Space Cowboy Publicado: Agosto 5, 2005 Share Publicado: Agosto 5, 2005 hmm ainda não sei qual é a temperatura de funcionamento das luzes. o aquario so vai "arrancar" em setembro por isso até la tenho tempo de aperfeiçoar a calha. existe alguma ventoinha do tamanho da dos pcs mas que funcione com 220V? obrigado Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ripusheet Publicado: Agosto 5, 2005 Share Publicado: Agosto 5, 2005 tente numa loja que venda partes de eletronica super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Agosto 5, 2005 Autor Share Publicado: Agosto 5, 2005 Um update, com a calha já a dar luz e com alguns acabamentos feitos, faltando ainda a parte III que são os extras. Material: - Fio único para balastros - Balastros - Lâmpadas - Sockets das lâmpadas - Arrancadores - Sockets dos arrancadores - Interruptores - Orla em preto para os acabamentos da madeira - Acrílico - Calhas em PVC Não tenho fotos do passo-a-passo das ligações mas tenho fotos do estado final. Basicamente liguei cada lâmpada a 1 balastro de 18W ( na altura não havia balastros de 36W para 2 X 18W). Fiz ligações em paralelo ligadas a interruptores de modo a poder escolher se queria 3 lâmpadas acesas, 2 ou apenas 1. Não liguem aos pedaços de cola espalhados pela base. Tive como prioridade arrumar apenas o melhor possível os fios e não tive paciência para raspar os restos de cola. Ligações: Geral sem lâmpadas: Geral com lâmpadas: Podem reparar nas fotos acima que já montei as calhas em PVC branco para servirem de suportes ao acrílico. Abaixo estão as fotos já com o acrílico. Tive um acidente de percurso com ele e rachou em 3 sítios como podem ver. :D No entanto não atrapalha em nada a funcionalidade da calha. Também não tenho fotos da colocação da Orla mas, para quem não sabe, a Orla serve para disfarçar os cortes neste tipo de madeira, em que se cola com um ferro de engomar, ficando um acabamento parecido com a própria madeira. Uma coisa que também já tinha feito foi a caixa para os balastros. Vai ficar no chão e assim o aquecimento brutal dos balastros não vão prejudicar ainda mais as lâmpadas ( já para não falar do peso que a calha teria se os tivesse lá dentro...). Ainda falta colocar uma rede de alumínio na caixa dos balastros, para não ficar tão descoberta. Aqui está uma foto geral do sistema: E agora aquilo porque se esperava, só para provar que não estou na tanga com vocês e que isto até funciona 2 Lâmpadas acesas ( 6500K + 4200K); Shutter: 1/15 Abertura: F3.5 ISO: 50; 2 Lâmpadas acesas ( 6500K + 4200K); Shutter: 1/125 Abertura: F6.3 ISO: 50; 3 Lâmpadas acesas ( 6500K + 5500K + 4200K); Shutter: 1/30 Abertura: F6.3 ISO: 50; 3 Lâmpadas acesas ( 6500K + 5500K + 4200K); Shutter: 1/125 Abertura: F6.3 ISO: 50; Por agora é tudo. A parte III vai, como já disse, ter os extras mas por enquanto a calha já bomba e inclusivé já está a ser utilizada no novo aquário... mas isso é outra história. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Agosto 6, 2005 Share Publicado: Agosto 6, 2005 conseguiste estalar o acrilico :D com o tempo nao vai ficar amarelado?parabens pelo trabalho esta todo "pipi" Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jopapeca Publicado: Agosto 6, 2005 Share Publicado: Agosto 6, 2005 Boas Parabens por este topico e pela obra que está muito boa. Já foi referido neste topico o uso do acrilico na calha de iluminação, e de facto não é das melhores soluções: é mais caro que o vidro embora seja mais leve e vai ficar amarelado e quebradiço com o tempo. Isto varia consoante a intensidade luminosa agravada pela temperatura, pelo tempo de exposição e pela proximidade das lampadas. O vidro pode ser um opção tendo o inconveniente do peso. O material mais adequado é mesmo o Policarbonato de Zinco. Aparentemente tem o mesmo aspecto do acrilico mas é «virtualmente» inquebravel, não fica amarelo e mantêm as caracteristicas após longo periodos de exposição, como não há bela sem senão, é um bom bocado mais caro do que o acrilico (cerca de 30% mais). Eu construi uma calha em aluminio e utilizei o polycarbonato, fiquei bastante contente com o resultado final. O polycarbonato é bastante mais facil de trabalhar, não se corre o risco de estalar ao cortar ou furar. Um abraço Paulo Campos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Agosto 7, 2005 Share Publicado: Agosto 7, 2005 Só uma dica, reveste a tua calha por dentro com fita de aluminio adesiva, podes encontrar isso numa loja qualquer de construção junto aos tubos de aluminio para exaustores e afins. Ultra simples de usar e verdadeiramente reflector... e que assim da maneira que tens isso tás a perder bues por causa do fundo preto... AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Agosto 7, 2005 Autor Share Publicado: Agosto 7, 2005 Olá. O acrílico não digo que não fica amarelado com o tempo, mas neste caso era a solução mais viável por 3 razões: é leve, flexível e é mais barato que o Policarbonato de Zinco. Esta placa de acrílico custou-me apenas 4 Euros. Além disso tenho uma calha da lifetech à 1 ano e o acrílico continua impecável. Quando precisar de o trocar lá terá de ser, mas concerteza não será antes que daqui a 1 ano. Em relação à fita de alumínio adesiva, já a tinha cá em casa e não a usei justamente porque não achei necessário no meu caso, pelo menos por agora. Se as plantas não se manifestarem como pretendo, a fita será então uma ajuda preciosa. Obrigado pela dica na mesma. