HugoFerreira Publicado Dezembro 16, 2003 Publicado Dezembro 16, 2003 Boas, estou a planejar montar um aqua na minha futura casa e gostaria que fosse um marinho. Embora já tenha aqua's doce's nunca tive experiencia com reef's pelo que tenho tentado informar-me ao maximo pra tentar minimizar ao maximo perdas financeiras e montagem frustrantes. Já tenho uma boa noção do equipamento que pretendo, só que no entanto permanecem algumas duvidas. Assim sendo , visto que pra já ainda estou em projectos, agradecia a vossa ajuda. -Medida do aqua 200 x 50 x ? - Qual seria mais indicada, 50 ou 60? -Qual o diametro ideal para o tubo que leva a agua ao sump? -Iluminação. 2 x hqi 150W 10000Kº + actinicas ou 3x hqi 150W 20.000kº ou outra que me aconselhem. -Bombas. Retorno de sump entre 3000 e 4000Lt/h com saida central no aqua virada para a frente + 2x 2000Lt/h em cada lado e opostas. Valera a pena investir num wave maker? Se sim quais as vantagens? - Reactor de Calcio, sim ou não? Pelo que pude investigar o kalk tem a vantagem de ajudar a estabilizar o seistema em ph, kh e precipitar fosfatos. sera melhor conmecar apenas por este metodo? Conjugar os dois? - O escumador deve ficar na 1ª divisoria do sump pra evitar micro bolhas no aqua certo? - Dois Skimmers ab Aqua Medic Midiflotor seriam eficaz neste aqua? Era bom que sim... poupava uns euros...mas qual era a vossa opiniao pra este item? E melhor parar por aqui e ir colocando as restantes duvidas conforme me forem surgindo, ou ainda me mandam dar uma volta.... :D Cumprimentos, Hugo Ferreira
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Medida do aqua: à escolha do freguês Um aqua mais alto precisa de luz mais potente. Diametro do tubo: quanto maior melhor. 50mm na minha opinião embora os lojistas com quem falei dizerem que é excessivo. Iluminação: 3 x 150W 14000K (aquaconnect). Se puderes$$$ pôr de 250W melhor. bombas de retorno: aconselho duas com caudal total igual ao que passa no escumador numa hora. Restante movimentação: depende muito dos coaris que queres manter. Com SPS podes ir até aos 40X o volume do aqua. Eu diria que o minimo seria 10X para os restantyes corais. Aqui o ideal serão as tunze stream com controlador. A seame vende disso ao preço da chuva. Cálcio: sim conjugar os dois se pudere$ Skimmer: H&S! qualquer modelo com bombas eheim mas o maior (A200-2x1260) seria o mais indicado manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Qual o diametro ideal para o tubo que leva a agua ao sump?Na minha opinião, 2x40mm (2 tubos) no mínimo dos mínimos. Iluminação. 2 x hqi 150W 10000Kº + actinicas ou 3x hqi 150W 20.000kº ou outra que me aconselhem. O manklit acertou em cheio no que disse (na minha opinião). Bombas. Retorno de sump entre 3000 e 4000Lt/h com saida central no aqua virada para a frente + 2x 2000Lt/h em cada lado e opostasPara esse aquário eu teria 2x3500 ou outra combinação para teres um caudal igual ou superior a 6000 L. Depende também do tamanho da sump e da largura do refúgio (se houver). O escumador deve ficar na 1ª divisoria do sump pra evitar micro bolhas no aqua certo? Certo e também para remover os nutrientes antes de qualquer outra etapa de filtragem. Não poupes no skimmer. Um H&S como disse o manklit ou um Deltec. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
