Visitante Publicado Junho 29, 2003 Publicado Junho 29, 2003 Ola amigos, sou novo aqui, muito interessante este forum, prazer a todos. Na verdade isso nao é uma duvida e sim uma curiosidade ; gostaria de saber se ha alguma diferença entre um mesmo aquario marinho em uma cidade a beira mar e um outro , vamos supor, no interior do país, nas montanhas. Queria saber ate que ponto isso pode afetar na vida do aquairio. Grande abraço Bruno
André Nóbrega Publicado: Junho 29, 2003 Publicado: Junho 29, 2003 olá! não sei nada de marinhos, mas posso adiantar que o único problema vai ser com a possibilidade do aquariofilo arranjar material. se viver no interior vai ser mais dificil arranjar material do que se viver numa cidade. acho que é só isso. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Junho 29, 2003 Publicado: Junho 29, 2003 Olá amigos, De facto do ponto de vista de viabilidade é precisamente igual. O problema pode-se levantar apenas na situação de uma zona ter temperaturas mais elevadas que outra. Ainda mais se tiver corais/invertebrados, a variação de temperatura é altamente prejudicial para este seres.... Assim em regiões em que isso ocorra pode ser perigoso – mas não está relacionado com o facto de ser no interior ou litoral! Agora o essencial é o que se refere à origem da agua... pois se viver no litoral pode colectar a agua directamente do mar... Esta é a melhor opção, pois esta vem completa de todos os elementos essenciais (elementos traços) na agua. Contudo, o Homem esta cada vez mais a despejar diversos elementos prejudiciais no mar, através dos esgotos e de acidentes que ocorrem com navios que carregam produtos químicos! Logo o risco de colectarmos agua contaminada é real! Tenho amigos que já tiveram perdas catastróficas.... contudo a maioria nunca teve problemas (apenas amigos Brasileiros) Assim se a agua for colectada directamente no mar... esta deve ser num local em que o mar esteja limpo... e de preferencia longe de cidades. Todavia, actualmente existe sal sintético que se compra em qualquer parte (lojas do ramo). Penso que esta é a melhor opção, mas aconselho a utilizar elementos traços como complemento e que o sal sintético utilizado seja da melhor qualidade possível! Como o nosso amigo disse e bem, a possibilidade de encontrar material, peixes, corais e um factor importante... Contudo penso que actualmente o aquário marinho é possível em qualquer parte.... o avanço quebrou qualquer barreira espacial que se poderia levantar à uns anos! Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Junho 29, 2003 Publicado: Junho 29, 2003 Muito interessante sua resposta Rui; aproveitando o gancho, como é a adaptacao de um peixe adulto pegado do mar para um aquario , um otimo aquario bem preparado e fiel ao maximo ao seu habitat natural? ele resiste? procria? ou ha de se conseguir apenas os de cativeiro?
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Boass!! Ja me passou pela cabeça acabar com o meu aqua doce e dedicar-e aos salgados, acreditem, pego no barco e vou para a zona da costa de arrábida e troia onde apanho camarões, cavacos, anémonas rochas e outras, vieiras, peixes de criação com apenas alguns milimetros dentro da doca tal como os sargos e outros, até cavalos marinhos ja apanhei, burriés que dizem ser do melhor no combate ás algas, ermitas, são tantos os seres vivos e as plantas que me da um frenezim imenso, deixem-me sonhar, talvez um dia......quem sabe?? Abraços
David Pereira Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Oi tuba, Também já estou farto de pensar nisso, montar um aquario marinho, com espécies da costa portuguesa, era um espetáculo!!! Na nossa costa é extremamente fácil de encontrar espécies de peixes, invertebrados e molusculos. Só falta mesmo é o $$$ para o equipamento. Já tive para fazer um skimmer caseiro, que até não é muito complicado. Para mim o mais complicado seriam os parâmetros da água. Para ir colectar ao mar é um pouco trabalhoso se for um aquário grande, mas se for um nano até que era razoavelmente simples. Pois é, já pensei mesmo em montar o meu aquário de 60L marinho, mas para colocar peixes da costa portuguesa é meio complicado, pois estes são bastante grandes, só aqueles que andam no meio das rochas é que talvez dessem, mais umas anémonas e uns eremitas como disseste, até que ficava bem porreiro, mas também vou sonhar!!! Fica bem...
