Recommended Posts

Publicado

As plantas que me tenho são o que resta de uma série de compras aleatórias, de maneira que ao passa-las para um novo aquario gostaria de as identificar de forma a saber as suas características e necessidades.

Planta A:

Quando a comprei tinha bastantes mais folhas, que entretanto foram murchado.

Depois, sem mais nem porquê recuperou e nasceram rebentos novos, dos quais só resta um.

DSC01939.JPG

DSC01922.4.JPG

Planta B:

DSC01926.JPG

(à direita)

DSC01942.1.JPG

Planta C:

Esta comprei-a por ter a parte de baixo das folhas vermelho escuro, mas desapareceu, ficando verde por toda.

DSC01937.1.JPG

De há uns tempos para cá, à medida que iam crescendo novas folhas, as de baixo começaram a ficar moles e com aquelas manchas.

Só cresce em altura, ficando a parte de baixo completamente nua.

DSC01933.1.JPG

Planta D:

Já reparei que gosta de bastante luz.

Tem as raízes muito pequenas e finas, sendo dificil fixa-la no areão que actualmente tenho, mas também se multiplica bem á superficie.

DSC01924.1.JPG

DSC01938.3.JPG

Planta E:

(julgo serem fetos de Java)

DSC01925.1.JPG

DSC01934.6.JPG

Publicado:

A primeira está com uns sinais de carência brutais, parece-me uma anubias coffefolia,

2ª anubias nana não parece tão mal...

3ª tira fotos ás folhas por cima, talvez uma ludwigia com falta de luz?

4ª hygrophilla difformis- essa da-se bem com quase todas as condições...

5º - Feto de java, pouca luz e ele dá-se bem...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Antes de mais, obrigado pela informação.

Quanto ás eventuais causas dos problemas, também tenho estado a matutar nisso mas repara:

A primeira e a segunda estão a 10cm uma da outra, a grande diferença é que a segunda está cerca de 5cm mais acima (a areia está mais alta), digo eu que os nutrientes que chegam a uma chegarão também á outra.

Só se tiverem necessidade de nutrientes diferentes.

Vou tentar fotografar por cima, mas o facto é que esta planta é a que recebe mais e melhor iluminação.

Está mesmo ao centro, logo por baixo da lâmpada (tive outra num canto, na frente, que além de não ter desenvolvido tanto acabou por inexplicavelmente desaparecer, ficando só mesmo o caule).

Se aquelas folhas estiverem com falta de luz só poderá ser pela sombra causada pelas folhas de cima, que aparentemente estão saudavéis (apesar de não terem a cor avermelhada que eu esperava).

E essa é uma das minhas preocupações: Cresce demasiado em altura - deverei poda-la?

Quanto ao feto de java (já o tenho há anos), o gajo é bastante alto, como é que devo dar-lhe pouca luz?

Se puser um molho de Riccia a flutuar por cima não lhe será prejudicial?