David Santos Publicado Julho 23, 2005 Publicado Julho 23, 2005 Comecemos como convém do princípio: Tenho um aquário relativamente plantado e com alguns troncos decorativos: tem 55, 5 cm de comprimento, 35, 5 cm de altura e 32 cm de profundidade o que dá, creio, cerca de 60 litros brutos. O aquário está instalado num sotão e até ao dia 24/6/05 continha numa relativa harmonia a seguinte fauna e flora respectivamente: 1 Carinotetraodon travancoricus 1 Colisa lalia 1 Colisa cobalto 1 LDA – 025; Hypostomus Sp. Pitbul 2 Nerritina Sp. Caracol Zebra 4 Atyopsis Molluccensis 2 Corydoras Loretoensis 6 peixes + 4 crustáceos + 2 moluscos Com uma calha da Lifetech com duas lâmpadas de 30 watts e com injecção de CO2 através do vulgar kit da nutrafin, a flora contida no aquário é: Ceratopteris thalictroides Shinnersia rivularis Anubias nana Anubias barteri 'coffeefolia' Echinodorus amazonicus Echinodorus ‘Rubin’ Os peixes eram alimentados com 'tetra menu' e para os peixes de fundo com aquelas pastilhas de fundo da Nutrafin. Quanto à alimentação das plantas comecei por semanalmente admnistrar-lhes 'plant gro' da nutrafin, mas com o tempo fui dando conta de que a melhor coisa era alimentá-las diariamente com cerca de 1 ml por dia - prevenindo assim um ataque de algas à superfície. Quanto aos dados químicos do aquário aqui estão: ph - 7,3 NO3 - <5 kh - 70 mg/l gh - 120 mg/l PO4 - <0,5 Quanto à flitragem é feita por um Eheim 2213 com dois sacos de cerâmicas no fundo, com um pouco de turfa granular da Fluval (isto porque é a única forma de eu controlar o ph do aquário, uma vez que a água da rede tem geralmente um ph de 7,7 o que dificulta um pouco as coisas) e com a comum lã fíltrica branca. Agora a questão é a seguinte. Desde há uns tempos para cá (mais ou menos há dois meses) que via com alguma frequência alguns peixes a vir à superfície da água. Aliado a este sintoma observei que : 1. A Ceratopteris thalictroides crescia desmesuramente e na superfície da água cresciam em cima das folhas um conjunto de algas que se eu deixasse ( numa semana) não tardava nada faziam uma autêntica 'placa' de algas verdes. E se por um lado crescia desmesuradamente, por outro lado nas partes da planta que não ficavam tão expostas à luz, as folhas adquiriam uma coloração amarelada e acabavam por morrer. 2. À superfície da água teimava em aparecer uma película gordurosa que parecia óleo. Penso que a água do aquário não tem suficiente movimento à superfície e por isso instalei-lhe em primeiro lugar a 'cabeça' de um filtro interno que tinha cá por casa para ver se movimentava a água. Como não pareceu ser suficiente (já que o filtro é antigo, e deita muito pouca água) juntei ao aquário uma bomba de ar e um difusor que tinha também cá por casa. A oscilação de ph é irrelevante durante o dia e a noite e assim eliminei a película de gordura. A ideia é que desde há duas semanas para cá os meus peixes têm morrido indescriminadamente. Neste momento o que resta da fauna é o seguinte: 1 LDA – 025; Hypostomus Sp. Pitbul 2 Nerritina Sp. Caracol Zebra 4 Atyopsis Molluccensis 1 Corydoras Loretoensis As colisas foram as primeiras a morrer: num espaço de uma semana, abria-se-lhes uma ferida no corpo com uma cor esbranquiçada e com o aspecto de ser um fungo, para depois rapidamente morrerem. Quanto à fauna neste momento tenho de igual modo a Ceratopteris thalictroides com um crescimento descontrolado (em poucos dias, se não for podada, cobre-me simplesmente a superfície do aquário), as anúbias anãs com algumas algas (mas nada de grave), a anúbia barteri 'coffeefolia' ligeiramente amarelada e toda a água do aquário apresenta a coloração normal de uma água escurecida por turfa. Relevante parece-me também o facto de que a jutar-se a esta coloração parece-me haver partículas orgânicas em suspensão na água e mais incrível ainda os dejectos dos camarões acumulam-se na parte dianteira do aquário obrigando-me a uma aspiração se não diária, pelo menos no máximo de 3 em 3 dias. No princípio deste post comecei por dizer que tenho o aquário num sotão. Ora o que isso quer dizer é que tenho uma temperatura da água do aquário que durante o dia ronda os 30º e mesmo à noite desce abaixo dos 28º. Se quiserem photos e/ou outros esclarecimentosa adicionais, estejam à vontade de dizer. Dado este cenário, se há alguma coisa a fazer, o que me aconselham a fazer? Que opinião têm sobre o sucedido? Cumps. da. Citar
Nuno Antunes Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 É um caso meio estranho. Os sintomas que descreves parecem apontar para a má qualidade da água aliada com falta de oxigénio. Dizes que os peixes vêm à superficie respirar... isso significa que há pouco oxigéneo na água o que é consistente com o que dizes a seguir. Senão repara: Tens temperaturas de 30º na água o que leva a menos oxigéneo dissolvido. A par disso tens o kit da nutrafin que com o aumento de temperatura aumenta a produção de co2 (verifica-se então o crescimento desmesurado das plantas) E por fim tens variações de temperatura elevadas. Com tudo isto diria que a tua melhor opção é encontrares um lugar ventilado e fresco onde possas colocar o aquário para evitares todas essas variações. E claro, garantir uma boa circulação de água. Já agora, a pelicula gordurosa na superficie deve-se aos oleos contidos na comida em flocos. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José Cruz Silva Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 viva, E teste de NO2? e NH3 NH4? Qual a frequencia das tpa's? Não a aumentaste o volume de tpa quando surgiram as primeiras mortes? Citar Abraços Zé Néo
David Santos Publicado: Julho 27, 2005 Autor Publicado: Julho 27, 2005 Boas, Neste momento sim. Aumentei a frequência das tpa's mas nunca em demasia, tentando acima de tudo não causar mudanças drásticas dos parâmetros vitais da água. O aqua parece-me de novo estabilizado. Em casos normais fazia uma tpa por semana, ao sábado, de cerca de 15 litros de água. As reposições da água evaporada são feitas de 2 em 2 dias. Agora, esta semana, ando a mudar 5 litros diariamente. NH3/NH4 - 0 NO2 - não tenho. Seja como for gostaria de saber o que pensam de um modo geral acerca dos equipamentos do aquário: filtro, iluminação... Obrigado da. Citar
paulosantos Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 caro david! na minha opiniao e o teu filtro que ja nao se encontra nas melhores condiçoes,ou por falta de manutençao regular ou por apresentar algum desgaste se nao for o caso talvez excesso de co2 espero ter ajudado um abraço Citar abraço, paulo santos
David Santos Publicado: Julho 27, 2005 Autor Publicado: Julho 27, 2005 Boa tarde Paulo, Não me parece poder ser uma coisa dessas. É que o filtro foi comprado em Dezembro de 2004 - nem um ano tem!... cumps da. Citar
Recommended Posts