Recommended Posts

Publicado

olá,

Estas sabellas vieram com uma rocha que comprei há uns tempos. Desde há duas semanas para cá notei um incremento significativo na sua reprodução. Agora começam a nascer em todo o lado do aquário. Esta foto mostra o maior agrupamento. Será que são praga? deverei tentar dar cabo deles?

abraço.

Pic_5201_5.jpg

Um abraço.

Publicado:

Boas

Sao uma especie de espirografos... tenho-os espalhados por todo o aquário, no entanto sao inofensivos nao prejudicando nada nem ninguem...

Publicado:

olá

sim, sao essas mesmo que pensei :D

isso vai-se desenvolver por todo o aqua, em todo o lado o que acaba por ser uma praga.

Abraços

Publicado:

Viva ssmile,

O nome científico desse género de espirógrafo é Bispira viola e não é prejudicial ao aq. de recife. O Chelmon rostratus adoro comer esses bicharocos!

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

oi pessoal,

obrigado pelos vossos comentários.

São mesmo Bispira Viola.

Aqui está um artigo que fala destes vermes: http://www.advancedaquarist.com/issues/aug...2002/invert.htm

O artigo diz que têm uma função benéfica de purificação da água. Mesmo que não lhes apelidemos de praga, continuo com o mesmo problema, ou seja, os Bispira crescem e espalham-se a alta velocidade por todo o áqua e já começam a importunar uns button polips que tenho, nascendo o meio deles. Até se vê na foto que publiquei. Se não faço qq coisa, imagindo que dentro de pouco tempo deixe de ter espaço para colocar mais corais, se continuarem a desenvolver-se a este ritmo? Será que estou a dar demasiada importância ao assunto?

Gostava de ter um Chelmon rostratus para controlar a população, mas o meu aqua só tem 1 metro com 120 litros... :D Sugeres alternativas, Ricardo?

abraço.

Um abraço.

Publicado:

Olá lmd,

O aquário é pequeno para um Chelmon que ainda por cima é um peixe de difícil aclimatação. Podes experimentar remover as bispiras uma a uma com uma pinça. Desconheço outro método para remoção destas.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

A solução mais agradável é deixar que determinados corais, por exemplo zoanthidios, sinularias ou sarcos, lhes "limpem o sebo".

Tenho algumas bichas dessas mas poucas.

Como tenho corais a expandir e a multiplicar, as ditas ficam sempre em mal estado e acabam por morrer quando um coral "decide" crescer para o lado delas.