ripusheet Publicado: Agosto 1, 2005 Publicado: Agosto 1, 2005 vou jogar tudo fora e montar um aqua so pra peixes cegos, ai me livro desta tortura de ilumincao.... que tal plantas de plastico.... Citar super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!
Just_me Publicado: Agosto 2, 2005 Publicado: Agosto 2, 2005 Só algumas correcções... as actinicas não emitem só azul, teem tipicamente uma grande componente no verde para darem mais luz para a mesma potência, aumentando assim os lumens que a marca pode anunciar. O espectro azul em aquarios de agua doce não tem problemas nenhuns e as plantas conseguem perfeitamente utilizar o azul na fotossintese. Ter um aquario com temperaturas de cor baixa faz com que o aquario nao pareça tão bonito. O espectro azul pode perfeitamente ser utilizado em qualquer aquario...claro que nao é la muito bom quando apenas teens uma lampada. De qualquer maneira os 10.000K não sao actinicas mas sim um branco com forte componente do espectro no azul e até são as mais vulgares nos aquarios de compra. Quanto a 12horas de exposição é perfeitamente aceitavel, claro que estás a colocar mais exigencia ás plantas. O teu melhor regulador devem ser as proprias plantas, as de folha pequena tendem a fechar ao "fim do dia" e portanto se notares que as plantas ja estão a fechar é porque está na hora de fechar a luz. Quanto ao amarelo, é sinal de clorose e portanto falta de nutrientes sendo provavelmente falta de ferro. Fazes adubação com micronutrientes? Quanto aos fabricantes saberem o que fazem, até sabem, poupam nos custos e o aquario serve perfeitamente para "ver os peixes" infelizmente ainda é o grosso da aquariofilia, não apenas em Portugal, basta veres quantas lojas de esquina existem por Portugal fora e quantas especializadas existem. Não esquecer que quando o teu factor limitante deixa de ser a luz...passas a ter outro(s) nutrientes e CO2 quem disse que isto era facil? Na minha opinião o factor limitante deve ser nitrato e fosfato, o que tambem nao é facil de conseguir... mas já é um bom começo! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ripusheet Publicado: Agosto 2, 2005 Publicado: Agosto 2, 2005 nitratos e fosfatos sao moleza de conseguir, por isso quer tem tantos atentados a bomba! Em qualquer escola ou loja de produtos quimicos ou ate mesmo jardinagem da pra conseguir, tambem lojas de produtos de construcao. O segredo e saber a dosagem ideal. Por isso desisti das plantas vivas! Quando tinha sol no aquario a estoria era bem outra... Citar super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!
Just_me Publicado: Agosto 2, 2005 Publicado: Agosto 2, 2005 O que é dificil de conseguir é que os nitratos e fosfatos sejam o factor limitante..e não adquirir os compostos para adicionar ao aquario... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Agosto 2, 2005 Publicado: Agosto 2, 2005 Olá. nitratos e fosfatos sao moleza de conseguir, por isso quer tem tantos atentados a bomba! Hoje em dia, é muito raro haver bombas feitas com nitratos. Só as mais caseiras e tradicionais. Fica muito mais barato e seguro para o terrorista comprar outros produtos, do que andar a fazer bombas com nitratos. Isso era no tempo da 1ª Grande Guerra que o Haber (acho que é assim que se escreve) andava doidinho para arranjar uma maneira de fazer amónia através de azoto e hidrogénio molecular: 3x H2 + N2 -> 2x NH3 Óbvio que isto era feito a enormes pressões e temperaturas. Hoje em dia sai mais seguro, comprares o explosivo já feito do que o fazeres tu artesanalmente. Ou achas que o pessoal é tipo Tyler Durden, e anda a fazer nitroglicerina nitrando a glicerina? Além do mais... bombas com fosfatos nunca ouvi falar :D Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Diesel_Car Publicado: Agosto 2, 2005 Publicado: Agosto 2, 2005 Olás, O que é dificil de conseguir é que os nitratos e fosfatos sejam o factor limitante..e não adquirir os compostos para adicionar ao aquario... Não percebi muito bem o que queres dizer com "factor limitante". Penso que o dificil, e se calhar é isto que estás a dizer :D , é conseguir um equilibrio entre os valores de fosfatos e nitratos relativamente ao que as plantas querem para si...não "exagerando" nas quantidades de modo a não ter um boom de algas. O truque poderá passar por ter valores um pouco acima de zero, mas nunca o zero absoluto. Isto significa que terá de haver produção/introdução de nitratos e fosfatos totalmente (ou quase) consumidos pelas plantas, não sobrando nada para as algas. Em água salgada passa-se algo semelhante quando se querem manter algumas espécies de corais, por exemplo tridacnas (são moluscos e não corais...mas utilizam as mesmas algas para produção de alimento). O truque é conseguir valores próximos de zero, mas nunca um zero absoluto (ausência de produção), de modo a que todos os nitratos produzidos pelo aquário sejam consumidos pelos corais e não por algas...impedindo-se assim uma propagação excessiva destas. O mesmo se passa com o CO2 e, claro, a luz (embora tenha algumas dúvidas se se poderá falar em "excesso de luz" num aquário equilibrado). Cumps, Nuno Reis Citar Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Just_me Publicado: Agosto 3, 2005 Publicado: Agosto 3, 2005 factor limitante= aquilo que limita exemplo 1 fabrica precisa de A e B para fazer C...quando falta o A o A é o factor limitante. Aplicando ao aquario, seria os nitratos e fosfatos a limitar o crescimento quer de plantas quer de algas, mas como os peixes, decomposições, etc estão sempre a produzi-los...as plantas consomem á medida que aparece e nao sobra para algas e as plantas crescem apenas aquilo que podem. Claro que a ausencia total e prolongada acarreta problemas para as plantas...mas os peixes encarregam-se da fertilização constante... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Snan Publicado: Agosto 3, 2005 Autor Publicado: Agosto 3, 2005 Boas pessoal Já instalei a nova iluminação aconselhada pelo Vicente, e só vos digo...aquilo é que é luz. 36 W de luz num aqua de 57L é obra. A obra foi fácil, tive e tenho algum receio ainda face ao isolamento. Usei silicone cola neutro sem tratamento fungico e assim isolei toda a nova instalação electrica. Vou deixar correr algum tempo. Não alterei em nada o visual do áqua. Bem agora só resta ver a evolução.... Saudações luminosas Snan Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts