Nuno Prazeres Publicado Julho 28, 2005 Publicado Julho 28, 2005 Para suportar o sistema de 350 litros que estou a projectar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26883 estou a pensar em usar uma sump nas condições abaixo. Em primeiro lugar há que dizer que é relativamente pequena por isso o espaço destinado a refúgio irá resumir-se a uma área de apenas 45 litros úteis fora os que serão “comidos” pela areia (não devo colocar mais de 8cm de Aragamax). A água circulará da direita para a esquerda e a ideia será ter a zona de escumação logo na entrada. Vou colocar dois vidros fazendo um zigzag com a passagem do primeiro junto ao fundo e do segundo à superfície para eliminar possíveis bolhas que sobrem do processo de escumação. O nível da água da sump deverá ficar 2,5 cms acima do segundo vidro isto porque não queria que se formasse uma queda. No entanto se a evaporação ou uma muda fizerem baixar o nível da sump, esse sistema assegura a manutenção do nível nos 35 cms o que permite manter estável o nível na câmara de escumação evitando-se assim uma quebra no funcionamento do skimmer ou necessidades de recalibração. A bomba de retorno ficará alojada numa coluna húmida com os bordos bastante baixos 15 cms para que a bomba não corra o risco de ficar a funcionar em seco em caso de baixas ligeiras de água ou mudas. Como no máximo vou fazer mudas de 25 litros o que representa uma perda de cerca de 15 cms de altura na sump, ainda ficam uns quantos úteis até que a bomba fique em seco. Convirá dizer que vou por um “T”, com válvula e ponteira, no retorno do aquário para simplificar as mudas mas um sistema assim só funciona se a bomba permanecer em funcionamento. Podia optar por colocar o “T” na saída sump->aquário mas, devido ao “design” do móvel, é mais fácil ao contrário. Enfim... aqui fica o desenho. Toda e qualquer crítica será bem vinda!!!! Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Allaphor Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Oi! Porque não queres uma queda de água? Se fosse pequena não perturbaria o substrato e melhoraria muito a circulação de água dentro do refugio (mais turbulência) Eu faria uma espécie de coluna seca dentro do compartimento do refugio, de onde seria puxada a água e meteria o controlador do nivel aí. As variação do nivel com a evaporação seriam muito mais expressivas e a reposição em menores quantidades e mais frequentes, reduzindo o choque osmótico. Num sistema destes, para as TPAs, era só meter uma valvula bipardida, na entrada da OR3500. No funcionamento normal, a bomba tirava água de dentro da coluna seca, na TPA passava a puxar água do compartimento do escumador. Deste modo podias trocar toda a água do refúgio sem sequer ter de desligar a bomba. Cumps DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
Nuno Prazeres Publicado: Julho 28, 2005 Autor Publicado: Julho 28, 2005 Obrigado pela resposta. Porque não queres uma queda de água? Se fosse pequena não perturbaria o substrato e melhoraria muito a circulação de água dentro do refugio (mais turbulência) Ruido!!! Quanto menos melhor. Quanto à turbulência vou ter uma circulação útil de cerca de 2500 l/h o que num espaço com aquela litragem é um turnover a atirar para os 30x/h. Bem sei que é excessivamente direccional mas não se pode ter tudo... Eu faria uma espécie de coluna seca dentro do compartimento do refugio, de onde seria puxada a água e meteria o controlador do nivel aí. As variação do nivel com a evaporação seriam muito mais expressivas e a reposição em menores quantidades e mais frequentes, reduzindo o choque osmótico. O sistema de boias que tenho é muito sensível. Em testes num balde de 10 litros está a gerir a reposição com margens de milímetros o que até é bom demais porque a bomba liga e desliga demasiadas vezes. Estou a pensar por um timer para a reposição estar activa 15 minutos desactivada outros 15 em ciclo infinito. O grande problema que tenho é que a bomba de reposição está a criar intereferências com o mecanismo electromagnético do floatswitch. Se a boia estiver a controlar outra coisa (lâmpada, ventoinha, brinquedo do meu filho) tudo bem, quando lhe meto a bomba em série às vezes cola o que é muito grave. Se calhar tenho de