Recommended Posts

Publicado:

oi!

Acabei agr de comprar um frasco de protozin, da waterlife.

pus um pouco no akua e desliguei o filtro, devo iniciar o tratamento amanha, pq a pedra difusora ke tinha partiu se.

Eu tava preocupado, pq o meu tubarao n comia, mas ja me vao arranjar comprimidos para peixes de fundo

avatas.jpg
Publicado:

Ola a todos

samu: espero q os teus peixces estajam melhors qto ao sal eu n punha mais por causa das corys

agora qto ao muska: se leste bem o topico viste q eu referi com causa provavel do ictio o choque termico de temperatura como adquiriste o peixe ha pouco tempo, uma incorrecta introdulao do peixa podera ter provocado o ictio...eu acho sempre importante descobrirmos a causa das doenças nos peixes para as evitarmos futuramente 8)

o protozin serve tb para o antiictio...eu tb tenho...felizmente n o tenhio usado..mas gosto sempre de ter a "farmacia" dos peixes preparada ;)

a embalagem q eu tenho é de 60 ml e recomenda o uso de 5 gotas para cada 4,5liros nos dias 1,2,3 e 6 de tratamento, reduzir a dosagem se tiveres botias e n usar se tiveres peixes elefante e golfinho (calculo q deve se por causa da pele deles :roll: )

os produtos da waterlife n me tem dado problemas antes pelo contrarip pelo q se usares como eles recomendam n teras problemas, a temp a 30º e uma difusora extra sera sempre util ;)

filtragem por carvao activado n é conveniente pq o carvao vai remover o medicamento da agua anuldando o seu efeito, aconselho-te a fazeres como o samu se tiveres plantas q comecem a amarelecer com o aumento da temp... retira-as passa-as por agua e poe num recipiente na varanda com agua ou noutro aqua...tendo sempre atenção q poderao levar a doença ( eu penso q n se transmite, mas... a prevenção sempre funcionou.. ;)

bem espero q n me tenha esquecido de nada desejo-vos boa sorte

um abraço

Posted Image
Publicado:

oi!

dom leitao, eu penso ke o tubarao ja vinha com 2 pintinhas, mas como n sabia da doença comprei-o.

dps o meu amigo alarmou-me ke era uma doença e entao decidi participar no dorum.

amanha vou começar o tratamento, desligar o filtro por a kantidade recomendada e por uma pedra difusora.

o meu produto e igalzinho ao ke referiste, logo sao 3 dias de tratamento seguidos. a minha duvida é: para o produto funcionar, devo deixar o filtro desligado os 3 dias?

[[[[[[]]]]]

avatas.jpg
Publicado:

se for interno sem caravo deixa ligado se for externo com carvao tira o caravo e deixa ligado tb....

Abraço

PS- começa o tratamento qto antes...

Posted Image
Publicado:

oi!

:oops:

más noticias...

um dos meus ramirezis morreu, mas n foi por ictio...

em relaçao ao tubarao, pus ontem a noite uma dose indicada na embalagem.

hoje de manha vi ke ele ainda tem + pintinhas, entao decidi colocar uma dose maior.

kantas doses devo colocar ao dia?

Nao sei pq mas parece tar a piorar, o meu ramirezi(eu tinha 2) esta a esfregar se no tronco e no areao, acho ke tn e um dos sintomas da doença.

ajudem... sff

avatas.jpg
Publicado:

oi

lamento a perda de um peixe... n exageres na dose senao matas tudo por excesso de medicamento, a dose é diaria poe temperatura a 30 graus e poe difusoras a "oxigenar2 a a agua, o ramirezi q se esta a coçar é do ictio tb... pq o parasita desenvolve-se e multiplica-se no areao e procura novos hospederios constantemente, como ja referi o ideal era por os peixes todos num aqua sem areao, cortanto o ciclo de reprodução do ictio...mas eu sei nem sempre é possivel.

Existe um metodo antigo q é dar banhos de sal aos peixes, pq como o parasita é de agua doce morrerá com agua salgada, nao me lembro bem como era mas tirava-se o peixe e agua do aqua e metia-se um pouco de sal, repetia-se isto 2/3 vezes ao dia durante 5/110 minutos de cada vez, como n me lembro bem como era sera prudente consultar um livro ou outros membros do forum.

Boa sorte e espero q tenha ajudado

Posted Image
Publicado:

oi!