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Muito interessante sua resposta Rui;aproveitando o gancho, como é a adaptacao de um peixe adulto pegado do mar para um aquario , um otimo aquario bem preparado e fiel ao maximo ao seu habitat natural? ele resiste? procria? ou ha de se conseguir apenas os de cativeiro? Olá, De facto a maioria dos peixes marinhos tem como origem o seu meio natural - o oceano! Praticamente na família POMACENTRIDAE (mas conhecida pelos palhaços e donzelas) se consegue criar (em cultiveiro) para corresponder ao mercado. É claro que isto é a regra e como tal existe excepções! Logo poderás à vontade ir colectar os teus próprios peixes no oceano Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Boass!!Ja me passou pela cabeça acabar com o meu aqua doce e dedicar-e aos salgados, acreditem, pego no barco e vou para a zona da costa de arrábida e troia onde apanho camarões, cavacos, anémonas rochas e outras, vieiras, peixes de criação com apenas alguns milimetros dentro da doca tal como os sargos e outros, até cavalos marinhos ja apanhei, burriés que dizem ser do melhor no combate ás algas, ermitas, são tantos os seres vivos e as plantas que me da um frenezim imenso, deixem-me sonhar, talvez um dia......quem sabe?? Abraços Olá Amigo! Colocar cavalos marinhos em aquários é um crime. Não faça isso nunca. Eles não se adaptam e morrem de fome e de exaustão...Para além do mais que os Cavalos marinhos estão em vias de extinção, não se adaptam em aquários e sofrem muito até morrer... Não vejo qualquer problema em montar um aquário com peixes da costa... até fica bonito Contudo, aconselho a colectar a rocha e os ermitões (pequenos) e comprar os peixes tropicais, pois são muito mais bonitos e nem são muito caros... visto que um aquário marinho comporta poucos peixes. Um abraço.... quando quiseres dar o passo papa o marinho.... basta avisares Espero ajudar em tudo!
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Oi tuba, Também já estou farto de pensar nisso, montar um aquario marinho, com espécies da costa portuguesa, era um espetáculo!!! Na nossa costa é extremamente fácil de encontrar espécies de peixes, invertebrados e molusculos. Só falta mesmo é o $$$ para o equipamento. Já tive para fazer um skimmer caseiro, que até não é muito complicado. Para mim o mais complicado seriam os parâmetros da água. Para ir colectar ao mar é um pouco trabalhoso se for um aquário grande, mas se for um nano até que era razoavelmente simples. Pois é, já pensei mesmo em montar o meu aquário de 60L marinho, mas para colocar peixes da costa portuguesa é meio complicado, pois estes são bastante grandes, só aqueles que andam no meio das rochas é que talvez dessem, mais umas anémonas e uns eremitas como disseste, até que ficava bem porreiro, mas também vou sonhar!!! Fica bem... Olá amigo, Um aquário marinho hoje em dia é relativamente fácil de se montar Penso que o material conta cerca de 50% do sucesso e o interesse e dedicação outros tanto. Um aquário de 60 litros é possível, embora seja algo complicado! Se quiseres fazer um aquário apenas de peixes (donzelas e palhaços) eu apoio-te e até te digo que fica relativamente fácil e barato.... Contudo um aquário destes necessita uma maior dedicação e empenho por parte do seu “tutor” . Espero que um dia tomes finalmente a decisão de montar um Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Rael amigo!! desde ja um muito obrigado pela boa vontade e pela disposição em ajudar. Como é bom de ver é um passo que tras muitas implicações em casa, mais um aqua ou uma mudança radical no existente. Fico contente em saber que tenho ajuda se um dia me resolver ir por ai, obrigado. Quanto aos cavalos marinhos apenas frizei que pelos lados por onde ando tenho a possibilidade de apanhar quase tudo, desde pequeno ao maior exemplar, exluindo os golfinhos que prefiro observar no seu habitat natural na reserva natural do estuário do sado. Abraços
David Pereira Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Oi Rael, Obrigado pela ajuda que te disponibilizaste a dar!!! Vou pensar, depois logo te direi qualquer coisa!!! Fica bem...
