Samufish Publicado Dezembro 16, 2003 Publicado Dezembro 16, 2003 Estou alarmado. Hoje de manhã quando fui alimentar os peixes reparei que o tubarão prateado e o tubarão martelo estão cheios de pontos brancos, parece pó. O tubarão martelo ainda nada normalmente mas o prateado está muito parado. Podem ver nesta fotografia (coloquei um formato maior para verem com mais detalhe) o tubarão prateado. Foi a primeira vez que consegui tirar uma fotografia tão perto porque normalmente ele não para quieto. Tenho no mesmo aquário um plecostomus (parece-me tb ter alguns pontos), mais 2 escalares, 2 tetras e 3 corydoras que parecem não ter nada. Ontem deitei-lhes comida congelada para discos da marca Van Gerven, que adquiri à cerca de ano e meio e está no limite do prazo. Na embalagem indica 12/2003 como limite. Poderá ser da comida?? Agradeço toda a ajuda que me possam dar sobre o motivo desta doença assim como o tratamento adequado. Obrigado, Samu. ps. só vou poder responder depois da meia-noite por motivos de trabalho.
prates Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Viva, Parece-me ictio. Há vários produtos muito bons para isso. Em cinco dias estão como novos. Sobe também a temperatura!! 1 abraço
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Ola é definitivamente ictio...compra um anti-ictio no mercado ou se tiveres possibilidade compra azul de metileno a 5% numa farmacia (ja nem todas o fazem), sobe a temperatura até 28/29º (como ja foi referido pelo prates) e aumenta a oxigenção , poe umas difusoras a oxigenar a água. O ideal era passar os peixes doentes para um aquário sem areão porque o ictio hospeda-se no areao e multiplica-se ai, mas se n o tiveres nao te preocupes, com o anti-ictio, subida de T e aumento da oxig. vais conseguir. Qto à origem não acredito que seja da comida, eu desconfio que fizeste uma mudança de água no aquário recentemente e q mudaste uma grde quantidade induzindo uma descida da temperatura mto brusca aos peixes....mas não sou advinho... n tenho bola de cristal vou esperar pela meia noite para confirmares ou não o meu palpite Agora da comida duvido muito que seja... :D Outra hipotese foi a aquisição de um peixe recentemente que viesse infectado ... Abraço e boa sorte
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Obrigado pela ajuda. Tenho um frasco de tratamento TetraMedica que diz que é contra os pontos brancos. Nas especificações não fala em Ictio mas os sintomas parecem os mesmos. No frasco diz: Indicações: Doença dos pontos brancos (Ichthyophthirius multifillis) e outros parasitas da pele (Costia, Chilodonella, Trichodina e Oodinium de água doce). Sintomas: Pontos brancos ou camada de algodão, barbatanas fechadas, os peixes roçam os objectos, apatia ou intranquilidade, perda de apetite, dificuldades respiratórias. Acham que este medicamento serve? Quanto à causa da doença acho que não foi da mudança de água. Fiz a minha muda semanal na segunda-feira de cerca de 15 litros e a temperatura nem se alterou. O que mudei foi o produto que coloco na água da torneira. Antes punha o Tetra aquasafe e agora estou a despachar uns frascos anti-cloro que tinha guardado. Não posso indicar o que usei porquei deitei a embalagem fora, de certeza que era bom porque foi me aconselhado pelo sr. Rui da Ruimar (Quando o produto não presta ele não me deixa comprar!!). De qualquer forma deixei a água repousar em garrafões de um dia para o outro. Cumprimentos, Samu
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Quanto a peixes os ultimos inquilinos a entrar foram os dois escalares à cerca de 3 semanas. Que não têm qualquer ponto branco.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Ola samu Agora deixaste-me intrigado...sobre a origem...convinha saber já agora pare prevenir novos surtos...embora seja uma doença fácil de tratar e diagnosticar é sempre chato quando aparece. Não me parece que seja do anti-cloro também , estive a ler e uma alteração do Ph para o alcalino favorece o aparecimento do IChti..... ictio "termo carinhoso" qu e´o qyue ta na embalagem do tetra medica Houve mudança no Ph? sabes? Abraço
