Recommended Posts

Publicado

Boas, estou com um problema, gosto bastante de ram e apistos (preferencialmente caucatoides), mas o meu aquario é de apenas 100litros...

No meu aquario já tenho um casal de ramirezis, e gostava de saber a vossa opnião sobre juntar um casal de apistos. Tenho lido bastante mas, já vi das duas opniões, que posso juntar e que não posso...

Alguem já teve rams e apistos num aquario destas dimensões?

Funcionou?

O aquario é medianamente/bem plantado...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

Ja também andei a indagar sobre esse assunto para um aquario das mesmas dimensões, e nao cheguei a uma conclusão em concreto.

Alguem neste forum diz e com muita razao, a aquariofilia não é uma ciência.

Os mais puristas (sem qualquer conotação negativa) dir-te-ão, é muito pouca litragem*. Os menos, como eu, dir-te-ão um casalinho de rams e um trio (1 maxu e duas femeas) de apistos cacatuoides dá para conviverem dentro de 100 litros especialmente se o layout definir claramente dois territórios distintos.

Mas atenção para esse tipo especies, planta bem o aquario e o resto da fauna que seja apenas constituida pela "equipa de limpeza".

É óbvio que isto é apenas uma opiniao e vale o que vale, mas espera pelas opiniões de quem domina mesmo o assunto.

* tem uma certa lógica esta perspectiva, pk provavelmente assistes a um tipo de comportamento diferente se tiveres um aqua de espécie mas penso que se pudesses ter dois aquas um para cada espécie este post nao existiria :shock:

Saudações Felinas

Publicado:

eu axo mais uma questao de territorio se vires que o territorio do apisto em questao nao vai interferir ccom o territorio do ram.

Publicado:

Pois, mas para veer isso tenho que la colocar as duas especies...

Eu tenho o aquario dividido em 2 secções por um tronco com algumas cvernas espelhadas pelo aquario, e em principio penso que dá, o meu problema é se ambas as especies gostam do mesmo lado...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

Se introduzires um casal de A. borellii não vais ter problemas de maior. Com um trio de cacatuoides é arricado. Com um trio de agassizii será catastrófico. Aliás até faz sentido porque são os rams e os borellii são duas espécies que vivem em habitats semelhantes embora a uns milhares de quilómetros uns dos outros.

Savana do baixo Orinoco para o ram, Savana do Pantanal para o borellii.

O problema maior é que o borellii é quase um "apisto de água fria" dado que há registos desse peixe vivinho na Argentina (embora numa situação limite) a 8 (oito) grauzinhos.

Há tendência para puxar pela temperatura nos Rams mas eu ficaria pelos 25/26 graus o que serve para o borellii.