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 De facto estou a ver que és um sortudo Eu também gostava de viver nessa zona e poder contemplar aquilo que descreves.... Quanto a ajudar, sabes que seria um enorme prazer... Quando tomares(pressupondo que ela será tomada ) essa decisão diz qualquer coisa... vais ver que existem certos truques que facilitam muito a vida que tornam os aquários marinhos mais simples e bonitos Um abraço Rui
Visitante Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Oi Rael, Obrigado pela ajuda que te disponibilizaste a dar!!! Vou pensar, depois logo te direi qualquer coisa!!! Fica bem... Assim é que se fala Já sabes que podes contar.... Se tiveres mais duvidas podes perguntar! Um abraço, Rui
Marco Madeira Publicado: Julho 14, 2003 Publicado: Julho 14, 2003 Oi Jedi... O Rael ajuda-te e eu também... Já tenho um mini reef de 70 l á quase 5 anos e só me dá alegrias, por isso força aí, que no que puder ajudo-te concerteza.... Comecei com 50 litros e realmente como o Rael bem disse requer mais rigor e dedicação por parte do aquariofilista mas terás grandes recompensas... ainda por cima moras para esses lados onde consegue-se muita coisa boa... Abraço...
David Pereira Publicado: Julho 14, 2003 Publicado: Julho 14, 2003 Oi Marco Madeira e Rael, Obrigado pela ajuda disponibilizada!!! :D Já tive para ir para os discus, mas tou cada vez mais perto do Reef!!! É algo diferente!!! PS. Só uma pequena pergunta: Reprodução em reefs é possivel??? Fiquem bem... :D
Marco Madeira Publicado: Julho 14, 2003 Publicado: Julho 14, 2003 De corais é cada vez mais facil... de peixes é mais complicado devido principalmente á alimentação dos alevinos, mas é possivel principalmente com palhaços, cardinais e donzelas. É algo a que me vou dedicar este Verão... vamos ver no que dá, mas como te disse de corais cada vez é mais facil desde que o aquario esteja bem e equilibrado... Abraço...
Visitante Publicado: Julho 15, 2003 Publicado: Julho 15, 2003 olá, Não agradeças.... estou ao dispor Concordo inteiramente..... Nos corais por vezes nem é necessário fazer nada... eles se reproduzem por eles mesmo! Nos peixes a questão é mais complicada.... Abraço
Marco Madeira Publicado: Julho 16, 2003 Publicado: Julho 16, 2003 Rael... Tens alguma muda de coral para troca ?? Eu tenho Xenia, Green star polips e Finger Leather.... Abraço...
SD Publicado: Julho 18, 2003 Publicado: Julho 18, 2003 Viva, já está tudo dito pelo Rael e pelo Marco. E não se esqueçam mesmo que não tenham lojas na vossa zona podem sempre recorrer às compras na internet onde por vezes(muitas) consegue-se melhores preços!!! Grande Marco para a semana venham as xénias!!!!! Abraços Sérgio Dantas Abraços
Marco Madeira Publicado: Julho 21, 2003 Publicado: Julho 21, 2003 Viva Sergio... Bem vindo... Quando quiseres as Xenias é só apitares... hoje vou fazer umas 10 mudas... he he he. Abraço...
Recommended Posts