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao Pedro Faria Publicado: Agosto 8, 2005 Share Publicado: Agosto 8, 2005 o acrílico é só serve para efeitos decorativos? "Time is money spend it" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andré moniz Publicado: Agosto 8, 2005 Share Publicado: Agosto 8, 2005 parabens pelo teu esforço de ajudar as pessoas deste forum... com pessoas como você vou sempre aprendendo neste forum.. força.......... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Agosto 8, 2005 Autor Share Publicado: Agosto 8, 2005 Viva. João Pedro Faria, o acrílico está a servir de barreira entre a humidade proveiente do aquário e o sistema eléctrico, impedindo assim que surjam problemas. André obrigado pelo reconhecimento. Só espero que vos seja tão útil como foi para mim. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SaFaRi Publicado: Janeiro 27, 2006 Share Publicado: Janeiro 27, 2006 Parabéns pelo excelente tópico Estou a pensar em fazer algo parecido.. embora necessite da ajuda de alguém mais experiente na área da electricidade, pois sou um perigo Já agora podias colocar umas fotos da calha já colocada no aquário? Como é que a colocas? o meu não tem vidro em cima... Cumprimentos, Carlos Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
berlioz Publicado: Janeiro 27, 2006 Share Publicado: Janeiro 27, 2006 Boas Optimo trabalho e bem explicado. Se calhar apenas mudava uma coisa, nos encaixes das lampadas poderias (isto sou eu a dar a opinião) ter comprado daqueles k vêm nos aquarios k são à "prova de humidade". Sempre era mais uma segurança, apesar de ters o acrilico para proteger. Tenho só umas duvidas: A "tampa" de iluminação k fizestre ocupa o topo do aquario todo?? Nesse caso como vais fazer para os filtros e termostato, e alimentar os peixes?? Deste alguma proteção à madeira, envernizando ?? Só falta mesmo colocares umas fotos do trabalho final, montado no aquario. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Janeiro 27, 2006 Autor Share Publicado: Janeiro 27, 2006 Viva. O trabalho final, bem como a sua aplicação no aquário, podem ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28439 Respondendo às questões: - a calha não ocupa o topo do aquário todo. Há epaço à frente e atrás para dar de comer aos peixes, para mexer no aquário e para albergar o filtro e o restante equipamento. - não dei nenhuma protecção à madeira. Não achei necessário, pois é do mesmo material com o qual se fazem os móveis que se vendem para aquariofilia, com aquela " capa" preta por fora. Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Janeiro 30, 2006 Share Publicado: Janeiro 30, 2006 quais são as medidas das tabuas?? sff. Cumprimentos Tiago Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Janeiro 30, 2006 Share Publicado: Janeiro 30, 2006 Como é ke trabalham as ventoinhas ligadas á lus? directamento ou usas um transformador???? Cumprimentos Tiago Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Janeiro 30, 2006 Autor Share Publicado: Janeiro 30, 2006 Olá. As medidas da calha eram qualquer coisa como: C60.L25.A10 mas não te sei precisar as medidas de cada tábua. De qualquer maneira é só fazeres as contas com base nas medidas da calha As ventoínhas trabalham independentemente da luz. Estão ligadas a um transformador de 12v. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ang3lo Publicado: Outubro 16, 2006 Share Publicado: Outubro 16, 2006 Boas as lampadas comprast onde? e que modelos sao ao certo...estao a portar-se bem? ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PhantomNorth Publicado: Novembro 4, 2006 Share Publicado: Novembro 4, 2006 Boas. Está sem duvida muito bom e irá certamente servir de referência para aquela que quero fazer.. Como não percebo muito.. qual a marca dessas lampadas? São Fluorescentes? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao.macarrony Publicado: Novembro 13, 2006 Share Publicado: Novembro 13, 2006 oi desculpa ter-me intrometido alias quero-te dizer os parabens esse projecto ta um maximo. Como vives aqui em cascais e tens experiencia em aquariofilia podes-me dizer aonde arranjaste esse ramirezi lindissimo e que eu estava a pensar em comprar 1! Sabes em que loja e que arranjaste esse? OBRIGADO e desculpa la!!!! ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts