Fixar traseira do aquário


Recommended Posts

Olá sou novo nestas andanças dos aquários, estou a montar o meu primeiro aquário 100x30x45 e gostava de saber qual a maneira mais prática e eficiente de fixar o papel na parte de trás do aquário, estou a pensar pôr fita cola de ambos os lados, será boa ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Bem vindo.

Depende. Podes colocar no interior, terá mais iluminação, no entanto caso o queiras alterar, terás de mecher no interior do aquário, e depois do aquario montado, será sempre complicado mudar o papel de fundo. Ao colocares no exterior, é mais fácil alterá-lo, mas ficará ligeiramente mais escuro que colocado no interior (isto mal se nota se tiveres uma boa iluminação.

 

Deixo-te ainda um link "para iniciantes" que talvez possas considerar útil:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26590

 

Cumps e boa sorte para o aqua novo.

Qualquer dúvida, estamos cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fôr daqueles fundos plastificados com cenários (plantas, rochas, etc) a melhor maneira é molhares o vidro onde o vais colocar. Colocas o fundo e depois é só ires tirando o ar que fica entre o fundo e o vidro. Se utilizares uma cartolina não convém molhares é claro :) .

 

Abraços

Pedro

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Z.Alberto,

 

bem vindo!

 

se o fundo for daqueles brilhantes, estilo papel fotográfico, para o colar por fora existe uma "cola" própria da JBL chamda "fixol". já usei duas vezes e fica impecável... é só espalhar no vidro, colar o fundo e depois passar com uma espécie de espátula em plástico (que vem com a cola) para tirar as bolhas de ar... fica verdadeiramente impecável.

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Miguel, o link que me indicaste está impecável, li-o todo e ajudou-me a entender melhor este mundo que me fascina já à muito tempo, mas que só agora pude pôr em prática, espero sair-me bem neste meu primeiro aqua. :roll:

 

 

Obrigado a todos,

 

 

José Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Se fôr daqueles fundos plastificados com cenários (plantas, rochas, etc) a melhor maneira é molhares o vidro onde o vais colocar. Colocas o fundo e depois é só ires tirando o ar que fica entre o fundo e o vidro. Se utilizares uma cartolina não convém molhares é claro :blush: .

Abraços

Pedro

Boas!

 

Pelo que percebi, o fundo plástico fica "colado" somente com àgua?

 

E quando a água secar?

 

Tava a pensar aplicar um fundo desses com 120 x 65 cm, mas tenho receio que quando a àgua secar ela se solte, é que no sitio onde vai ficar e pelo tramanho do aquário, se isso acontecer é dificil compor o erro.

 

Alguém com "prática" neste tipo de aplicações diga a sua "experiência".

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A melhor maneira e mais barata é agua com sabão, do tipo azul (Barra de sabão azul ou outro qualquer).

Molha-se o papel e cola-se ao vidro retirando as bolhas de ar que faz e os excesso, et voila! Coladinho ao vidro e não descola. :blush:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

. . . . . .

Coladinho ao vidro e não descola. bigsmile

Boas!

 

A sério que não descola :roll:

 

Mas depois +/- quanto tempo deve estar a secar?

 

Se mais tarde quiser tirar, tipo "passado anos", ele descola?

 

Depois de seco será que não se nota bocados de sabão secos? É que ficam visiveis da parte de dentro.

 

É pah. . . tanta pergunta. . . . é que isso faz-me um bocado de confusão. . desculpa lá, não é tar a duvidar, mas se fosse um caso tipo:

- Assim disem que funciona, mas se não for, azar tento de outra maneira. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a comum fita cola trasparente. Se for suficientemente espessa nem se nota. Eu usei tesa-qqcoisa, que se poe para fixar as cenas nas paredes. Com quadradinhos de uns 0,5 cms de diametro, nunca mais saiu.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Como já foi dito Água com Sabão é a melhor solução. Retiras todas as bolhas e o papel fica colado ao vidro sem se mover. Para retirar é só puxar com bastante força.

 

Eu também antes de exprimentar duvidava, mas agora que exprimentei em todos os aquários que monte vou sempre proceder desse modo.

 

 

Fica bem, e não te esqueças de depois colocares as fotos para o pessoal comentar. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como já foi dito Água com Sabão é a melhor solução. Retiras todas as bolhas e o papel fica colado ao vidro sem se mover. Para retirar é só puxar com bastante força.

Sem duvida a melhor opção e mais facil e barata.