:oops:

+ mas noticias:

o meu tubarao morreu :(

lembrei me de uma coisa, o PH!!!!!!!!! desde o inicio a minha agua teve sempre alcalina, msm utilizando produtos.

agr sao as minhas corydoras, tao a fingir se de mortas, ficam a flutuar a superficie e kando vou a apanha las elas vao po fundo...

isto e msm um dia pa eskecer...

nem sei como o meu ramirezi aguenta... e os meus neons...

o ph deve tar a 7,4/7,5

acho ke o melhor e reformular td o akua, pondo so peixes de agua alcalina e tentar imitar um biotopo asiatico ou amazonico... e pondo um pleco pois o meu akua ta cheio de algal filamentosas e marrons.

Ke acham?????????

avatas.jpg
Publicado:

Ola muska

lamento a perda mas acho q não é do ph, e o ph n é assim tao importante se fizeres uma pesquisa aqui no forum vais ver q existem varios topicos sobre o ph....e sobre a importancia delel na agua ...

os biotopos amzonicos sao maioritariamente se nao plenamente de Ph´s acidos por esa logica n resolves nada, tenta é ou comprar um aquario maior..pq qto maior for mais facilemnte se estabelecesse o equilibrio e tenta evitar excessos...eu sei q n é fácil..mtos de nos ja sofreram dese mal :shock: e ainda sofrem :(...

mantem o tratamento e tenta curar o maximo de peixes depois de estarem bons assenta as ideias, pede aqui no forum ao pesoal ideias sugestoes para biotopos etc e vais ver q vai tudo correr melhor ....

Abraço

Posted Image
Publicado:

A morte do teu tubarão deveu-se certamente a excesso de sal na àgua. Tambem me parece que os restantes peixes não suportam muito o sal. Se fosse a ti fazia dois tratamentos de forma a erradicar por completo a doença e elevava um pouco a temperatura, deixando de parte o sal.

Espero ter ajudado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

oi!

isto sao dias pa eskecer.

o ramirezi ke sobreviveu, ta com popeye, olhos saidos, e uma das minhas corydoras ta sempre a flutuar, praticamente morta, kando vou apanha la ela desce, mas parece ke n se aguenta no fundo, as vezes vai pa baixo do tronco e flutua contra o msm.

:(:(:shock::(

avatas.jpg
Publicado:

epa isto é um pouco desesperante mas aqui vai....

O teu aqua é so de 40 litros certo?

desmonta-o todo lava tudo, compra água de garrafão de 5 litros, e poe agua nova com o areao lavado e fervido, deixa os peixes um recipiente com o termostato e um pouco de antiictio e qdo os puseres mete devagar na água, procura uma água de garrafão com ph proximo ao q tinhas no aqua.

Acho q é o melhor nesta altura para ainda safares uns peixes, deixa ver se o samu e o madiques concordam mas eu fazia isso em fase de desespero já.....

Abraço

Posted Image
Publicado:

Dom Leitão,

parece ser um pouco violento para os peixes, talvez seja altura de outros membros com mais experiência darem a opinião. Se os peixes continuarem com ictio não vão contaminar o novo aquário na mesma?

Um amigo meu disse que tirava o peixe com ictio do aquário 1 vez por dia para um recipente com agua do aquário e um pouco de medicamento e o mantinha ali durante 15 minutos. Conseguiu tratar o peixe assim. è uma hipotese.

Quanto aos meus peixes fiz o tratamento normal e estão optimos. Fiz hoje o ultimo dia de tratamento, o tubarão martelo já não tem nada e os outros peixes também estão bem. Só as plantas que deixei no aquário é que não estão em muito bom estado. Vou podá-las para ver se ainda se aguentam.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

oi!!!

Tambem acho ke a opçao seja um pouco exagerada, mas no meu akua o probelma do ictio ja ta solucionado, nenhum peixe tem, e so o meu ramirezi tem os olhos saidos...

e a minha corydora ta uma beca maluka, mas acho ke ta boa, pois a um bocado fui ver o akua e ela tava no fundo, mas n sei se e uma doença...

com isto td tou a pensar em remodelar o meu akua, e aproveito e trato td mas n sei kando...

avatas.jpg
Publicado:

ok eu disse q era ua medida desesperante e so a mencionei por duas razoes...pq o aqua é pequeno e pq me dava a sensação q o muska tava a perdero controlo da situação :shock:

agora é assim nao me parece tao drastica pq ias meter agua natural sem cloro com ph proximo dakele q tinhas.

Depois lavavas e fervias o areao, pq é ai q o ictio se reproduz e multiplica e intrioduxias de novo os peixes com temp a 30 graus um pouco de anti ictio para o eliminar de vez.

Por ultimo o olho inchado deve ser do ramirezi se ter roçado em pedras or causa do ictio :(

Mas como digo nada com ooutras opinioes....a minha vale o q vale.. :(

Abraços

Posted Image