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Acabei agora mesmo de fazer um teste ao ph. O normal do aquário tem sido 7.0. A semana passada subiu para 7.5 e agora está novamente em 7.0 Será a alteração destes valores a causa da doença? Reparei agora que os tetras tb já tem ictio. Amanhã de manhã vou começar o tratamento. Vou fazer como indicaram. Vou colocar uma pedra difusora, aumentar a temperatura e colocar o remédio. Vou também desligar o filtro enquanto estiver a fazer o tratamento. Mais algum conselho? Cumprimentos, Samu.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Oi de novo aquela do ph fui ver aos livros mas não é certo né? ms se els dizem é pq pode proporcionar condições ao aparecimento do ictio.... Não ficaste sem electricidade durante umas horas sem teres dado conta ou assim ?? :s (ultima hipotese) Qto a sugestoes o prates ja tinha dito tudo, so acrescentei q do q me lembro, pq felizmente ha mto tempo q n tenho ictio, o ideal era po-los em aquario sem substrato (le la em cima para n repetir...) Espero q a silicone do teu aqua nao seja da transparente pq se é vai deixar de ser...bem se fores portista menos mau Eu ca acho q o medicamento devia ser vermelho 8 ficava mais giro) la tou eu com o futebol (ainda me expulsam) Boa sorte
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Más noticias... Quando cheguei ao aquário de manhã para iniciar o tratamento o tubarão prateado estava morto. Vou iniciar já o tratamento antes que tenha mais baixas. Samu.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Ola Continuando a mandar "bitaites" porque sem ver é sempre mais dificil.... Começo a achar q o produto q usaste(e não duvidando da qualidade dele pq tb conheço o senhor rui e sei excatamente como é isso de não deixar-nos levar ), deveria estar alterado :S .....o que achas? Pelos vistos esta sucessão de acontecimentos deu-se no seguimento da mudança de água?? A subida de 0,5 no Ph é normal no teu aqua a seguir a uma muda? eu penso que os 15 litros que trocaste (não sei a capacidade do tqu aqua) não seriam suficientes para provocar esa subida no Ph, talvez o liquido "anti-cloro" sim :S Eu pesoalemnte não uso anti-cloro nas mudas, ptroco a àgua e depois encnojerricans e garrafões de 5 litros com água pare repousar durante uns dias e libertar naturalmente o cloro...mas é só ummétodo. ... não quer dizer que seja o melhor. Bem ataca os gaijos com o medicamento e vamos rezar para que não haja mais baixas.. Abraço
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Ainda estou em baixo por causa do tubarão prateado... já o tinha à ano e meio. Quanto à causa não sei se seria do anti-cloro porque usei-o pelo menos durante 3 mudas de agua. Agora tb já acabou. Vou experimentar deixar a agua em repouso em vez de usar o anti-cloro. Quanto à subida do PH nunca tinha reparado. Também só começei a fazer testes regulares à cerca de 1 mês. Eu uso garrafões de água para as mudas. Achas que se os deixar dentro do armário onde os guardo com a tampa aberta que não precisso do anti-cloro? Mais uma vez obrigado pela ajuda, Samu.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Ola de novo Eu sei como te sentes, amigos meus não acreditam que um aquariófilo se consegue envolver sentimentalmente com um peixe, mas é possível.... Qdo me morreu um beijador com 13cm que já tinha há 8 anos!!! fiquei meia duzia de dias de rastos.....era inevitável..mas abalou-me bastante... Por isso compreendo perfeitamente o teu estado Qto ao anti-cloro é assim eu não usop, mas não quer dize que seja indispensável...é a tal situação que cada um tem a sua técnica e a vai desenvolvendo, eu não uso pq sou da opinião que um aquário deve ser o mais natural possível e evito químicos na água para não lhe alterar muito o quimismo e não influenciar os parâmetros (Ph, Kh, etc....). Mas fazemos assim, como não sei se é benéfico ou não vamos abrir um tópico e ver o que os restantes 700 membros dizem... q tal? Abres tu ou abro eu? Qto à agua em repouso, eu deixo os garrafoes na varanda destapados durante 2/3 dias, qdo já não têm bolhas(q é o cloro principalmente a ascender) tapo-os só para não depositar resíduos na superfície. Logo no teu armário e destapados tb serve. Abraço
Samufish Publicado: Dezembro 17, 2003 Autor Publicado: Dezembro 17, 2003 Criei um tópico sobre o anti-cloro, com votação em: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2795 Cumprimentos, Samu.
