Recommended Posts

Publicado

Há uma coisa que eu não compreendo... Ouço muito dizer que certa planta (não interessa qual) precisa 1W/l.. Se eu tiver uma planta que necessita de 1W/l. num aquário de 72 litros com 72 W, é exactamente a mesma coisa que tê-la num aquário de 100 litros com 72 W... Penso eu de que... O que realmente interessa não é os W por litros de água, mas os W segundo as necessidades das plantas ( penso eu de que =b ). O que é que acham?

:shock: 72 W em 72 l. = 72 W em 100 l.

Planta desenvolvesse da mesma maneira nos dois aquários, certo?...

:roll: E outra coisa é o número de plantas. Será que a luz é gasta pelas outras plantas?

Imaginem que tenho um aquário, que segundo as informações só tem plantas que necessitam 1W/l.

O aquário tem 72 l. e 72 W. e poucas plantas. Depois encho-o de couves, e vêm dizer que se calhar devia ter uma iluminação mais forte. Se todas as plantas receberem luz ( nenhuma delas está por debaixo das outras ) penso não faz sentido dizer para aumentar o número de W...

Foi uma coisa que me veio de repente, por isso não tive tempo de estudar bem o texto =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

Na minha opinião, a quantidade de watts de luz não deve ser medida pelos litros do aquário, mas sim, em função do tipo de luz, da superficie a iluminar, da altura da coluna de àgua, e a distância da luz à àgua.

por exemplo: 15watts a 10cms de uma planta pode ser mais que suficiente, mas 15watts a 40cms já pode ser muito pouco.

Quanto à questão da quantidade de plantas, se todas as plantas receberem a mesma quantidade de luz e não estiverem umas por baixo das outras, teres uma ou várias 'couves' é a mesma coisa.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Publicado:

epah... as plantas não precisam de 1W/l para nada...se tu tiveres um aquario de 1000L com 5W numa lampada pequena e meteres uma planta bem exigente a "levar com esses 5 watts" á superficie...a planta vai-se desenvolver excelentemente.

podes na mesma colocar uma planta exigente num aquario de 5l com 50W e metes musgo de java directamente por cima...se a planta precisar de luz, vai definhar.

A regra de 1W/l é indicadora, e se reparares nenhuma estufa de plantas te diz, esta planta precisa de 1W/l ou 0,75432 W/l ou o que for, dizem que precisa de muita, média ou pouca luz.

Podes perfeitamente ter um aquario com menos de 1W litro, mas colocar as plantas numa zona em que a luz seja mais intensa que no resto do aquario.

Mais um dado, a luz do sol ao meio dia num dia limpo coloca no chao cerca de 1000-1100W/m^2 nas zonas perto do equador (em Portugal temos valores semelhantes) , vais ver que isso é bem mais do que o 1W/l para a maioria dos aquarios...

as plantas não gastam luz, as plantas como qualquer superficie absorvem e reflectem luz... no caso das plantas a parte que absorvem é em parte utilizada por si.

Quanto a essa teoria da planta e das couves... há plantas que tiveram a sua adaptação a lugares onde menos luz penetra, ex: na sombra de outras maiores, a profundidades maiores, em sitios de densa vegetação competitiva, e portanto não teem problemas com pouca luz. Outras no entanto com pouca luz nao vão conseguir preencher os seus requisitos fotossinteticos...e portanto sim, depende de planta para planta. Claro que se deres luz a mais em principio a planta nao se queixa e adapta-se (tudo tem limites, claro) e pode aumentar o seu crescimento.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!