Recommended Posts

Publicado

Para o refugio do meu aqua vou comprar uma areia estilo umas bolinhas pequeninas de água Salgada o que acham serve para refugios é bom? Agradecia resposta :arrow::arrow:

Publicado:

Olá Silvério.

Quanto à tua questão depende essencialmente do tipo de refúgio que queiras vir a fazer.

Substrato médio/fino - encoraja o aparecimento de copépodes e micro plankton vivo

Substrato particula mais grossa como parece ser esse - amphipods e plankton maiorzinho.

Tens ainda a possibilidade de utilizar uma lama que se vende nas lojas (miracle mud ou algo do género) mas desconheço o efeito que produz.

Podes também utilizar aragonite numa camada bem alta para ajudar na desnitrificação.

Cumps

Duarte

Publicado:

Mas quanto ao por algas de caulerpa no refugio dá na mesma com este?

Quanto a iluminação eu pensei eu duas Daylihtstar 18 W cada 36 W total acham que chega?

Muito Obrigado pelas respostas.

Publicado:

Olá,

Tal como o Duarte diz, aconselho-te a colocares uma DSB com aragamax em vez desse substrato.

Mas quanto ao por algas de caulerpa no refugio dá na mesma com este?

Dá! Mas ficarias melhor servido com uma DSB de uns 12 cm!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Eu cada vez gosto menos da ideia de DSB com macro algas.

Além daquele famoso artigo do Advanced Aquarist ter vindo desmistificar um pouco algumas das noções até então mais ou menos universalmente aceites sobre DSBs o facto é que cada vez que se faz uma poda de Caulepra enraizada num DSB, a perturbação é de tal ordem que não pode seguramente ter efeitos positivos.

Publicado:

Mas quanto a iluminação duas lampadas de 18 w cada Dayligtstar chegam para manter as algas de caulerpa?

Muito Obrigado pelas respostas :)

Publicado:

Sim o refugio vai ter a volta de 60 litros é de 50x40x30=60Litros menos um pouco. Então quer dizer que dá e já agora não era melhor uma Dayligtstar e uma actinia ou as duas Dayligtstar?

Publicado:

Apisto

Tens os links dos artigos sobre as alterações resultantes da poda da Caulerpa num refugio com DSB? Seguramente a queda do pH será o principal , mas gostaria de saber outros.

Cump.

Rui

Publicado:
Apisto

Tens os links dos artigos sobre as alterações resultantes da poda da Caulerpa num refugio com DSB? Seguramente a queda do pH será o principal , mas gostaria de saber outros.

Cump.

Rui

Não Rui :shock:

Apenas constato isso quando podo o refúgio do meu mini. A perturbação súbita no substrato é de tal ordem que seguramente não pode trazer nada de bom.

Esse choque no pH é relativamente óbvio devido à acumulação natural de pelo menos CO2, NO2 e H2S no interior da DSB. Estes compostos têm todos natureza acidificante (e o H2S intoxicante) e são subitamente expostos à coluna de água logo puxam o pH para baixo e depois já se sabe... o fosfato de cálcio vai atrás dissolve e depois aparecem as algas, etc...

Enfim... sempre que há poda o escumador tira mais, os peixes andam dois dias chochos e os corais em vez de estenderem bem os pólipos à espera da "caquinha" encolhem-se valentemente. :)

Em Portugal não conheço ninguém a "trabalhar" com outros vegetais que não Caulerpa e Mangais nos refúgios. A net está cheia de gente que usa outras vias como "turtle grass" (nome científico???) e Chaetomorpha sp.. Não faço ideia se terão raízes profundas como a Caulerpa mas se forem mais simples de podar e tiverem um rendimento (produção de massa vegetal seca por unidade de tempo) do género da Caulerpa, gostava de experimentar. Por falar em rendimento, parece que os mangais são nesse capítulo uma relativa ilusão.

Publicado:

Pois, eu uso Chaetomorpha mas o crescimento dela é lento, quando comparada com as Caulerpa. Eu não gosto da Caulerpa é por outro motivo - as toxinas que podem libertar que irritam os corais. O meu plano é abandonar progressivamente o uso de Caulerpa. Quanto às podas ,penso que a sua frequençia e extensão terão que ser mais ligeiras , ou seja menos e mais vezes para não perubar o equilibrio.

Cump.

Rui

Publicado:

atenção que o aragamax da caribsea tem mais de 20000 ppm de calcio que o mais próximo concorente .que não é a red sea .

fornece tambem stroncio,magnésio e microelementos .