isolar o circuito de controlo do circuito de actuação com um relé. :D Num sistema destes, para as TPAs, era só meter uma valvula bipardida, na entrada da OR3500. No funcionamento normal, a bomba tirava água de dentro da coluna seca, na TPA passava a puxar água do compartimento do escumador. Deste modo podias trocar toda a água do refúgio sem sequer ter de desligar a bomba. Eu tenho o equipamento para fazer o seguinte (mas claro que estou aberto a alternativas): A saída do aqua para a sump encontra um "T" e na extremidade horizontal está uma válvula de esfera que estará quase sempre fechada. Como na extremidade vertical do "T" está a válvula de esfera de controle do fluxo da sump, para fazer uma muda, basta fechar a segunda, ligar uma mangueira à primeira e abrí-la. Parece-me bastante simples e fácil de operar até porque a bomba vai continuar a funcionar. O único efeito que se irá notar numa muda de 25 litros é que o nível de água na zona esquerda da sump baixa para aí 15 a 20 cms. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Allaphor Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Oi! Usar um relé é sempre uma boa ideia, ainda para mais porque dá para usar baixa voltagem junto à água e alta voltagem na bomba. O meu sistema é semelhante. Quanto à queda de água, um desnivel de 2 cm não faz barulho nenhum, acredita, a turbulência vai fazer um grande bem enorme ao refúgio. A maneira de fazer as TPAs está mto bem pensada, e evita um bocado de choque no refúgio. Cumps DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
Nuno Prazeres Publicado: Julho 29, 2005 Autor Publicado: Julho 29, 2005 A bomba é uma Tunze (a que se usa no osmolator) por isso trabalha a 9V. A ideia era usar um relé 9v/9v para usar a mesma fonte de alimentação se bem que assim fico com o circuito de controlo em paralelo com o circuito actuador e na volta continuo com as intereferências inductivas. Quanto à turbulência concordo integralmente mas a minha "senhora" tem uma relação difícil com qualquer tipo de ruído que venha do aquário por isso não quero arriscar. Quanto à maneira de fazer TPAs, o seu a seu dono e o autor da ideia é o HugoRSF! Obrigado Hugo! Aliás esse aspecto até me fez agora surgir uma ideia que passa por ter uma mangueira articulada (tipo piscina) ligada a essa válvula e deixar a extremidade dela no refúgio. Se a válvula tiver perdas a água não irá a lado nenhum. Por outro lado até posso não fechar totalmente essa válvula e, dado que nem toda a água que vem do aqua passa necessariamente pelo skimmer, colocar a saída dessa mangueira no lado esquerdo do refúgio apontada para o zigzag. Nesse caso teria seguramente a tão almejada turbulência sem ter quedas de água! Até teria turbulência "controlável". Usaria a válvula e posicionava a mangueira de modo a optimizá-la. O que me dizes? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Allaphor Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 Ideia fixe, assim matas dois coelhos de uma cajadada Mas sim, ter o circuito de controlo e o de alimentação com a mesma fonte, vai continuar a dar interferências, a menos que arranjes maneira de meter um condensador para abafar o ruido. Cumps DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
Nuno Prazeres Publicado: Julho 29, 2005 Autor Publicado: Julho 29, 2005 Mas sim, ter o circuito de controlo e o de alimentação com a mesma fonte, vai continuar a dar interferências, a menos que arranjes maneira de meter um condensador para abafar o ruido. Ora estás a chegar onde eu quero Eu não pesco NADA de electrónica mas do muito pouco que sobrou dos tempos liceais sempre tive a sensação que um condensador em paralelo com a bomba da Tunze me limpava o problema. A dúvida é qual a respectiva capacidade sabendo-se que vou operar a 9V e que o motor deverá puxar cerca de 100 a 300 mA. Tens ideias sobre este tema? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Allaphor Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 É pá, não sei bem... Tens de perguntar à malta daqui no forum mais entendida em electrónica. Eu só sei cenas muito específicas, que tive de aprender para construir as minhas cenas. cumps DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
Recommended Posts