Quanto aos bocados de sabão, não se pretende que eles existam, isto porque apenas é necessario agua com sabão (espuma, tipo, lavas as maos e a espuma colocas na agua).

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem tá dito, vou experimentar . . . .

 

Depois ponho noticias. . .

 

Obrigadinho a todos, espero é que por comprar o tal plástico em rolo, ele não fique deformado no sentido do rolo, tipo folha de papel enrolada, que quando queremos extender, é um caso dos trabalhos. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas!

 

Bem tá dito, vou experimentar . . . .

 

Depois ponho noticias. . .

 

Obrigadinho a todos, espero é que por comprar o tal plástico em rolo, ele não fique deformado no sentido do rolo, tipo folha de papel enrolada, que quando queremos extender, é um caso dos trabalhos. . .

 

Boas!

 

Já está . . . comprei o dito plástico, extendi-o para que fica-se direito, e apliquei-o com àgua como referiram. . . tive o cuidado para retirar todas as bolhas, usando para tal um cartão plástico de combustivel.

 

Tudo corria bem, e entretanto o aqua ficou virado com as costas na horizontal durante 3 dias, para a àgua secar direitinho.

 

Após 3 dias, eu com ajuda claro, coloquei o dito em cima do móvel, e o respectivo móvel no sitio, ( que trabalhão) agora reparo que de dia para dia "nascem" bolhas de ar. ;)

 

A montagem do dito, está suspensa.

 

Que recomendão que devo fazer?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fizeste tudo como devia ser, não deveriam ter aparecido bolhas nenhumas! As únicas hipóteses que estou a ver para que isso tenha acontecido são: vinil de má qualidade, vidro com sujidade, água com "grumos", processo de retirar a água em excesso mal executado.

Utilizaste água com sabão ou só água mesmo? Se foi com sabão, que tipo usaste? Em pó dissolvido ou liquido mesmo? O vidro estava bem limpo e desengordurado? O vinil era "vinil" mesmo ou papel autocolante normal? Aparentemente até parecem iguais. O vinil é mais espesso e muito mais caro. Quando digo muito é muito mesmo! Para te dar uma ideia, o metro anda à roda de 30,00€! É esse que costumo utilizar nos meus áquas, num deles à mais de 7 anos, e bolhas nem vê-las.

 

Recomendações? Começar de novo, com vinil de qualidade! Podes também "furar" ou "cortar" as bolhas com a lâmina de um X-ato e retirar o ar em excesso, mas digo já que vai ficar a notar-se os cortes...

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fizeste tudo como devia ser, não deveriam ter aparecido bolhas nenhumas! As únicas hipóteses que estou a ver para que isso tenha acontecido são: vinil de má qualidade, vidro com sujidade, água com "grumos", processo de retirar a água em excesso mal executado.

Utilizaste água com sabão ou só água mesmo? Se foi com sabão, que tipo usaste? Em pó dissolvido ou liquido mesmo? O vidro estava bem limpo e desengordurado? O vinil era "vinil" mesmo ou papel autocolante normal? Aparentemente até parecem iguais. O vinil é mais espesso e muito mais caro. Quando digo muito é muito mesmo! Para te dar uma ideia, o metro anda à roda de 30,00€! É esse que costumo utilizar nos meus áquas, num deles à mais de 7 anos, e bolhas nem vê-las.

 

Recomendações? Começar de novo, com vinil de qualidade! Podes também "furar" ou "cortar" as bolhas com a lâmina de um X-ato e retirar o ar em excesso, mas digo já que vai ficar a notar-se os cortes...

Cumps.

 

Davs

 

Antes de mais, muito obrigado por atenderes aquí ao caloiro :cry:

 

Aquilo não deve ser vinil, é um plástico que se compra em petshops, onde tem muitos com plantinha e etc, e outro azul de um lado e preto do outro.

 

Apenas usei àgua, e já agora o que queres dizer com "grumos".

 

Vou desmanchar tudo e voltar a colar, para isso tava a pensar usar espuma do sabão azul, tipo, lavo as mãos com uma barra de sabão azul, e uso a espuma, para tentar não correr o risco de ficarem pedaços de sabão "sólido".

 

Será que vai funcionar?

 

Recumendas limpar o vidro com algum produto especial, ou um simples limpa vidros tá bom?

 

Tens outras sugestões? Menos o verdadeiro vinil, a 30€ o metro :oops:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.