Diogo Taveira Publicado Julho 27, 2005 Publicado Julho 27, 2005 bem, tenho duas dúvidas: a água está castanha. ela começou a amarelar quando juntei o líquido SeraMorena. retirei ontem 50% da água, pois estou a reabilitar o aquário. ela ficou somente amarela. pensam que com uma renovação semanal de 5litro de água (conselho da loja) ela retorna a transparência ou tenho mesmo de por um filtro de carvão activado? o meu filtro é simples: caixa com termóstato/aquecedor- esponja - bomba. eu queria substituir a esponja por outra coisa qualquer, pois a esponja n filtra tudo! que meios filtrantes posso utilizar? (movimento da água no filtro: a água entra em baixo, passa pelo aquecedor, pela esponja e sobe até à bomba) Obrigado Diogo
Ana Azevedo Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 O Sera Morena dá de facto um tom acastanhado à água, trata-se de turfa líquida para dimunuir o ph e dureza da água, nesse caso é perfeitamente normal. Logicamente que se fizeres TPA's e não adicionares o dito produto a água ficará cristalina. Só tu agora podes fazer essa opção, mas se queres águas ácidas e moles (amazónico por exemplo), terás provavelmente que colocar turfa. Fica bem Quase reformada!!
Bernardo Gordo Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 Boas, 5 litros por semana?...ninguem sabe meu caro..temos que saber primeiro a litragem do aqua porque num aqua de 200 l 5 é quase nulo Mas olha Compra chemi pure...custa-te 12 euros, dura-te 6 meses e podes sempre meter só pekenas doses conforme a litragem :D ..Logo aumenta os seis meses para muito mais...também tira os maus odores, deixa-te a agua mesmo cristalina sem qualquer cor..Opá...espéctaculo!!! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Diogo Taveira Publicado: Julho 27, 2005 Autor Publicado: Julho 27, 2005 Boas,5 litros por semana?...ninguem sabe meu caro..temos que saber primeiro a litragem do aqua porque num aqua de 200 l 5 é quase nulo Mas olha Compra chemi pure...custa-te 12 euros, dura-te 6 meses e podes sempre meter só pequenas (palavra corrigida) doses conforme a litragem ..Logo aumenta os seis meses para muito mais...também tira os maus odores, deixa-te a agua mesmo cristalina sem qualquer cor..Opá...espéctaculo!!! :D o meu tem 60litros bem, eu tenho a água alcalina de mais (7,5 Ph) e queria baixá-la... sera morena é bom o caraças... acastanhou a água e não baixou o Ph. agr tou a pôr PhMinus... vamos lá ver se baixa, que eu quero Ramirezes! tenho é medo que o guppy morra... mas acho que não. obrigado pela ajuda. PS- que é essa coisa do chemi pure?
Nuno Prazeres Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Guppys e rams no mesmo aquario é tenter agradar a gregos e troianos. Ou terás as condições para uma espécie ou para a outra. Quanto à água castanha, amarela, verde, etc..., é a cor dela na natureza podendo ser provocada por, ácidos húmicos (castanha), compostos orgânicos dissolvidos (amarela) ou phytoplancton (verde). Dentro de determinados limites a coloração da água não é nociva para os peixes antes pelo contrário. Com uma combinação de turfa com carvão activado talvez consigas uma solução estável em que tenhas pH baixo e água cristalina. Alternativamente podes usar CO2 caseiro (baixa o pH) e plantar mais o aqua. O carvão activado é que será sempre incontornável para manter a descoloração da água. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Taveira Publicado: Julho 28, 2005 Autor Publicado: Julho 28, 2005 Guppys e rams no mesmo aquario é tenter agradar a gregos e troianos. Ou terás as condições para uma espécie ou para a outra. eu vou mandar o guppy e a molly pa um aquário de uma amiga que só tem carpas dentadas. achas que posso ter corydoras, botias palhaço e limpa vidros com o ph baixo (6,5)? Alternativamente podes usar CO2 caseiro (baixa o pH) e plantar mais o aqua. O carvão activado é que será sempre incontornável para manter a descoloração da água. eu tava à procura de um meio filtrante que pudesse pôr no lugar da esponja. achas que o carvao serve? na loja disseram-me que o melhor era pôr lã de vidro. Obrigado!
Nuno Prazeres Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Corys e outros loricarideos pequenos são perfeitamente compatíveis com rams. A botia palhaço também mas eu nunca teria um peixe desses porque são animais que crescem até aos 30cms e nos nossos aquários típicos ficam completamente anões. Quanto à filtragem, eu optaria por lã (perlon), turfa e carvão activado se não gostares de ver a água com cor. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Taveira Publicado: Julho 29, 2005 Autor Publicado: Julho 29, 2005 sabes, é que o meu filtro faz a água andar em linha recta na horizontal dentro dele. acham que devia comprar uma caixa diferente? vou comprar a lã, pelo menos! também retira cor à água. hj reparei que o botia anda a invadir o território do limpa vidros golden... e este ataca-o... acho que vou tirar o molly e o guppy para amaciar a água... tenho um grave problema... água da torneira PH7,5... tou a baixá-lo com o produto mas não quero ter de tar sempre que mudo a água a pôr o produto!
Bernardo Gordo Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 Edínmtor: Vê o que é o chemi pure aqui e diz se não foi a melhor invenção de todas: http://www.drsfostersmith.com/product/prod...7&N=2004+113803 Abraços! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
hotrodder Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 Boas! antes de tudo é minha opinião que não se deve adicionar químicos à água para mudar as suas características. o sera morena deixa a água acastanhada, é especifico para isso, e não serve de nada estares a colocar sera morena e carvão activado. a lã não te vai tirar a cor da água como disseste erradamente, a lã vai remover partículas em suspensão apenas (agora se estas derem cor À água....) para baixares o pH podes fazer como o apisto aconselhou, e colocares mais plantas e fazeres injecção de Co2, podes utilizar troncos (que deixam a água amarela, mas vão perdendo essa característica com o tempo) ou turfa (aí ficas com água amarela de certeza. se calhar em vez de tentares baixar o pH podias tentar arranjar espécies que se coadunam com essas caracteristicas da água. abraço P.s- já mediste o pH dentro do aquario? é que às vezes baixa por causa dos peixes. A Água está cada vez mais Viva!
Diogo Taveira Publicado: Julho 29, 2005 Autor Publicado: Julho 29, 2005 água do aquário(medida agora): Ph 7 (baixado com químico) acham que devia montar um aquário diferente? (um ph tão alto dá para ciclídeos, acho eu. tenho é pouco espaço 60 litros) ajudem-m!!!
hotrodder Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 sim, o teu pH dá para ciclideos. para aquarios desse tamanho tens cunchiniculas (acho que é assim que se escreve), que são ciclideos pequenos que vivem dentro de conchas. ha quanto tempo tens o aqurio montado, qual a decoração que tens nele, se puderes posta uma foto. abraço A Água está cada vez mais Viva!
Diogo Taveira Publicado: Julho 29, 2005 Autor Publicado: Julho 29, 2005 o meu aquário está montado há um ano. flora:_ valisnéria saca-rolhas fauna: 1 molly, 1 guppy, 1 limpa vidros gold, 1 corydora aeneus, 1 botia-palhaço, 2 octocinclus teho 2 pedaços de madiera de turfa
Recommended Posts