miguel antunes Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Vou aqui apresentar a humilde opinião de quem anda a montar um reef e que anda a aprender á alguns tempos... -Medida do aqua 200 x 50 x ? - Qual seria mais indicada, 50 ou 60?Na minha opinião 50cm de largura para um aquario de 200cm é muito pouco irá resultar uma parede de rocha viva muito inclinada, de qualquer forma penso não haver restrições a esta medida..Em relação á altura 50 cm acho muito pouco, quanto a mim o minimo seria 60 cm. Se descontares o areão (se colocares...) e a altura do nivel de água até ao topo ficará perto de 50cm de água. -Qual o diametro ideal para o tubo que leva a agua ao sump? Penso que qualquer das duas opiniões anteriormente apresentadas são validas. A opção de duas saidas oferece mais segurança em caso de entupimento de um dos buracos. -Iluminação. 2 x hqi 150W 10000Kº + actinicas ou 3x hqi 150W 20.000kº ou outra que me aconselhem.Concordo com o Manklit 3x150W. 250W com 60 de altura não será demasiado se quisermos ter corais de pouca intensidade de luz??? -Bombas. Retorno de sump entre 3000 e 4000Lt/h com saida central no aqua virada para a frente + 2x 2000Lt/h em cada lado e opostas. Valera a pena investir num wave maker? Se sim quais as vantagens? Cuidado coma compra das bombas pois ao comprares uma bomba de por exemplo 3500 l/h significa que faz esta litragem a nivel '0'. Se for para elevar a água, como é normal, a potencia da mesma vai diminuindo em relação da altura. Em relação ás Wave Maker penso que sim que vale a pena e fica mais barato, mas no teu caso não sei se será possivel pois as unicas powerheads que não queimam são as Maxijet. A Maxijet com maior potencia tem 1100 l/h o que para um aquario de 200 cm é capaz de ser pouco... mesmo colocando 3. - Reactor de Calcio, sim ou não? Pelo que pude investigar o kalk tem a vantagem de ajudar a estabilizar o seistema em ph, kh e precipitar fosfatos. sera melhor conmecar apenas por este metodo? Conjugar os dois? Eu vou apenas usar Kalk com um sistema de reposição automatico. - O escumador deve ficar na 1ª divisoria do sump pra evitar micro bolhas no aqua certo? É assim que vou fazer. No entanto o vidro anterior á bomba de retorno é mais alto que o nivel da água da sump e não está colado ao fundo da sump. Isto faz com que a água tenha que passar por baixo e não por cima do vidro o que por motivos obvios reduz praticamente a zero as bolhas de ar. - Dois Skimmers ab Aqua Medic Midiflotor seriam eficaz neste aqua? Era bom que sim... poupava uns euros...mas qual era a vossa opiniao pra este item?Na minha opinião um skimmer superdimensionado é muito util, pois é a forma que temos de eliminar o material organico na fase inicial. Também pensei nesse Skimmer e as opiniões não foram nada boas. E melhor parar por aqui e ir colocando as restantes duvidas conforme me forem surgindo, ou ainda me mandam dar uma volta.... :lol Ninguém te manda dar uma volta, este pessoal é espetacular e está a ser bastante importante na montagem do meu aqua... Um abraço e espero ter ajudado alguma coisa, Miguel Antunes
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Na minha opinião 50cm de largura para um aquario de 200cm é muito pouco irá resultar uma parede de rocha viva muito inclinada, de qualquer forma penso não haver restrições a esta medida..Em relação á altura 50 cm acho muito pouco, quanto a mim o minimo seria 60 cm. Se descontares o areão (se colocares...) e a altura do nivel de água até ao topo ficará perto de 50cm de água. Pois eu concordo com o Miguel - tenho 50 cm de profundidade no meu aquário e realmente a parede rochosa tende a ficar muito inclinada - no meu caso com muita RV o caso por vezes pode até tornar-se perigoso - aconcelho pelo menos 60 cm Concordo com o Manklit 3x150W. 250W com 60 de altura não será demasiado se quisermos ter corais de pouca intensidade de luz?? Eu tenho em 1 metro e 60 cm de altura 2 x 150W de 14000K - vejam as fotos e tirem as vossas conclusões... eu acho mais do que suficiente - apenas tenho que ter a preocupação de colocar os corais que necessitam de mais luz, mais para cima e nota-se o crescimento, nomeadamente nas Acroporas.
Recommended Posts