Black Dragon Publicado Agosto 1, 2005 Publicado Agosto 1, 2005 Preciso de ajuda urgente pois vou montar o plantado e preciso de LUZ,a minha questão é,eu vou comprar 3 lamapadas de 18W PL-C e já arranjei uma de 4000K,mas eu queria mais duas mas de 6500K,então decidi ligar para lojas,mas os senhores so falam de cores e nao de kelvins e eu não percebo de cores,pois cada cor tem um numero,o senhor disse que so tinha a cor 33 e 34,essas cores são boas para as plantas?eu preciso de uma cor que seja do genero de luz do dia,que cor compro? PS:Alguem conhece uma loja onde tenha destas lampadas? Citar
Duarte Publicado: Agosto 1, 2005 Publicado: Agosto 1, 2005 Oi, olha as melhores lâmpadas para plantas são as grolux,podem dar pouca luz aos olhos humanos, mas o seu espectro e situado na zona do violeta e do azul e esse é o espectro mais eficaz do ponto de vista fotossintético, a daylight que tu queres so serve pa iluminar, mais nada, pois o seu espectro situa-se na zona do verde e amarelo e é precisamente esse espectro que as planats reflectem, dai serem verdes. Já ouvi dizer que as powerglo são muito boas porque têm o dobro da lumiosidade para os mesmos watts. Eu presentemente no meu aqua de 200L tenho três Lâmpadas T8, uma aquastar, uma grolux e uma daylight, e digo-te, com injector de CO2 e nutrientes as plantas crescem saudáveis e bonitas, se bem que tou a pensar mudar a daylight para powerglo. Mais vale uma lâmpada mais eficiente do que uma mais luminosa. cumps Duarte Citar Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Black Dragon Publicado: Agosto 1, 2005 Autor Publicado: Agosto 1, 2005 mas tu tas-te a esquecer que eu so posso por lampadas PL-C e essas lampadas não tem grolux e essas cenas,se puderes diz-me quais os melhores Kelvins para por.3000 K achas que é bom? Citar
Just_me Publicado: Agosto 1, 2005 Publicado: Agosto 1, 2005 Essa das daylight serem so verde e amarelo não é verdade, teem um espectro bastante completo e posso-te dizer que apenas uso daylights nos meus aquarios e com bons reultados, Ludwigia arcuata, didiplis diandra, rotala rotundifolia, rotala najeshan, bem vermelhinhas, bom crescimento em todas as outras plantas. Se o espectro fosse so verde e amarelo, a luz nao seria branca de certeza Para ter o aqua inundado de pearling basta aumentar um bocadinho os nutrientes macro e aumentar o CO2. As powerglo usam exactamente muitos verde e complemento de azul ja que os verdes são responsaveis por incrementos brutais na percepção luminosa! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Duarte Publicado: Agosto 1, 2005 Publicado: Agosto 1, 2005 3000K acho pouco, pois o que as plantas precisam é de 3.500 a 5.600 Kelvins. Tens um tópico muito bom neste sub-fórum sobre quais as lâmpadas a usar. Agora tem atenção aos watts, 1 watt por litro e o ideal, eu só tenho 05watt por litro e voume safando. cumps Duarte Já agora como vais por a calha? vazes tu? compras-te? podes por fotos? Citar Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Black Dragon Publicado: Agosto 1, 2005 Autor Publicado: Agosto 1, 2005 vou fazer eu uma caixa de madeira,tao que lampada PL-C de 18W me aconselhas? Citar
Recommended Posts