Samufish Publicado: Dezembro 18, 2003 Autor Publicado: Dezembro 18, 2003 Estão a morrer um a um... Mais duas baixas, um escalar e um tetra. O tubarão martelo continua com pontos brancos e acho que o plecostomus também. Tenho aqui um problema sério... acho que o termostato avariou, a temperatura não está nos 25º desde ontem e tenho o termostato regulado para os 30º, a minha pedra difusora tb resolveu dar o berro. Só me apetece gritar!!!! BAHHHH!! Desculpem o desabafo. Isto é terrivel... Vou comprar um termostato novo, uma pedra difusora nova e vou à farmacia comprar azul de metileno pq acho que o remédio tb não está a fazer nada. Já agora podem-me indicar qual a dosagem correcta de metileno para uma aquário de 120L e a maneira de o aplicar?? Vou dando noticias do surto que invadiu o meu aquário... Cumprimentos, Samu.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Epa samu não tens um aquario a mais? mais pequeno? Como te disse se os puseres num aqua sem areao!!!! combates mais facilmente a doença..... com temperatura na ordem dos 30º e muita oxigenação.... acho q trocares de medicamenteo agora não adianta, para além de q não é qq farmacia q faz azul de metileno.... :S eu até tenho aui um frasco mas duvido q to possa emprestar em tempo util.... nao tens ninguem q te empreste um aqua mais pequeno por uns dias ai perto de ti? Abraço
Samufish Publicado: Dezembro 19, 2003 Autor Publicado: Dezembro 19, 2003 Dom Leitão, Obrigado pela ajuda. Desenvolvimentos: 1º Depois dos 3 peixes que morreram os outros peixes parecem estar bem. 2º Tive que ir comprar um termostato novo, comprei um da Jagger que parece ser muito bom, a temperatura neste momento está entre 30 e 31º. 3º Tenho o filtro desligado (acho que vou ter que o aspirar porque o aquário está a ficar muito sujo). 4º Tenho uma pedra difusora a debitar oxigénio. 5º Mudei de medicamento. Comprei um frasco de Mardel (medicamento próprio para o Ictio) ao qual os peixes parecem estar a reagir muito bem. O tubarão martelo já nada melhor e parece ter menos pontos brancos. Vou repetir a dose no 3º e 5º dia de tratamento conforme indicações da embalagem. 6º Adicionei sal na água, com muito cuidado por causa das corydoras. Coloquei cerca de 1 colher de sobremesa por cada 30 litros. 7º As minhas Valisnerias estão a morrer. Será por causa da temperatura?? As outras plantas parecem estar bem. 8º Quanto ao aquário só tenho um mais pequeno de 60 litros onde tenho fetos de java e musgo de java a crescer juntamente com uns néons. Já tenho o aquário estabilizado e penso colocar lá uns Ramirezzi. Como o tratamento no aqua grande está a correr bem vou manter os peixes no grande. E continua a saga... Cumprimentos, Samu.
