figo Publicado Agosto 3, 2005 Publicado Agosto 3, 2005 pessoal o ph do meu aqua(54 litros) desceu um pouco de momento esta em 6.0,e eu gostaria de o subir outra vez para 7.0.ja tentei fazer varias tpas mas nao resulta,disseram-me para por um pouco de sal de cozinha mas tenho medo que faça mal aos peixes.o que devo fazer sem ter que recorrer aos tradiconais produtos de fazer subir o ph
Valter Silva Publicado: Agosto 3, 2005 Publicado: Agosto 3, 2005 Figo.... Antes de mais averigua se tens alguma coisa que faça o Ph descer, por ex. um tronco.... Eu nao fazia nada... simplesmente deixava que o equilibrio fosse atingido ! O sal de cozinha pode prejudicar alguns peixes (ex. Botias e corys).... tudo depende dos peixes que tens! Se queres mesmo subir e fazer tampão ao Ph, podes usar bicarbonatro de sodio (vulgar para cozinhar alimentos). No entanto aconselho-te a medires antes a dureza e realmente comprovares que necessitas de aumentar o efeito tampão da agua! Mas, penso que o melhor e' mesmo atingir um equilibrio e depois ter peixes adequados a esse equilibrio ! Cumprimentos e larguras VFS Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Diesel_Car Publicado: Agosto 3, 2005 Publicado: Agosto 3, 2005 Olás, Antes de mais, o sal de cozinha não altera o pH. Já o sal para aquários tem tendência a subi-lo para um máximo de 8,2. de momento esta em 6.0,e eu gostaria de o subir outra vez para 7.0.ja tentei fazer varias tpas mas não (palavra corrigida) resulta Tens de descobrir o que se passa no aquário para o pH não se encontrar num valor neutro, pois a água de queluz (pelo menos aqui ao pé do palácio ) é neutra, a puxar para o alcalino (média de 7,0-7,5). Depois de descobrires o porquê de teres o pH a descer (excesso de CO2, muita matéria orgânica em decomposição...), trata de pensar se queres um pH estável em 6,0 ou se preferes estar constantemente a alterar para o valor que pretendes. Esta decisão depende dos peixes que tens no aquário... o que devo fazer sem ter que recorrer aos tradiconais produtos de fazer subir o ph Se tens peixes de águas ácidas, não mexas no pH. Se tens peixes que não resistem a um pH baixo ou se sentem mal a este valor de acidez, podes adicionar um pouco de Bicarbonato de sódio e subir um pouco o pH e kH... Na minha opinião...descobre o que se passa, e depois pensa no que fazer! Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
figo Publicado: Agosto 3, 2005 Autor Publicado: Agosto 3, 2005 tenho basicamente neons,corys,cardinais,barbo cereja e kribenses qual o ph mais indicado troncos nao tenho co2 ainda nao introduzi só se for resto de comida armazenada no fundo. obrigado
TAZ Publicado: Agosto 4, 2005 Publicado: Agosto 4, 2005 Olá Experimenta dar uma boa aspiração ao fundo e fazer uma tpa generosa,e repeti-la de 3 em 3 dias mais ou menos, controlando sempre o Ph e já agora experimenta medir o Ph da agua da torneira(ou da agua com que fazes as tpa's) porque alguma razão ha-de haver para essa situação. Espero ter ajudado Cumprimentos "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Recommended Posts