Recommended Posts

Publicado

Boas

Depois de alguma experiência (penso eu :arrow: ) na Aquariofilia ainda há tanta coisa que me intriga e uma delas vou colocar aqui para ficar mais esclarecido e tirar as minhas conclusões e possivelmente as tirar a outros.

Tenho um Aquário plantado com 450L em que faço uma manutenção rigorosa com injecção de Co2 adubo caseiro NPK e Micronutrientes.

Agora é que vem a questão :)

Faço TPA´s semanais de 10 a 20% e agora pergunto-me para quê???

Tenho os nitratos nos 5mg/l mas apenas porque o adubo para tal, tenho 0.25mg/ de Fosfatos mas apenas porque o adubo para tal.

Ok as TPA´s trazem de novo alguns Micros mas isso já eu adubo...

Então e se deixar a água envelhecer??? Também posso fazer TPA´s de tempos em tempos :)

Peço esclarecimentos, opiniões e acima de tudo experiência :arrow:

Espero também aqui um grande debate para mais aprender-mos

Uma abraço para todos os apaixonados dos plantados.

Publicado:

Boas Oinq

Desculpa a curiosidade mas vi um tópico do teu plantado em que ias começar a fazer trocas de 12,5%(isto no inicio), quer dizer que fazias mas chegas-te á conclusão que não valia a pena???

Publicado:

Isso mesmo ...

Comecei com cerca disso.. 20 litros por semana, passado 2 semana já só troquei 10 litros, mantendo me em cima dos parametros...

Pus um topico sobre o que o pessoal achava em não fazer TPA's, fui logo bombardeado com cenas do estilo, tas doido, se acrescentares agua vais acabar por aumentar varios parametros pois não sao consumidos, bla bla bla...

decidi arriscar e prai a um mês que só reponho o nivel com destilada... tá do melhor :twisted:

Publicado:

Repor com água destilada é que ja nao me parece tão bem.... mas eu tipicamente tiro agua do aquario apenas quando tenho problemas...ultimamente tem sido só adicionar...e já o faço há bastante tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Just Me :wink: mas eu tipicamente tiro agua do aquario apenas quando tenho problemas...ultimamente tem sido só adicionar...e já o faço há bastante tempo.

A que chamas problemas???

-Excesso de Nitratos ou Fosfatos?

-Particulas em maior densidade(sujidade) na coluna de água?

-PH excessivamente baixo?

- Temperaturas altas demais?

E quando dizes bastante tempo, a sensivelmente quanto te referes?

Oinq, há quanto tempo tens plantados? desculpa a pergunta mas é apenas para tentar situar-me cronológicamente e poder fazer comparações.

Publicado:

Problemas,é o mexer em plantas e mexer muito a coluna de água, problemas com peixes que envolvam medicação.

-fosfatos nao meço, nitratos tambem nao a nao ser muito raramente

-Tenho pouca filtração mas a que tenho é mecanica e portanto nao tenho problemas de particulas

- Para pH excessivamente baixo mais vale ligar a bomba de ar a arejar ou meter a saida do filtro perto da superficie...mudar água seria um choque bruto.

- Temperaturas, tenho duas ventoinhas na minha calha DIY por isso nunca passam dos 27 graus...

bastante tempo...bem refiz o layout prai há 2 ou 3 meses...e antes disso tinha o mesmo procedimento.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

bem...se queres ter um plantado em condiçoes...eu aconselho bem a troca de agua...eu tenho um aqua de 100 litros e faço mudas de semana a semana, normalmente....caso esteja com algas ou muita sujidade faço mudas mais pequenas mas mais vezes durante a semana...geralmente, quando esta tudo normal, mudo 20 a 30% da agua por semana, e nem da muito trabalho...nao aconselho usar essa tecnica de so repor agua!

Publicado:

Porque?

especialmente esta parte "se queres ter um plantado em condiçoes"

e ja agora porque nao aconselhas?

Publicado:

Olá.

Para pH excessivamente baixo mais vale ligar a bomba de ar a arejar ou meter a saida do filtro perto da superficie...mudar água seria um choque bruto.

Não que a mim me interessem muito os plantados (pelo menos por agora), mas fiquei curioso com essa do "pH descer excessivamente".

O que é para vocês um pH baixo? 6.5?

Fiquem bem.

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Just_me, achei a resposta um pouco fria, espero que nao tenhas ficado incomodado com nada do que eu tenha dito, quanto ao conseho, se leres bem o que disse na minha anterior intervenção, começa por "Se queres ter um plantado em condiçoes...eu aconselho bem a troca de agua"...

:roll:

Quando me estava a referir a ter um plantado em condiçoes... estava a basear-me em toda a minha experiencia pessoal com aquarios, que nao é muita, mas tambem não sou leigo(axo eu :D ), e a minha experiencia ja com 3 aquarios plantados, o primeiro aqua(60litros), nunca mudava a agua, resultados?as plantas ate tavam +-....mas tinha TANTA ALGA :?

o segundo aqua(cubo 100litros), que ainda hoje mantenho e estou mesmo a ficar com o layout prontinho, nunca tive grandes problemas com algas, nunca tive o aqua com muito lixo(dejectos de peixes e comida) e smpre fiz mudas semanais de 20 a 30%.

o terceiro aqua, um cubo de 30 litros, teve uma fase em que nao mudava a agua e coitado, resultados PÉSSIMOS, agora estou ha uns tempos a fazer mudas de agua regulares e esta a ficar melhorzinho...

concluindo, e baseando-me na minha experiencia, e em muitos sitios onde li que trocas de agua sao essenciais para um bom plantado, comentei a minha experiencia pessoal aqui no post!

Publicado:

é pá... talvez nao tenha nada aver... e dai talvez tenha...

Para mim, no meu pouco conhecimento e experiencia que tenho, plantas sao plantas.

Se a minha mae gosta da agua que sai dos aquarios para regar as plantas porque ficam muito masi bonitas... alguma razao hade haver.

Se gostam de plantas fora dos aquarios, ou a vossa companheira/mae/amiga/amigo/whatever godsta de plantas... experimentem regar as plantas la de casa com a agua do aquario dos peixes...

Onde so tenho plantas, so acrescento agua que sai por evaporaçao. mas nao meto agua destilada, tenho um baldinho com um filtro de fundo so para isso. Meto la a gua d atorneira, quando preciso de acrescentar nos aquarios acrescento dessa agua, nao acrescento directo d atorneira. Da torneira so vai para esse baldinho.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png