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 Oi folgo em ver q as baixas pararam... nao sei se +e necessario parares o filtro, é exterior? interior? se for exterior cuidado com o carvao activado... qto às valisnerias, ou poes num alguidarzito em agua fria até o tratamento acabar ou no outro aqua..mas dps de as desinfectares n vas pegar isso aos outros bicharocos né!!! se elas tão a morrer pode ser da temp..... Abraço e continuação de melhoras
Samufish Publicado: Dezembro 19, 2003 Autor Publicado: Dezembro 19, 2003 Realmente posso pôr mudar as valisnerias para o outro aqua. Como faço para desinfecta-las? Quanto ao filtro é interno na parede lateral do aquário. Não tem carvão activado. Mas li algures para desligar o filtro para o remédio permanecer na aqua e não ser absorvido pelo filtro, mesmo sem ter carvão activado... Cumprimentos, Samu.
Samufish Publicado: Dezembro 20, 2003 Autor Publicado: Dezembro 20, 2003 Cá estou de novo. Estou no 3º dia de tratamento com o novo medicamento. Só o tubarão martelo é que anda meio murcho e ainda tem pontos brancos. Já mudei as vallisnérias para outro aquário pq estavam a morrer com a temperatura alta. A minha duvida é se devo voltar a pôr sal na água... no 1º dia de tratamento pus cerca de 4 colheres de sobremesa. Os peixes parecem ter reagido bem. Devo repetir a dose? Cumprimentos e boas festas , Samu.
João Pereira Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 oi! Apercebi-me ke o meu tubarao martelo tem 2 pekenas pintas brancas. Pelas repostas, posso ter a certeza ke é ictio. Qual o melhor produto para o tratamento?Achem ke protozin funciona? Ajudem sff... Eskeci me de dizer ke tb ja aumentei a temperatura para 29/30ºC. Hoje msm vou comprar o produto. NOTA: o meu tubarao nada bem e esta sempre mt activo
Samufish Publicado: Dezembro 21, 2003 Autor Publicado: Dezembro 21, 2003 Ola Muska, com o tratamento que estou a fazer o meu tubarão martelo está-se a dar bem e está quase bom. Há dois dias atrás já andava muito pelo fundo do aquário mas agora está a voltar ao normal. Não conheço o Protozin. Eu estou a usar o Mardel que comprei na Red Fish e está a resultar. De resto sobi a temperatura até aos 30º, desliquei o filtro, coloquei uma pedra difosoura e adicionei sal na agua. Cumprimentos, Samu.
João Pereira Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 Eu tb ja subi a temperatura ate 30º. O meu tubarao esta normal, ker dizer ele chegou a 2 dias, mas tem 2 pontinhos brancos. Eu vou usar protozin, pois conheço amigos ke ja utilizaram e da um bom resultado. È preciso proceder ao encerramento do filtro po tratamento? Kanto tempo devo manter o filtro desligado?
Samufish Publicado: Dezembro 21, 2003 Autor Publicado: Dezembro 21, 2003 Só convém desligar o filtro se tiveres uma bomba de ar com pedra difusora no aquario senão os peixes vão ter falta de oxigénio. Eu tenho tido o filtro desligado durante todo o tratamento. Se tiveres carvão activado no filtro convém retirar para não absorver o medicamento. Cumprimentos, Samu.
João Pereira Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 Entao o tratamento leva +/- kanto tempo? entao desliga se o filtro, pomos uma pedra difusora pa oxigenar a agua, e mete se o produto, e eleva se a temperatura. È assim o tratamento? NOTA:eu n adiciono sal pq tenho no akua corydoras. Já agr, ke alimentos o teu tubarao martelo come? o meu n tem comido, se calhar e de n seter ambientado... n sei...
Samufish Publicado: Dezembro 21, 2003 Autor Publicado: Dezembro 21, 2003 Eu tb tenho corydoras. Tens que ter cuidado com a quantitade de sal. No meu aqua de 120l meti cerca de 4 colheres de sobremesa com sal e tenho 3 corydoras. Nunca vi o tubarão a comer. Acho que ele se alimenta de noite com o comprimido que deito, partido, para o plecostomus e corydoras. Quanto ao tempo que demora o tratamento não sei se varia conforme o medicamento. O que estou a fazer demora 6 dias e pode ser repetido. Há quem aconselhe a filtrar a agua com carvão activado antes de repetir o tratamento. Cumprimentos, Samu.
Recommended Posts