Mário Ribeiro Publicado Julho 23, 2005 Publicado Julho 23, 2005 A minha "comunidade" de Platys tem sido atacada por uma "epidemia" de mortes. Os peixes um dia parecem estar bem e no outro começam a ficar apáticos e com a barbatana traseira "atrofiada".Deixam de se alimentar e ficam no fundo parados... 1/2 dias depois a barbatana parece que "desaparece" tornando muito fina e delgada e o peixe acaba por morrer. Já tive 5/6 peixes afectados. Preciso de Ajuda... Obrigado.
nunomiguel Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Olá, Convinha forneceres algumas informações sobre o teu aquário... o pH da água do teu aquário é o correcto para a espécie de peixes que tens? Podem ser bactérias. Sera Bactopur Direct trata disso. Os tratamentos têm sempre de ser feitos em aquários à parte. Se não tiveres tens de fazer no aquário comunitário. Tens testes para medir amônia e nitritos? Se não tiveres, e a jogar pelo seguro, convinha fazeres trocas de água parciais durante o tratamento e colocar mais medicamento. Observa sempre os peixes. Se começarem a respirar à superfície convem mudar parte da água. Tens é de descobrir a origem desse teu problema. O aparecimento de doenças bacterianas está associado a aquário com má qualidade de água e excesso de peixes. Algumas dicas: - alimenta os peixes várias vezes ao dia e em pouca quantidade - verifica se o filtro é o indicado para esse aquário e se está sempre bem limpo. - deves ter peixes a mais no aquário, vê isso também... - as trocas de água parciais nunca podem faltar! Deve ser tudo. Edit: correcção de erros. Cumprimentos, Nuno
Mário Ribeiro Publicado: Julho 23, 2005 Autor Publicado: Julho 23, 2005 Neste momento não tenho possibilidade de efectuar análise à agua. O aquário é pequeno (60x30x30) e tem 4/5 platy 1 casal guppy, e 4 neons. Tenho feito nas ultimas 2 semanas TPA´s semanais a 30/40%. A filtragem penso que é adequada (Filtro Interno Tetra de 800L/h que não está sequer a funcionar a full power). É uma situação chata pois alguns dos peixes mortos foram nascidos já comigo e custa bastante. Cumps
kipo Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Diz-me uma coisa, à volta da barbatana não aparece assim um genero de algodão? há quanto tempo tens o teu aqua? é recente?
Mário Ribeiro Publicado: Julho 23, 2005 Autor Publicado: Julho 23, 2005 Não aparece nada. Nem fungos, feridas ou parasitas visíveis. A barbatana parece que "murcha" fica atrofiada. Tenho pena de não ter foto para vos mostrar.
kipo Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 http://faq.thekrib.com/pt/index.html tenta ver no link em cima, na parte das doenças, para ver se descobres alguma coisa.
nunomiguel Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Que comida estás a fornecer? Convém não fornecer comida que tenha muito tempo (depois de aberta) e variar ao máximo a alimentação dos peixes. Os peixes apresentam a barriga "seca"? Notas se emagrecem muito? Cumprimentos, Nuno
Mário Ribeiro Publicado: Julho 23, 2005 Autor Publicado: Julho 23, 2005 A comida não tem problema nenhum. Está no prazo é nova e alem disso os peixes já morreram a serem alimentados de outra embalagem. Eles não emagrecem. O que é afecta a barbatana posterior. O peixe deixa de nadar e acaba por morrer.
nunomiguel Publicado: Julho 24, 2005 Publicado: Julho 24, 2005 Olá novamente, Tenho feito nas ultimas 2 semanas TPA´s semanais a 30/40%. E antes fazias? Em que quantidade? Apenas pelo sintoma "da barbatana fechada" é complicado chegar a uma conclusão concreta. Podemos apenas especular já que isso é um sintoma comum a "n" doenças.... O problema pode estar: Na água: Tens presença de amônia ou nitritos (que são tóxicos para os peixes) na água do aquário. O pH pode não ser o ideal para a espécie de peixes que tens. Se fosse problema com amônia/nitritos, com mudanças de água consegues resolver o assunto. Tenta fazer, em vez de 40% semanais, fazer 20% (ou mais) de 3 em 3 dias. Fica ainda a faltar o pH. Sem fazer o teste não sabemos se o problema vem daí. Doença(s): Ataques por parte de bactérias (acontece na maior parte dos casos) ou parasitas. Se fossem parasitas os peixes iriam roçar-se contra a decoração. Se forem ataques bacterianos internos o peixe vai apresentar alguns sintomas de doenca mas sem apresentam sinais externos evidentes (tipo feridas abertas, barbatanas desfeitas, etc). Infecções bacterianas internas aparecem em peixes enfraquecidos. Atacam fígado, bexiga natatória entre outros orgãos internos. A causa normalmente está na má alimentação, ausência de vitaminas e/ou má qualidade da água. Muitas vezes o peixe é infectado mas só começa a demonstrar sintomas muito mais tarde (entre 20 a 30 dias após a infecção). Ou seja, os peixes podem estar infectados à bastante tempo sem tu o saberes. Solução: Simples, fornece aos peixes alimentação variada (flocos, larva, granulados), junta semanalmente vitaminas à comida, fazer trocas de água regulares e limpar o filtro/areão (manter sempre o aquário o mais limpo possível). Fazer sempre quarentena aos peixes novos e muito importante: nunca meter peixes nesse aquário enquanto as mortes continuarem. Existem doenças muito complicadas de diagonosticar e tratar e que são muito contagiosas. A melhor maneira de as combater é prevenir. Abraços, Nuno Cumprimentos, Nuno
Mário Ribeiro Publicado: Julho 26, 2005 Autor Publicado: Julho 26, 2005 Obrigado. Vou seguir as vossas recomendações. Espero que as "mortes" parem rapidamente. Cumprimentos
Recommended Posts