Pedro Figueiredo Publicado Julho 28, 2005 Publicado Julho 28, 2005 O objectivo deste tópico é para ficarmos a saber o que é que anda aí de melhor (desta vez não vamos falar se é caro ou barato, a ideia é saber o que é que é melhor/mais apropriado). Cenário - Aquário de 120x60x40 com ciclideos do lago Malawi. A minha primeira questão vai para o areão e rochas. O areão: - Areia? Da praia ou de rio? - Coral esmagado? Grosso ou fino? - Miisturar os dois? Em que proporsão? - Outro? As rochas - Que género de rochas? Nomes? E já agora qual é o melhor método para montar isto tudo? Colocar as rochas e depois o areão? Como é que se dá altura às rochas de forma a que não fiquem (quase) tapadas pelo areão? Obrigado a todos. Pedro Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Nuno Prazeres Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 O areão de coral é uma excelente opção devido ao efeito positivo que tem na sustentabilidade dos parâmetros químicos embora algo duvidosa em termos estéticos. Quanto à estruturação do aquário depende um pouco das espécies que vais ter mas uma parede de rocha é sempre uma boa solução. Quanto às rochas em si. Gosto bastante de rochas calcárias com buracos como por vezes aparecem à venda no espaço oferta. Recomendo que faças uma busca tão exaustiva quanto possível na net sobre fotos submarinas no Lago Malawi. Seguramente que isso te irá ajudar a estruturar o aquascaping. Depois coloca aqui as fotos!!! Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Nuno Antunes Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Boas No meu aquário e dado que a água de rede já tem ph8, optei por usar areia de rio. Quanto às rochas, depois de ter visto os preços de "rocha para ciclideos" nas lojas, decidi-me a ir ao mestre maco e na secção de jardim lá havia uma rochas impecáveis para mim... rocha calcária cheia de buracos que os meus bichos gostam imenso. Forma de aquascaping... Aqui é um pouco ao gosto do freguês . Como os mbunas adoram escavar tenho uns 4 a 5cm de altura de areia. O que fiz foi colocar cerca de 1cm de areia, depois colocar as pedras de base ajeitando-as para acamarem. As pedras tentei que ficassem com canais entre elas e com os buracos orientados ao calhas. Depois das pedras da base assentes, foi uma questão de distribuir as outras, sem nenhuma ordem especial (como as pedras são irregulares, elas assentam muito bem umas sobre as outras e não escorregam), tentando apenas que se formem tuneis e reentrancias onde caibam os peixes. Em alguns pontos só cabem os mais pequenos, noutros passam todos... assim criam-se caminhos de fuga para os mais pequenos, onde os grandes não conseguem chegar. Em relação à altura da parede, eu deixei a minha a meia altura por já ter verificado que os mbunas não são muito de escolher a metade superior do aquário. No meu aquário(100*50*50) tenho cerca de 30kg de areia e uns 40 a 50kg de rocha. Espero ter-te ajudado. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Fausto Vicente Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Nuno, tenho estado a seguir este tópico com algum interesse, pois vou arrancar com um, e embora já tenha alguma ideias, é sempre bom ter mais info. Quanto ao teu aqua, podes colocar umas fotos, ou indicar onde elas estão, no caso de já cá andarem? Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Nuno Antunes Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 As fotos já por cá andaram mas desapareceram entretanto. Um destes dias vou colocar novas fotos do layout actual. Só ainda não o fiz porque estou a pensar reconstruir o aquário (sim, implica desmontar o vidro e remontar) porque concluo que o uso de coluna seca conforme está actualmente é contra producente e critica para os mbunas pois já pesquei de lá peixes vezes demais para o meu gosto... e se até agora não tive nenhum azar, não quero ficar à espera de ter um para agir. Mas como essa alteração tem de ser feita recorrendo a um segundo aquário que por enquanto ainda está ocupado tenho andado a adiar as fotos. Mas qualquer dia coloco online Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Pedro Figueiredo Publicado: Julho 28, 2005 Autor Publicado: Julho 28, 2005 Porreiro! Obrigado pela ajuda. Este tipo de conselhos vão se tornar mais do que úteis no futuro. Vou ficar à espera de ver essas fotos! Já agora deixo aqui a proposta. Se alguém responder a este tópico e puder colocar algumas fotos seria bastante proveitoso. Obrigado a todos. Pedro Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
José Cruz Silva Publicado: Agosto 1, 2005 Publicado: Agosto 1, 2005 viva, Aqui vai uma foto do meu Juntei areia da praia ao areão, mas tem um problema, de cada vez que aspiro o fundo, é sempre aspirada alguma também, o que me obriga a repor a que vai desaparecendo. Neste momento, desisti da areia e vou colocando carbonáto de calcio em granulado que tem um efeito bastante porreiro e ajuda a aumentar o PH As pedras comprei num armazem de pedras e pavimentos para jardim. se me lembro custaram 0.30€/quilo É conveniente colocares umas pedras mais pequenas por debaixo, para criar uma base para as outras. Porque senão, quando eles começarem a escavar há a gande possíbilidade de desmoronamentos. Se uma delas bater contra o vidro com força poderá causar estragos O areao nunca deverá ter uma granulemetria muito grossa para permitir aos peixes o agarrerem com a boca para fazer os seus buracos Citar Abraços Zé Néo
Recommended Posts