Recommended Posts

Publicado

Broas!!

Eu tenho um nano-reef montado recentemente... um dos problemas com que me tenho debatido foi manter a areia quieta!

No inicio pus uma camada pequena de apenas 3cm de areia... mas bastava que um pouco de água evapora-se, para que logo me depara-se com um buraco na areia...

Recentemente, aproveitei quando tive de mudar o aquario para um movel novo para tirar toda a areia, e optar por bare-bottom. Até agora só posso dizer que me tenho dado muito bem, apesar de ter aquele "look" artificial...

Como ainda nao perdi a esperança de vir a colocar uma camada de areia, gostava de saber o que têm a dizer...

O meu reef é de 60l(60x30x30cm) e para circulação tem 2 aquaclear 201(550l/h) e um Jebo 502(450l/h), e estava a pensar adicionar mais uma pequena powerhead de 300l/h para ter mais alguma circulação... quanto mais melhor!! :D

abraços

João

avatas.jpg
Publicado:

Quanto mais melhor.. nem sempre se aplica. Boa circulação faz falta mas em demasia pode-se tornar um problema. Inclusivo ha corais que n gostam de correntes demasiado fortes e continuas. (onde entra o uso do wavemaker)

Penso que no teu aquario o uso de duas bombas de 600l horarios seja o ideal.

A camada de areia que tens parece-me pouca, eu optava por uns 5 ou 6 cm. Sempre resolvias o problema dos buracos e a deslocação de agua iria fazer dunas na areia que lhe daria um efeito mais natural :D

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

Acho que antes de se analisar o tema da adequação do esquema de circulação há que perceber o que é que o nano-reef vai ter.

Só aí se poderá perceber qual a circulação mais adequada.

Quanto ao bare-bottom, a melhor forma de resolver o "look" artificial é usando starfoam que é um material plástico cuja cor e textura, imita de certa forma a areia fina de coral.

Também serve para protejer o vidro do fundo em caso de avalanche.

Alternativamente, e essa é a solução que eu mais gosto, pode-se usar rocha em pedaços mais pequenos para cobrir o fundo junto ao vidro da frente. O aspecto vai ficar bastante semelhante a determinadas zonas de reef. Na prática, tipicamente os reefs só têm areia na zona lagunar. O resto é calhau fixo e rocha e bocados de coral de granulometria mais ou menos grossiera.

Publicado:
Quanto ao bare-bottom, a melhor forma de resolver o "look" artificial é usando starfoam que é um material plástico cuja cor e textura, imita de certa forma a areia fina de coral.

Oi apisto,

Estás a falar de starboard (PE-500 ou HMW) ou é mesmo algo diferente? É que se fôr o starboard, em termos de textura não imita nada a areia fina de coral, aquilo é apenas uma placa de polietileno muito lisa (auto-lubrificante) ficando disfarçada quando a alga coralina a cobre.

Há outra alternativa com aspecto mais natural?

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Pois, pelo que vi, acho que essa placa, é mesmo apenas para dar mais segurança... para proteger o vidro...

Também já vi ser usado daquelas tábuas brancas que se usa para cortar a carne...LOL

tenho aqui o link...(pelo menos parece aquelas tabuas para cortar carne)

http://www.nano-reef.com/forums/showthread...&threadid=58771

Já vi nums projectos americanos, em que se fazia fundos daqueles tipo africanos, com muitas irregularidades... nao sei o nome do material, mas é certo que depois nao se distingue da rocha viva... vou procurar o link... depois posto aqui...

avatas.jpg
Publicado:

Oi apisto,

Estás a falar de starboard (PE-500 ou HMW) ou é mesmo algo diferente? A l e x a n d r e

É isso :oops: starboard/starfoam ... :? Raios...

Eu vi um aqua assim, e quando visto de longe, o aspecto não fica muito diferente de quando se usa aragamax sugarsize.

Agora parece-me é que:

:twisted: é possível dar um aspecto mais natural aquele "bocado de plástico" nomeadamente utilizando um pirogravador para "irregularizar" a superfície e/ou melhorar a forma de encaixe das rochas

:lol: o aquascaping e forma de aquário para se fazer um aquário sem substrato tem de ser diferente da tradicional e o pessoal acaba por usar o standard

:D deve promover-se a colonização dos espaços livres quer por coralina como dizes quer mesmo por corais "rápidos" como cogumelos, zooanthidios, Xenia e principalmente pólipos de estrela.

Em termos de distribuição por zona, o aquário clássico imita uma ilha de recife numa laguna ou, na melhor das hipóteses, o ponto onde o reefflat se encontra com a laguna. Um barebottom deveria imitar zonas mais externas como o próprio reefflat onde pura e simplesmente não há areia.

Publicado:

O starboard ou PE500 de facto atrai a coralina em 3 tempos.

Depois os americanos inventaram o conceito de FSB - Faux Sand Bed que é uma placa de starboard com aragonite/coral esgamado colado

O aspecto é agradável....penso porém que rapidamente ficaria coberto de coralina pelo que é capaz de não justificar o investimento de cobrir o starboard com qualquer material.

Cumps

Duarte

Publicado:

Oi João...

na minha opinião devias colocar 2/3 cm de areia e 2 bombas entre 500 e 600 l/H. É o suficiente em circulação para um aquario desses e não tens problemas com o areão. Se tiveres é uma questão de colocares as bombas direcionadas para a superficie ou ainda direcionadas para as rochas... :)

Abraço...

• 3 meses depois...
Publicado:

Eu estou prestes ater que decidir se uso areia ou não no meu 450 litros.

Acho que vou arriscar porque:

1 - vi o aquário do Duarte com e sem areia e está melhor com areia

2 - a areia passado algum tempo acaba por "acalmar" e pode-se ir jogando com algumas rochas soltas para minimizar o problema.

3 - o contributo biológico e químico da aragonite é inquestionável

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!