nem vais encontrar os restos mortais da criatura, o que não seria grave num aquário já bem maturado, no teu, infelizmente, pode provocar danos irreversíveis (morte de mais peixes) com elevados níveis de amónia e nitratos. Outro conselho? recomeça isso já com as dicas que te demos e lêm com atenção como o TAZ te disse o http://faq.thekrib.com/pt/, é excelente para quem está a iniciar Consoante te forem surgindo dúvidas vais colocando que cá estaremos para te ajudar Fica bem Quase reformada!!
ruipromosoft Publicado: Agosto 5, 2005 Autor Publicado: Agosto 5, 2005 Pessoal só tenho uma coisa a dizer: Vocês são impecáveis, 5 estrelas. Pena eu não ter feito como disseram, e consultar este forum antes de cair nas tangas da loja, tinha poupado muito dinheiro e chatices!!! Epá estou muito mas mesmo muito agardecido pelas dicas e colaboração de todos. Só demostra o espectáculo que é a aquariofilia e as excelentes pessoas que a practicam. tiram-me muitas dúvidas que cada vez eram maiores ao falar com colegas e amigos que cada um dava dicas totalmente contraditórias. Mais uma vez muito obrigado PS: prometo ainda hoje enviar fotos do aquario para o site. Rui Gonçalves
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 6, 2005 Publicado: Agosto 6, 2005 o que fazer se morrer um peixe Eu dei-me bem usando caracois razoavelmente controláveis como os que são comummente conhecidos como ampularias. Farejam um peixe morto ou comida putrefacta em segundos e consomem aquilo até à espinha. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts