Recommended Posts

Publicado

SCWD Squid

Tenho uma dúvida de já há algum tempo e como já vi em alguns aquarios montados queria saber mais promenores.

Para que serve? Como instalar em que sitio? Material tipo bombas?

Queria era mais promenores.

Agradecia resposta

Publicado:

Olá Silvério.

É um wavemaker que não consome energia eléctrica. Utiliza p.ex a bomba de retorno para gerar correntes alternadas.

SCWD.jpg

Podes metê-lo dentro do aquário, ou fora com uns prolongamentos em mangueira, ou até na coluna seca (vê o aquário do Diogo).

Vê se quiseres o vídeo no site do fabricante - http://www.3iqventures.com/#

Cumps

Publicado:

Hmmm bom video. Mas tenho uma duvida por exemplo, eu queria fazer o seguinte aproveitar as bombas de retorno para fazer a circulação da água, terei de ter uma bomba mais forte? Devido ao corte de corrente pela scwd? Ou não afecta sequer? Tenho de investigar talvez uma bomba para retorno e para circulação tenha de ser mais de 4000l/h que acham?

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Olá,

Pela minha experiência posso dizer-Vos que o SCWD não retira praticamente qualquer caudal! Uma curva a 90º provoca mais do que o SCWD.

Quanto mais forte for o caudal, mais rapidamente o SCWD fará variar a corrente - conheço um caso em que uma OR6500 está ligada a um SCWD o que acontece é que a mudança de um lado para o outro dura cerca de 2 segundos (talvez menos).

O fabricante recomenda que sejam usadas bombas até 5000 litros/hora, mas existem já no mercado SCWD´s com maior capacidade (penso que cá não existem)

Abraço,

Diogo

Publicado:

Então segundo o que percebi o Scwd trabalha ligado a uma bomba mas como é que nos sabemos o tempo que demora a trocar de um lado para outro é comforme o caudal da bomba? Já agora Diogo Lopes o teu esta ligado a uma bomba de que caudal e de quanto em quanto tempo alterna a corrente? São seguros não costumam avariar não dão problemas?

Agradecia resposta

Muito Obrigado pela ajuda :shock:

Publicado:

Boas!

O SCWD segundo o fabricante tem uma duração de 53000 horas sem necessidade de manutenção. Em relação ao tempo de trocas de corrente está relacionado com o caudal da bomba, quanto maior o caudal, mais rápida a troca é efectuada.

Existe uma diminuição de caudal com a utilização do SCWD, para minimizar isto acho que se deve utilizar no minimo uma bomba de 1500 lt/h.

Publicado:

Então ao fim desses 6 anos sem fazer nada só deixar andar o que é preciso fazer comprar um novo? Subestituir peças? Não é preciso nem limpar que espectaculo não dá mesmo trabalho nenhum.

Muito Obrigado pela ajuda continuem com as respostas isto é mesmo uma coisa interessante :shock::) .

Ps: Por exemplo compro uma bomba de 4000l/h ligo ao Wavemaker e é como se fosse duas bombas de circulação mete-o na sump e meto uma saída para cada lado.

Publicado:
Então ao fim desses 6 anos sem fazer nada só deixar andar o que é preciso fazer comprar um novo? Subestituir peças? Não é preciso nem limpar que espectaculo não dá mesmo trabalho nenhum.

Muito Obrigado pela ajuda continuem com as respostas isto é mesmo uma coisa interessante Very Happy Very Happy .

Esse prazo é muito relativo e depende muito da qualidade da água principalmente dos detritos sólidos, algas, etc., que andem em suspensão no aquário.

Não é possível substituir qualquer peça no scwd, uma vez avariado só há uma coisa a fazer, comprar um novo. Não é possível aceder ao seu interior sem danificar a carcaça exterior (peça única).

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá,

Os meus SCWD´s estão ligados a duas Eheim 1262 e mudam de direcção de 9/10 segundos.

Abraço,

Diogo